segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Coluna Osni R. Mello 16 Setembro




"Quem não é um liberal aos dezesseis anos é um insensível; quem não é um conservador aos sessenta é burro" Benjamin Disraeli




Mutirão de documentação em Matos Costa e Timbó Grande


O sábado (14) iniciou com um sol e céu azul em Matos Costa e prometia um dia de muito trabalho na Escola Ana Maria de Paula. As filas estavam repletas de pessoas ansiosas para fazer seus documentos e adquirir cidadania plena. O prefeito Raul Ribas foi conferir de perto o trabalho dos funcionários da prefeitura e da equipe do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural. Agricultores familiares, assentados e demais moradores de Matos Costa 


 
participaram do mutirão organizado pelo MDA e INCRA para confecção da documentação civil básica para famílias residentes no meio rural e cidade. No domingo (15), a equipe se deslocou para o município de Timbó Grande, onde os agricultores e moradores foram atendidos na Escola Municipal Gleides Rodrigues.





Território da Cidadania


Matos Costa é um dos 14 municípios que integram o Território da Cidadania Planalto Norte. Possui seis projetos de reforma agrária, com 188 famílias assentadas. Matos Costa, segundo a Assistente Técnica Claudia, foi o primeiro município no estado de SC que recebeu o lançamento da identidade totalmente digitalizada, CPF e identidade em apenas um documento. O município de Timbó Grande é a sede de outros três projetos de assentamento, onde residem e trabalham 106 famílias. Os mutirões de documentação em Santa Catarina têm a parceria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Secretaria de Segurança Pública, Caixa, Delegacia Regional do Trabalho, prefeituras locais e Epagri. O prefeito Ribas disse que estava muito feliz em ver o povo com sua documentação sem pagar um centavo.





Prefeito Raul faz romaria em Brasília


O Prefeito de Matos Costa, Raul Ribas Neto (PT), esteve novamente em Brasília. Acompanhado do vereador José Vilmar Cordeiro, o Zéco, cumpriu uma extensa agenda de audiências em ministérios e gabinetes em busca de recursos para o município. Ribas e Zeco estiveram nos Ministérios dos Esportes, Turismo, Pesca, Agricultura e no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), na Agência Nacional de Transportes Terrestres(ANTT), na Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e na Secretaria de Relações Institucionais (SRI). Também estiveram na Câmara dos Deputados onde visitaram os gabinetes dos deputados Décio Lima (PT), Pedro Uczai (PT), Celso Maldaner (PMDB), Mauro Mariani (PMDB) e João Pizzolati (PP).

Ribas retornou animado, pois sempre afirmou que a saída para melhorar o município é captação de recursos, tanto na esfera federal, quanto na estadual. “Tem sido um trabalho árduo que iniciou antes mesmo da minha posse. Primeiro tivemos que “limpar” o nome do município, inadimplente na CUC, CADIM e com várias restrições, além de impedido de receber recursos públicos, exceto as transferências obrigatórias”, revelou.

A segunda etapa foi a de investir na realização e cadastramento de projetos no PAC, SICONV e no governo estadual e a terceira é a que estão realizando agora, com a articulação política para a viabilização dos recursos. “Matos Costa já começou a colher os “frutos” do trabalho sério implantado pela atual administração e serão intensificados visando melhorias para o município”, afirmou.  





Colaborativo


O prefeito de Matos Costa, Raul Ribas Neto (PT) esta desenvolvendo um estilo inovador de faz política. Obrigado a fazer a romaria para obter recursos na Capital Federal, Ribas tem inovado ao levar os vereadores, independente de partido, junto para as audiências. Uma maneira de valorizar o trabalho dos vereadores e por que não oportunizar a fiscalização do trabalho realizado pelo executivo. Sem dúvida uma bela iniciativa. 




Visita 

Esta marcada para o final deste mês, ainda sem data marcada, a visita do secretário de desenvolvimento sustentável, Paulinho Bornhausen, em Caçador. Paulinho vem para oficializar a criação do diretório do Partido Socialista Brasileiro (PSB) em Caçador, que terá como presidente o ex-vereador Itacir “Fically”Fiorese. 



Cônsul Honorário

Tradicionalista convicto, gaúcho de Getúlio Vargas, cidadão honorário de Florianópolis e de Caçador e deputado estadual pela sexta vez consecutiva, Reno Caramori (PP) recebeu na semana passada o título de Cônsul Honorário do Estado do Rio Grande do Sul. Assinado pelo governador Tarso Genro, o título foi concedido “pelos destacados serviços na difusão do tradicionalismo e da Cultura do Rio Grande do Sul”. O certificado foi entregue para Reno Caramori pelo presidente do MTG-SC, Orides Luiz Pompeo, durante a sessão especial em comemoração aos 40 anos de fundação da entidade.




Anabolizantes 


A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina promove no dia 18 de setembro, às 9h, no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, na Alesc, um debate sobre o uso indevido de substâncias que estimulam ao anabolismo dentro das academias de ginástica. O uso de anabolizantes é controlado em diversos países na tentativa de restringir o uso indiscriminado dessas substâncias potencialmente danosas. No Brasil, é necessária a prescrição médica em receituário controlado para a compra de derivados da testosterona. Entretanto, existe um comércio ilegal de venda desses medicamentos sem receituário médico e, em alguns casos, produtos que não são registrados.

 
Anabolizantes 1


Os esteroides anabolizantes provocam uma série de efeitos colaterais no corpo. Em alguns casos, a substância pode sobrecarregar o coração. Se o usuário já tiver algum problema anterior e não souber, pode até ter uma parada cardíaca e morrer. Quando os esteroides são tomados pela via oral, outro órgão que fica comprometido é o fígado. O uso das substâncias pode levar à hepatite medicamentosa. Os rins também acabam sofrendo pela sobrecarga. Se for injetada, a substância pode gerar infecções nos músculos, o que pode dar origem a abscessos. Nos casos mais graves, a infecção pode cair na corrente sanguínea e se generalizar, levando a um quadro de sepse ou septicemia, que pode levar à morte.




Nomes


Muito sensata a ideia do deputado Esperidião Amin, de mudar o nome da BR 101 de Mario Covas para Zilda Arns. Da mesma forma a nomeação da BR 282 com o nome do único ex-presidente do Brasil de Santa Catarina o lageano Nereu Ramos. Não tem o menor cabimento, e quem deu o nome de Mario Covas devia saber disso, nomear uma rodovia catarinense com o nome de um governador paulista.    



Desempenho


No período compreendido entre 1º de janeiro de 31 de agosto deste ano, o complexo portuário de Itajaí registrou crescimento de 7% em relação aos oitos primeiros meses de 2012. Foram 717,2 mil TEUs (unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés). O terminal catarinense ficou 2% acima da média de crescimento dos portos brasileiros. Do Blog do Prisco Paraíso.

  


Tese


A tese de alguns de que o candidato Aécio Neves (PSDB) só tem chances de vitória se tiver um vice paulista e do mesmo partido, no caso o senador Aloísio Nunes, só pode ser brincadeira. Candidatura pura do PSDB com candidatos de MG e SP. E o restante do Brasil mais uma vez a disposição? É brincadeira.




Fórum de RH


A Associação Brasileira de Recursos Humanos de Santa Catarina (ABRH-SC) realiza, no dia 20 de setembro, das 9 às 17 horas, no Hotel Bourbon, em Joinville, o 5º Fórum dos Dirigentes de RH de Santa Catarina, que reunirá um grupo de executivos da área de Recursos Humanos do estado, exclusivamente convidados. O tema central do evento é “Cenários, contexto e o futuro dos Recursos Humanos”. O Fórum tem como objetivos contribuir para o desenvolvimento de gestão de pessoas e identificar prioridades e fatores que influenciem os novos rumos do setor nos próximos anos.




Criticas em rede nacional


Em entrevista à imprensa americana hoje (16) a tarde o presidente dos EUA Barack Obama, além de falar do mais recente ataque de um atirador e dos cinco anos da pior crise a de 2008, fustigou os republicanos com duras criticas. Disse que mesmo com os obstáculos dos republicanos ele continua implementando as políticas necessárias e fazendo a economia americana crescer. A nossa imprensa e os nossos políticos tem muito a aprender, se fosse no Brasil a mídia esqueceria os fatos para acusar o presidente de usar o discurso com fins políticos. O outro lado não.




Ferrovia da Integração


O deputado estadual Dirceu Dresch (PT) ocupou a tribuna do Legislativo esta semana para comentar a suspensão da licitação para contratar o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e do projeto básico da Ferrovia da Integração (Dionísio Cerqueira – Litoral), devido a questionamentos feitos pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O deputado, que preside a Frente Parlamentar Catarinense das Ferrovias, afirmou que a Região Oeste catarinense não pode ser penalizada por disputas sobre o traçado da ferrovia.

Dresch  fez um apelo para que as lideranças políticas cheguem a um acordo. “O trajeto é um problema que envolve disputas políticas entre duas regiões, mas precisamos olhar o estado como um todo e pensar em fatores sociais, econômicos e ambientais. Essa ferrovia é vital para o desenvolvimento do Oeste Catarinense e não pode ser comprometida por disputas. Já se perdeu muito tempo com isso, é preciso deixar a Valec fazer o seu trabalho, que é a execução deste projeto ferroviário”, defendeu Dresch.

O parlamentar vai a Brasília na próxima semana para audiência com o presidente do TCU. Juntamente com parlamentares federais que integram a Frente Parlamentar das Ferrovias, vai pedir celeridade no processo. A Valec deve apresentar respostas aos questionamentos feitos pelo órgão até esta sexta-feira,13. “Entendemos a ação do tribunal como normal, mas sabemos que há interesses e movimentos que estão prejudicando o andamento da licitação. É algo lamentável.”

Ao todo, 11 consórcios participam da concorrência que está na fase de habilitação das empresas.  O contrato, que é de R$ 68,7 milhões, abrange o EVTEA, o levantamento aerofotométrico e o projeto de engenharia para construção da ferrovia.


Nenhum comentário: