segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Coluna Osni R. Mello 30 Setembro

"Tenho muito orgulho de ter sido um presidente que, sem ter diploma universitário, foi o que mais criou universidades no Brasil, o que mais fez escolas técnicas, o que colocou mais pobres na universidade... Lula




Eleições 2014: Contagem regressiva


Faltam cinco dias para encerrar o prazo para que políticos e partidos que vão disputar as eleições de 2014 regularizem suas filiações e registros. Até o dia 5 de outubro, um ano antes da eleição, todos os partidos devem ter obtido registro de seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 



Os candidatos que pretendam cargo eletivo devem ter domicílio eleitoral na circunscrição que desejam concorrer e filiação deferida no âmbito partidário, desde que o estatuto partidário não estabeleça prazo superior. Portanto espera-se uma semana cheia de novidades e porque não surpresas.

            Em âmbito nacional a maior expectativa esta na criação do partido Rede da Sustentabilidade, da segunda colocada nas pesquisas Marina Silva, que ainda não obteve o registro, por problemas na coleta e assinaturas. Mas não está descartada uma surpresa por parte do veterano das eleições José Serra, que ensaia uma mudança para o PPS.

            Na esfera estadual nada de muito espetacular esta previsto, a não ser as mudanças de partido de candidatos a deputado federal e estadual. A não ser que o ex-prefeito de Florianópolis, Dário Berger, hoje no PMDB, resolva trocar novamente de partido. Neste caso o caminho mais provável seria o DEM. Mas Berger conversou com quase todos os demais partido, inclusive com o PMDB.

            Na esfera local, nenhuma novidade. Pelo menos nenhuma anunciada. Até o momento apenas Reno Caramori (PP) e o secretário Valdir Cobalchini confirmaram que vai disputar as eleições. No caso de Cobalchini, restando saber se para estadual ou federal, que é o seu projeto. No mais, algumas especulações e o projeto do ex-vereador Itacir “Fically” Fiorese em ser candidato pelo seu novo partido, o PSB.

    
       

Que parceria 


Como já escrevi antes neste espaço, excetuando Reno Caramori (PP), que já tem o nome consolidado e o ex-vereador Itacir “Fically” Fiorese, que já demonstrou interesse em ser candidato, os demais partidos estão em compasso de espera para decidir se terão candidatos a Alesc e Câmara Federal. Parte desta espera decorre da necessidade de se definir as alianças e no caso de Caçador, do destino de Valdir Cobalchini. Se Cobalchini for candidato a deputado estadual, muita gente vai recuar. Se ele for federal abre-se uma avenida. Até porque ter um parceiro do calibre de Cobalchini é o sonho de todo candidato estreante.




Entrevista do Lula


“Se eu puder vender as empresas brasileiras na Nigéria, no Catar, na Líbia, no Iraque, na África, eu vou vender. Estas críticas também refletem o complexo de vira-lata. É não compreender o sentido disso. Tenho orgulho de saber que quando cheguei à Presidência não havia uma só fabrica brasileira na Colômbia e hoje existem 44. Havia duas no Peru e hoje são 66. De termos ampliado nossa presença na Argentina ou na África. Se não formos nós, serão os chineses, os ingleses, os franceses. E não são apenas empresas de engenharia. Hoje temos fábrica de retro virais em Moçambique, SENAI e escolinhas de futebol do Corinthians em mais de 13 países africanos. Agora mesmo me pediram para tentar levar o vôlei para a África, onde o esporte não existe. E vou ajudar com o maior prazer. Só não vou jogar porque tenho bursite”.





Serviço à Comunidade


A justiça de Porto União determinou que o ex-prefeito de Matos Costa, Natanael “Tito”Pires, inicie o cumprimento de pena de Prestação de Serviço à Comunidade no Corpo de Bombeiros de Porto União. Pires foi condenado a 2 anos e 6 meses, 900 horas, de serviço comunitário, por ter sido considerado culpado em processo durante a administração do município entre os anos de 2001 e 2004.




O que é isso companheiro


Os corneteiros de plantão, sempre eles, estão espalhando - injustamente é claro – que um político caçadorense conseguiu a nomeação de um de seus apadrinhados, mas continuou pleiteando um lugar ao sol para esposa. Quando a esposa foi nomeada ele disse com todas as letras que se fosse do interesse do partido reaver o cargo do apadrinhado que não havia nenhum problema. Que ingratidão.




Patrolas


No dia 25 de outubro o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, estará em Santa Catarina para fazer a entrega do último lote de 86 retroescavadeiras para municípios das regiões Oeste, Estremo Oeste e Meio Oeste. No ato, que será realizado em Pinhalzinho será entregue o primeiro lote de 50 motoniveladoras (patrolas). Calmon, Lebon Régis, Matos Costa, Macieira e Rio das Antas foram contempladas. Com esse ato, todos os 269 municípios catarinenses com menos de 50 mil habitantes terão recebido retroescavadeiras. Até o final do ano, todas as prefeituras  também vão receber  motoniveladoras (patrolas) e, em fevereiro do ano que vem, o governo federal entregará  um  caminhão-caçamba traçado para cada município.




Avaliação


Leio no Blog do Moacir Pereira que pesquisa contratada pelo governo do Estado indicou melhoria na avaliação da gestão Raimundo Colombo. Segundo assessores que viram os números, Colombo chegou a 70% de aprovação em Lages. Daí é covardia né.




Analfabetismo


Com uma taxa de 3,2% de analfabetos, Santa Catarina alcançou o primeiro lugar no ranking dos estados brasileiros com a menor taxa no número de pessoas que não sabem ler e escrever. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira, 27/09, e apontam o Distrito Federal na segunda colocação, com 3,5%, e os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, com 3,8%. “

Nenhum comentário: