sexta-feira, 17 de julho de 2015

Coluna 16 Julho

“Uma pessoa inteligente resolve um problema, um sábio o previne” Albert Einstein


Concurso de Arquitetura

Esta é para o pessoal de arquitetura da UNIARP. Estão abertas até o dia 15 de agosto as inscrições para o 8º Concurso CBCA/ALACERO Para Estudantes de Arquitetura -Estruturas em Aço 2015, promovido pelo Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA). O Concurso, de abrangência nacional, é direcionado para estudantes de Arquitetura com o suporte de um professor orientador e nesta edição tem como tema o projeto de um: Centro Esportivo e Social.
O vencedor do "Concurso CBCA 2015 para Estudantes de Arquitetura" participará como representante do Brasil, do "8º Concurso ALACERO de Diseño en Acero para Estudiantes de Arquitetura 2015" organizado pela Associação Latino-Americana do Aço (ALACERO).
O Concurso CBCA, que tem a sua própria organização e premiação, é uma etapa do Concurso ALACERO, que tem abrangência latino-americana. A equipe vencedora do Brasil concorrerá com equipes vencedoras dos países membros da ALACERO, como Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, República Dominicana e Venezuela.
O calendário do concurso é o seguinte: Encerramento das inscrições em 15 de agosto; Consultas ao Regulamento até 1º de setembro, Recebimento dos trabalhos via eletrônica de 8 a 15 de setembro e Divulgação do vencedor do Concurso em 6 de outubro.


Rubiano vice

A informação que corre nos bastidores da política caçadorense é que o ex-vereador Rubiano Schmitz estaria se filiando no PSD do governador Raimundo Colombo para ser vice na chapa com Reno Caramori. A conversa tem lógica por que a chapa dos sonhos da oposição Reno/Saulo pode esbarrar no problema de Saulo com a Justiça. Inclusive o próprio Reno revelou recentemente que se encontraria com Saulo para saber qual a segurança de uma candidatura dele.


Uma rua dois nomes

Não chega a ser uma novidade. Em Caçador temos ruas como a Avenida Barão do Rio Branco, que depois de uma esquina vira Avenida Fhado Thomé, e temos uma rua que efetivamente tem dois nomes: para os moradores Rua Iara e conforme a lei Nº 2017, de 22 de dezembro de 2003, Rua Júlia Gioppo Carneiro. Nada contra os homenageados, até por que chega a ser um desrespeito colocar o nome do falecido em uma polemica. Digo tudo isto para parabenizar a iniciativa do vereador Alencar Mendes (DEM) que resolveu colocar um fim numa polemica parecida. Dar dois nomes para a rua Marques de Olinda, que foi interrompida por um barranco e na pratica se configura como duas ruas. O assunto foi resolvido dando um nome impessoal, 15 de novembro, para a nova rua que fica no Bairro DER, a pedido dos próprios moradores. 


Repasse do ICMS

Apesar da crise e da queda em quase todos os indicadores o retorno de ICMS de Caçador apresentou um crescimento de 14,1 % em 2015, em relação ao mesmo período de 2014. No ano passado em 14 de julho de 2014 o município de Caçador havia recebido R$ 19.078.095,61 em repasses e até 14 de julho de 2015 recebeu R$ 21.773.208,51. Considerando uma inflação de 9% pode se dizer que o desempenho da economia caçadorense ainda não foi prejudicado pela crise. Pelo menos até este momento.


Eleição no PDT

O PDT definiu a eleição do seu diretório e executiva municipal. A eleição da nova composição será realizada no dia 6 de agosto no Plenarinho Joaquim Scolaro, na Câmara de Vereadores de Caçador. O presidente do Partido, Fernando Scolaro aposta na renovação dos quadros para o partido continuar a crescer.


Derivativos tóxicos

Acompanhe o que a Auditora aposentada da Receita Federal, Maria Lúcia Fattorelli, que participou do levantamento da dívida pública da Grécia e do Equador falou sobre a dívida desses e de outros países. “O último dado conhecido do volume de derivativos tóxicos divulgado pelo Banco Central dos Bancos Centrais (BIS), em 2011, informava que o montante chegava a 11 PIBs mundiais. Então eu questiono: esse salvamento vai resolver alguma coisa? Não! Será somente o adiamento até uma nova crise. E aí o que vai ser feito depois? Na verdade, esse sistema além de não ter lógica está comprometendo o emprego real, está comprometendo a indústria, o comércio. Ou seja, toda a economia real está comprometida, assim como a vida das pessoas. Isso não ocorre só na Grécia. Olha no Brasil, o que está acontecendo (com o ajuste fiscal levado a cabo pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy). É o mesmo esquema, o mesmo sistema da dívida atuando”.


A taça é nossa

O Figueirense pode até ter conquistado o título do Campeonato Catarinense no “tapetão”, mas não vai levar a taça. Acontece que depois da notícia da perda do título a taça foi roubada da loja do Joinville durante a madrugada. Não tenho informações privilegiadas, mas o furto tem toda a pinta de obra de algum torcedor fanático. Também duvido que a competência da polícia seja suficiente para descobrir o paradeiro. Podem confeccionar outra taça, por que esta já era. 


PMDB reúne líderes

Os líderes estaduais do PMDB catarinense participam, nesta sexta-feira (17), de encontro regional com peemedebistas dos treze municípios da Grande Florianópolis, em mais uma etapa da Jornada da Unidade – Juntos Por Toda Santa Catarina. O evento será realizado às 20 horas, na cidade de Palhoça. O movimento objetiva organizar a sigla fortalecendo a unidade partidária, rumo a 2016. “O PMDB caminha com força e unidade, construindo o time que vai levar nossas bandeiras na eleição que se aproxima”, destaca o presidente do PMDB, deputado Valdir Cobalchini. No sábado (18), os líderes do PMDB têm mais uma agenda de atividades, desta vez com os 36 coordenadores regionais do partido, eleitos no mês de junho. A reunião, que será em Curitibanos, visa fazer uma radiografia regional da situação da sigla em cada município. Serão apresentados dados do diagnóstico que o PMDB fez dos 295 municípios e colhidas informações junto aos coordenadores. 


Nenhum comentário: