"A necessidade é a melhor mestra e guia da natureza. A
necessidade é terna e inventora, o eterno freio e lei da natureza" Leonardo
da Vinci
Fically assina ficha
no PSB
O ex-vereador Itacir “Fically” Fiorese assinou na tarde de
hoje (5) a filiação no Partido Socialista Brasileiro (PSB). A filiação foi
acompanhada por Sergio Seemann, chefe de gabinete do deputado e presidente do
PSB de Santa Catarina, Paulo Bornhausen. No mesmo ato também assinaram a
filiação os componentes do diretório provisório do PSB de Caçador, que será
presidido por Fically. Assinaram ficha também: Alvair Vargas Ramos
(vice-presidente), Adriano Pares, (secretário), Vinicius Maceno (Tesoureiro) e
os membros: Aldir Crivelatti, Edson Zapani e Elpidio de Oliveira. Na foto
Fically, Elpidio e o chefe de gabinete Sérgio Seemann.
TCU suspende do
edital da Ferrovia da Integração
O Tribunal de Contas da União (TCU) apresentou vários
questionamentos sobre o edital de concorrência 004/2013 para escolha da
empresa que fará a elaboração de Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e
Ambiental (EVTEA) da Ferrovia da Integração (Extremo Oeste – Litoral).
Devido aos questionamentos, o
edital conduzido pela empresa pública Valec foi suspenso. Ao todo, 11
consórcios se habilitaram para participar da concorrência que está na fase de
análise técnica das propostas apresentadas. A assessoria jurídica da Valec está
preparando respostas aos questionamentos feitos pelo TCU. O TCU quer
explicações sobre pontos que julga irregulares no edital.
Um dos questionamentos apontados
no processo aberto pelo órgão refere-se ao valor de referência do contrato, que
é de R$ 68,7 milhões e abrange além do EVTEA, o levantamento aerofotométrico e
o projeto de engenharia para construção da ferrovia. O órgão também questiona
as planilhas de custo e a definição do ramal portuário de Itajaí, entre outros
pontos.
Escolas particulares
criam associação
Um grupo composto por 12 escolas particulares de Caçador
fundou no dia 28 de junho a Associação das Escolas Particulares da Região do
Contestado (AEPARC). Agora a Associação, comandada por uma diretoria provisória
representada por Maristela Zardo Gonçalves e por Jean Carlos Danese, se prepara
para eleger a primeira diretória e na filiação de outras escolas de Caçador e região.
Escolas particulares
criam associação 1
Maristela, da Escola Primeiros Passos, afirmou que a
associação é pioneira em Santa Catarina e surgiu em 2012, da necessidade que
tinham de se reunir para resolver problemas comuns a todas as escolas. “Por
isso convocamos todas as escolas particulares, grupo do qual fazem parte
escolas de ensino regular, de idiomas, faculdades, à distância, de música e de
cursos livres, para formar uma associação que defendesse os nossos interesses e
o desenvolvimento da educação”, observou.
Particulares tem 5
mil estudantes
Jean Carlos Danese, do Cetesc, revelou que num levantamento
preliminar, apenas em Caçador, foram contabilizados cerca de 5 mil estudantes nas
escolas particulares que fazem parte da associação, outros 15 mil estudam em
escolas públicas. Para ele um número expressivo de estudantes que a despeito de
pagarem para estudar, precisam se beneficiar dos avanços da educação.
Particulares tem 5
mil estudantes 1
A criação da AEPARC contou com o trabalho do consultor de
empresas Ibrahim Socreppa. Foi ele quem explicou que além dos associados
contribuintes, que são as escolas, associados beneméritos, que contribuem de
alguma forma para a instituição, a AEPARC também terá a participação dos pais
como associados beneficiários. “Uma forma de trazer os pais, os maiores
interessados na educação dos seus filhos, para participar das ações e das
decisões da associação”, revelou.
Restauração da SC 355
O secretário de infraestrutura Valdir Cobalchini informou
que foram abertas na quarta-feira (4), em Florianópolis, as propostas de dez
empresas para restauração da SC 355, ligando Fraiburgo a Videira. Agora as
propostas seguem para a analise da comissão de licitação e depois a abertura
dos preços. O Governo do Estado pretende investir R$ 37,8 milhões nessa
primeira etapa, de 23,5 quilômetros, que prevê a substituição de todo o
pavimento, eliminação de pontos críticos, duplicação de alguns trechos e
construção de terceiras faixas, além de nova sinalização. A segunda
etapa, na área urbana de Fraiburgo, ainda depende da atualização do projeto e a
licitação será lançada paralela a execução da primeira etapa.
Restauração da SC 355
1
Em reunião com empresários de Fraiburgo, na noite de
quarta-feira, o secretário de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, anunciou que o
objetivo é concluir o processo de licitação ainda em setembro, para que os
trabalhos possam iniciar. “Essa obra já possui recursos garantidos, parte dela
está num financiamento do BNDES e parte no Banco do Brasil, ambos já assinados
pelo governador Raimundo Colombo”, explica o secretário. “Enquanto as obras não
saem estamos fazendo um trabalho emergencial de tapa-buracos para que ela tenha
condições de tráfego”, completa.
Cobalchini fala
de outras obras
O secretário de infraestrutura, Valdir Cobalchini, comentou
as outras obras incluídas no Pacto por Santa Catarina, que prevê obras entre
Caçador, Rio das Antas e Videira, Fraiburgo, Lebon Régis e BR 116 e Fraiburgo e
BR 470, via Monte Carlo, além da pavimentação do trecho entre Treze Tílias e
Iomerê. “Tivemos dificuldades para iniciarmos essas obras, porque quando
assumimos, em 2011, primeiro fomos contratar os projetos de restauração e
paralelo a isso, fomos em busca dos recursos através de financiamentos.
Conseguimos, com todo o apoio do governador Raimundo Colombo superar todas essas
fases e agora chegou o momento das obras”, argumenta Cobalchini, que espera ver
as máquinas trabalhando na rodovia ainda no mês de setembro ou no máximo no
começo de outubro.
Recuperação é
prioridade
A recuperação da SC 355, trecho entre Fraiburgo e Videira
está entre as prioridades do Governo do Estado. A rodovia, segundo o diretor de
obras e transportes do Deinfra, engenheiro Romeu Branco de Farias, foi
inaugurada no ano de 1977, possuindo mais de 33 anos de vida. Mesmo tendo
passada por uma restauração no de 1994, o engenheiro afirma que ela está muito
além de sua vida útil. “O tempo de vida de uma rodovia é de cerca de dez
anos e a restauração dessa rodovia já tem quase 20 anos”, explica o diretor.
Recuperação é
prioridade 1
Para o secretário de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, a
população da região pode esperar por uma rodovia completamente modificada.
“Nossas rodovias foram construídas quando o número de automóveis nas estradas
era bem melhor. Cumpriram seu papel, mas agora precisam ser atualizada e é isso
que o projeto prevê”, afirma, acrescentando que ela terá a eliminação de pontos
críticos, ficando bem mais segura, principalmente nas travessias urbanas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário