segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Coluna Osni R. Mello 30 Setembro

"Tenho muito orgulho de ter sido um presidente que, sem ter diploma universitário, foi o que mais criou universidades no Brasil, o que mais fez escolas técnicas, o que colocou mais pobres na universidade... Lula




Eleições 2014: Contagem regressiva


Faltam cinco dias para encerrar o prazo para que políticos e partidos que vão disputar as eleições de 2014 regularizem suas filiações e registros. Até o dia 5 de outubro, um ano antes da eleição, todos os partidos devem ter obtido registro de seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 


sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Coluna Osni R. Mello 27 Setembro



"Não acredito nessa geração espontânea nas páginas da Economist, por mais que isso combine com o seu conservadorismo, alvo é 2014” Maria Conceição Tavares




Reitor da Uniarp no debate sobre a Defensoria Pública


O Reitor da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, participou na quarta-feira (25), na Unochapecó, da Assembleia Geral da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE). 


Artigo



Feudalismo Partidário


Por Osni Ribeiro Mello


A idade média, que segundo o professor Google iniciou no ano 476 e acabou no 1.500, com o início da idade moderna, foi marcada por uma característica importante de organização da sociedade: os Senhores Feudais. Nobres ligados aos monarcas que tinham poder de vida e morte sobre todos os que viviam sob seu teto ou suas terras. 


quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Coluna Osni R. Mello 25 setembro



“O PSB em alguns estados está na órbita do PSDB. No Paraná é assim, em São Paulo, e também no Pará e na Paraíba. o PSB é satélite do PSDB em vários estados” Cid Gomes




Exportações de Caçador sobem em agosto


Depois de dois meses de queda, junho e julho, as exportações de Caçador voltaram a crescer em agosto, conforme previsão da coluna publicada há alguns dias. O último mês do levantamento realizado pela Secretaria de Comércio Exterior, agosto, as exportações de Caçador apresentaram um crescimento de 18,41% em relação ao mês anterior e um crescimento de 8,16% em relação ao mês de agosto de 2012.  


Artigo

Revide soberano 

Mino Carta


A prepotência é própria dos impérios, desfaçatez e hipocrisia também. Se me ocorrem os Estados Unidos, me vêm à mente os pais fundadores e sua Constituição pioneira, Lincoln, Roosevelt, Martin Luther King. E logo sobrevêm invasões e guerras, destruição e morte em nome dos interesses imperiais. A Doutrina Monroe e a inquisição macarthista. Hiroshima e Nagasaki. O ataque à Baía dos Porcos, Granada, Panamá, os golpes latino-americanos, em primeiro lugar o nosso, de 1964. A CIA, a DEA. Abu Ghraib e Guantánamo. O diabo a quatro, sem contar os barões ladrões e os inventores do neoliberalismo. Etc. etc.

É um nunca acabar de desmandos e violência, de opressão e crimes contra a humanidade, perpetrados à sombra da pretensa bandeira da liberdade e da democracia, como se os EUA fossem avalistas da boa conduta do mundo. Não há novidade neste comportamento, os impérios anteriores ao americano agiram da mesma maneira, e alguns duraram séculos e séculos. Não parece ser este o destino de Tio Sam, de sorte que não falta quem lhe puxe a barbicha.

O Brasil figurou, com o destaque devido à sua potencialidade e ao seu tamanho, no quintal dos Estados Unidos, ou seja, a América Latina em bloco. Assim foi desde que os ingleses deixaram de dar as cartas a cavaleiro dos séculos XIX e XX. Dispenso maiores comentários sobre a participação americana no golpe que derrubou Jango Goulart democraticamente eleito e o papel que no episódio desempenharam a CIA e o embaixador Lincoln Gordon.

Os governos pós-ditadura foram súcubos das imposições do “grande irmão do Norte”, política e economicamente, e neste campo o FMI deitou e rolou. Houve o estertor da moratória de 1987, mal administrada ao sabor das veleidades sarneysistas, e, ao cabo, a subserviência do governo de Fernando Henrique, que tanto apreciava cair nos braços de Bill Clinton e chegou a sonhar com a privatização da Petrobras. Até agora FHC, com imbatível candura, diz desconhecer qualquer gênero de espionagem americana no Brasil.

Tudo muda com o governo Lula, por meio de uma política exterior independente, conduzida pelo chanceler Celso Amorim, capaz de se evadir da rede ardilosa do chamado “Consenso de Washington” e de tomar rumos próprios. A linha é clara, altiva na medida certa e sempre elegante. Uma aula de diplomacia sutil e eficaz. Em quadrantes diversos, Lula não se alinha às conveniências americanas, quando não simplesmente as transpõe, para os habituais desconforto e repulsa da mídia nativa.

Com a chegada de Dilma Rousseff à Presidência, a política exterior passa por uma fase menos nítida, diria mesmo morna. Alcançamos os dias de hoje. Prepara-se uma viagem da presidenta a Washington, em visita oficial e solene. E então, revelada a espionagem americana nas entranhas governistas ao ponto de monitorar os movimentos da própria Dilma, o encontro com Obama é sumariamente cancelado.

Tão ofensiva à soberania brasileira foi a operação, que a mídia nativa se viu forçada a considerar devida a reação do governo. Mesmo assim, cuidou de minimizar a atitude presidencial, enquanto destacava a observação de Aécio Neves, de que aquela não passa de marketing político. Aécio faz sua lição de casa. É óbvio, no entanto, que ações de forte repercussão popular aproveitam politicamente a quem as realiza.

Resta a verdade factual, como de hábito omitida, ou desprezada, pelos editorialistas midiáticos. Quanto ao leitor atento, não se deixe enganar pela ideia de que a decisão de Dilma teve, de alguma forma, o beneplácito de Washington, a ponto de provocar a publicação de comunicados conjuntos. De fato, ambos coincidem no anúncio do cancelamento da visita, diferem, porém, na essência.

Até o mundo mineral percebe que para Tio Sam a questão precipita um revés político diante do país mais importante do quintal de um antanho superado. E tem mais, muito mais, o malogro de transação comercial pouco inferior a 10 bilhões de dólares, pela qual o Brasil adquiriria os caças da Boeing que o balconista Obama esperava vender à visitante brasileira em lugar dos Dassault negociados há tempo.

Uma personalidade brasileira voltada aos interesses do País recentemente me dizia: “Não quero entrar no mérito da qualidade dos dois caças, mas é bom que os Estados Unidos não mandem por aqui”.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Coluna Osni R. Mello 24 Setembro



"Jamais pode uma soberania firmar-se em detrimento de outra soberania. Jamais pode o direito à segurança de cidadãos de um país ser garantido mediante a violação de direitos humanos e fundamentais dos cidadãos de outro país" Dilma Rousseff





Três empresa de Caçador entre as 100 maiores de SC


As empresas Adami Madeiras, Curtume Viposa e Primo Tedesco estão entre as 100 maiores de Santa Catarina e entre as 500 maiores do Sul do Brasil. A Adami ocupa a 26ª posição em SC e a 135ª posição no Sul. O Curtume Viposa vem em seguida na 51ª posição em SC e a 

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Coluna Osni R. Mello 23 Setembro



“Demos o primeiro passo. Ninguém nasce grande. Vamos continuar trabalhando para termos em Caçador e no meio-oeste um campus da Udesc”, Valdir Cobalchini




Cobalchini reúne direção da UDESC em Caçador


O secretário de Infraestrutura e deputado estadual pela região Meio-oeste, Valdir Cobalchini, avaliou como muito positiva a reunião com dirigentes da Udesc  realizada em Caçador, nesta segunda-feira. “Demos o primeiro passo. Ninguém nasce grande. Vamos continuar trabalhando para termos em Caçador e no meio-oeste um campus da Udesc”, afirmou.


sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Coluna Osni R. Mello 20 Setembro



“Se empresa não é povo, não pode financiar ou participar do processo eleitoral. Se empresas visam lucros, não podemos transformar financiamento eleitoral em investimento econômico” Cezar Britto ex-presidente da OAB



Semana do empreendedor 

Na terça-feira (17), no Centro da Terceira Idade, foi realizada a abertura da Semana do Empreendedor. A abertura contou com a presença de empresários, comerciantes e autoridades, entre elas o Prefeito Raul Ribas, o vice Paulo Camargo e os vereadores Gercy Castilho e Danuza Rodrigues. O prefeito Raul Ribas destacou a importância do evento apresentado pela coordenadora regional do SEBRAE, Sueli Bernardi, e pelo palestrante Clóvis Aléssio, que falou sobre vendas e o mercado consumidor. O evento também teve palestra sobre o Programa Juro Zero, consultoria na área de Marketing e vendas, finanças e custos, com visitas à empresas e atendimentos a futuros empreendedores. O evento finalizou no dia 19 com workshop sobre custos na bovinocultura de leite, no centro comunitário do Assentamento 13 de Outubro.



quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Coluna Osni R. Mello 19 Setembro



"Os tempos primitivos são líricos, os tempos antigos são épicos, os tempos modernos são dramáticos" Victor Hugo




Anomymouscdrsc Kdenuncia


Ao contrário do que parece, tamanha a quantidade de mentiras e distorções disseminadas, existe vida inteligente e consciente nas redes sociais. O perfil do Facebook Anomymouscdrsc Kdenuncia é um desses


quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Coluna Osni R. Mello 18 Setembro


"Os maus livros provocam maus costumes e os maus costumes provocam bons livros" René Descartes




Cemitérios de Caçador em debate


O presidente da Fundema, Luiz Gustavo Pavelski, usou a Palavra Livre na sessão dessa terça-feira (17) da Câmara de Vereadores para falar sobre a situação dos Cemitérios Municipal e Dos Corrêa, que são de responsabilidade da fundação. A visita foi solicitada foi do vereador Neri Vezaro (PMDB).


terça-feira, 17 de setembro de 2013

Coluna Osni R. Mello 17 Setembro



“Aqui jaz um grande poeta. Nada deixou escrito. Este silêncio, acredito, são suas obras completas” Paulo Leminski




Antigranizo: prejuízo é coletivo


Prefeitos, vices, secretários municipais de Agricultura e de Defesa Civil dos municípios que compõe a Regional de Caçador, participaram na segunda-feira (16), no Auditório da SDR, de audiência pública da Comissão de Proteção Civil, requerida pelo deputado Reno Caramori (PP). 


segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Coluna Osni R. Mello 16 Setembro




"Quem não é um liberal aos dezesseis anos é um insensível; quem não é um conservador aos sessenta é burro" Benjamin Disraeli




Mutirão de documentação em Matos Costa e Timbó Grande


O sábado (14) iniciou com um sol e céu azul em Matos Costa e prometia um dia de muito trabalho na Escola Ana Maria de Paula. As filas estavam repletas de pessoas ansiosas para fazer seus documentos e adquirir cidadania plena. O prefeito Raul Ribas foi conferir de perto o trabalho dos funcionários da prefeitura e da equipe do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural. Agricultores familiares, assentados e demais moradores de Matos Costa 


sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Coluna Osni R. Mello 13 Setembro


"Em tempo de embustes universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário” George Orwell



Eleições no PT


O Partido dos Trabalhadores (PT) realiza o seu Processo de Eleições Diretas (PED) somente em novembro, mas nos bastidores as articulações estão fervendo. O prazo para o registro de chapas e candidatos encerrou na quarta-feira (10) e duas alas apresentaram candidatos. Concorrem ao pleito Jeferson Marcelo Andrade Ribeiro, o Marcelo do Cetesc, e Antonio Gilberto Gonçalves o Pica-Pau. As eleições serão realizadas em todo o país no dia 10 de novembro de 2013, das 9 às 17 horas, de acordo com o horário de cada região do país. A eleição do PT deste ano será inédita. Pela primeira vez no poder, a disputa deve ser marcada pelos que estão dentro e pelos que estão fora. 




quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Coluna Osni R. Mello 12 Setembro


“Para conhecer os homens torna-se indispensável vê-los agir” Jean J. Rousseau




Cobalchini trará direção da Udesc a Caçador dia 23


“Não vou descansar enquanto não tivermos uma posição positiva e definitva sobre a Udesc no meio-oeste”. Assim o secretário de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, comentou a sua audiência com a direção da universidade, na manhã desta quinta-feira (12)., em Florianópolis. Na reunião, ficou definido que a direção da Udesc, acompanhada de Cobalchini, se reunirá em Caçador, no próximo dia 23 de setembro, com a Prefeitura, Secretaria Regional e 


quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Coluna Osni R. Mello 11 Setembro



"Os homens quando não são forçados a lutar por necessidade, lutam por ambição" Maquiavel




9/11: Para os EUA somos todos terroristas


Há doze anos, no dia 11 de setembro de 2001, o mundo parou para assistir a um dos episódios mais chocantes após a desova de duas bombas atômicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.

O ataque terrorista as Torres Gêmeas do World Trade Center em Nova York, ação que matou aproximadamente 3 mil pessoas e pelo qual estamos pagando um alto preço até hoje. 


terça-feira, 10 de setembro de 2013

Coluna Osni R. Mello 10 Setembro



"Sou da geração-sanduiche, aquela que segurou os valores dos pais e os valores dos surfistas de hoje" Raul Santos Seixas




SC 280 será federalizada


O secretário de Infraestrutura Valdir Cobalchini, informou que o Ministério dos Transportes deve publicar hoje (10), no Diário da União, a portaria que federaliza a SC 280, rodovia entre Canoinhas a Porto União. A estrada é federal, mas foi construída pelo Estado na gestão Esperidião Amin. O processo tramita há três anos no governo federal. Uma comissão trata da transferência do patrimônio da rodovia do Estado para a União. Da coluna de Moacir Pereira.





segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Coluna Osni R. Mello 9 Setembro



"O Socialismo não produziu socialistas. O Socialismo é um estado de espírito" José Saramago





Jacu


Flagrante de um Jacu no interior de Caçador. Os jacus são aves de grande porte, que podem atingir 85 cm de comprimento e sete espécies ocorrem no Brasil. A cauda é longa e arredondada, bem como as asas. O pescoço é relativamente longo e termina numa cabeça pequena. A pele em torno dos olhos está exposta e tem uma cor azulada, na maioria das espécies. Os jacus têm um papo vermelho e saliente na zona da garganta. A plumagem é uniforme e escura, em geral preta (ou uma cor 'chumbo') e com um aspecto escamado. Este efeito é produzido pelas penas do dorso e peito, que são debruadas a branco. A generalidade dos jacus têm patas avermelhadas.



sábado, 7 de setembro de 2013

Coluna Osni R. Mello 7 Setembro


“Nada pode ser forçado, dia após dia, tijolo por tijolo, talvez seja mais demorado, mas penso que é uma construção mais sólida” Valdir Cobalchini




Valdir Cobalchini é caçadorense


Nem precisava título, Cobalchini já é cidadão caçadorense há muito tempo. Mesmo assim a Câmara de Vereadores, na qualidade de casa do povo, quis lhe homenagear com a maior honraria de nossa organização social.

Homenagem também é desnecessária, pois é só observar como o povo lhe trata, como um amigo, um parceiro, um irmão, um igual. Para saber que no íntimo do seu ser você esta sendo homenageado muitas vezes.



quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Coluna Osni R. Mello 5 Setembro






"A necessidade é a melhor mestra e guia da natureza. A necessidade é terna e inventora, o eterno freio e lei da natureza" Leonardo da Vinci




Fically assina ficha no PSB


O ex-vereador Itacir “Fically” Fiorese assinou na tarde de hoje (5) a filiação no Partido Socialista Brasileiro (PSB). A filiação foi acompanhada por Sergio Seemann, chefe de gabinete do deputado e presidente do PSB de Santa Catarina, Paulo Bornhausen. No mesmo ato também assinaram a filiação os componentes do diretório provisório do PSB de Caçador, que será presidido por Fically. Assinaram ficha também: Alvair Vargas Ramos (vice-presidente), Adriano Pares, (secretário), Vinicius Maceno (Tesoureiro) e os membros: Aldir Crivelatti, Edson Zapani e Elpidio de Oliveira. Na foto Fically, Elpidio e o chefe de gabinete Sérgio Seemann.      


quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Coluna Osni R. Mello 4 Setembro



“A mentira é como uma bola de neve; quanto mais rola, tanto mais aumenta” Martinho Lutero




Observatório Social de Caçador


Em reunião realizada ontem (3) a noite, no Rotary Club, foi dado mais um passo para a instalação do Observatório Social do Brasil (OSB) em Caçador. O encontro, com jantar de confraternização, contou com a presença de representantes de diversas entidades de Caçador que através de palestra ficaram conhecendo um pouco mais sobre o trabalho da organização.


terça-feira, 3 de setembro de 2013

Coluna Osni R. Mello 3 Setembro



"O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem à sua volta" Maquiavel




Caramori 


Caiu como uma bomba nos meios políticos a cassação do mandato do prefeito de Chapecó, José Claudio Caramori (PSD).  Apontado como o herdeiro político do irmão, o deputado Reno Caramori (PP), José Claudio se preparava para voos mais altos. Agora, com esta condenação, terá que lutar para limpar o nome para depois pensar em outros projetos. A cassação de Caramori enfraquece também a posição dos deputados Gelson Merísio (PSD) e do secretário João Rodrigues (PSD). Fortalece a posição dos petistas que já governaram Chapecó e foram derrotados. O motivo da cassação: excesso de propaganda institucional da prefeitura de Chapecó no ano da eleição, 2010.



segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Coluna Osni R. Mello 2 Setembro



"Aquele que lê muito e anda muito, vê muito e sabe muito" Miguel de Cervantes Saavedra




Fically vai se filiar no PSB


 Acabo de conversar com o ex-vereador Itacir “Fically”Fiorese e ele confirmou que já esta tudo acertado com a executiva estadual do PSB para ele se filiar no partido e fazer parte da executiva do partido em Caçador. Fically disse que ainda não é oficial, por que faltam alguns detalhes de documentações, mas está tudo certo para ele fazer parte do partido e organizá-lo para as eleições de 2014. Fically revelou também que alguns nomes estão confirmados para fazer parte do projeto e nos próximos dias serão anunciados.