quarta-feira, 22 de julho de 2015

Coluna 17 Julho

"Eduardo Cunha falar em cadeia nacional. É a piada pronta!" José Simão


 Direção da ARIS se reúne em Caçador

O auditório da Prefeitura de Caçador recebeu nesta sexta-feira (17) reunião extraordinária conjunta dos Conselhos de Administração e Fiscal da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris), para assinatura do contrato de compra de imóvel na capital Florianópolis, para ser a sede definitiva da Agência Reguladora, e ainda para a Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Escola de Gestão Pública Municipal (Egem) e o Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal (Ciga). O presidente da Aris e prefeito de Canoinhas, Luiz Alberto Riconski Faria; o presidente da Fecam e prefeito de Chapecó, José Caramori, o os demais prefeitos que integram a agencia foram recepcionados pelo prefeito Beto Comazzetto.



Eduardo Cunha, nós merecemos?

No momento em que você ler este texto, provavelmente o presidente da Câmara Federal, deputado Eduardo Cunha (PMDB), já terá realizado o seu pronunciamento na TV e Rádio. Com o perfil dele não arriscaria dizer que ele não utilizou o espaço público para se vangloriar, mesmo depois de o delator e lobista Júlio Camargo ter afirmado que Cunha lhe cobrou pessoalmente propina no valor de US$ 5 milhões.
            Diante disso gostaria de saber qual será a providencia da oposição que apoiou este senhor para o comando da casa do povo e dos 260 deputados que ele diz controlar. Será que o povo vai se levantar e tomar uma providência? Temo que não. Infelizmente o brasileiro não é politizado o suficiente para entender as implicações de Cunha a frente do legislativo. Com uma forcinha da grande imprensa é capaz de Cunha virar o jogo e transformar a sua corrupção em problema do governo.
            Cunha já deu a senha. Logo após a divulgação do vídeo do lobista relatando que ele é um corrupto. Deu declarações onde afirma que o governo quer lhe “carregar junto para lama”, que a partir de agora será oposição ao governo – mas ele apoiava - e que o procurador Rodrigo Janot lhe persegue. O deputado deve achar que os brasileiros, todos, são idiotas. Quando temos uma investigação em curso e um delator cita nomes devemos investigar, provar e condenar. Isso vale para posição e para a oposição.
            Se nos últimos tempos esta regra tem sido desrespeitada pelas instituições, que permitem vazamentos seletivos com interesses diversos, não é culpa das instituições. E culpa das pessoas envolvidas no processo que sempre querem tirar uma casquinha em beneficio próprio. Da minha parte já vivi e vi muito para acreditar em A, B ou C. Estou é torcendo para que este processo de limpeza leve o maior número possível de corruptos para a cadeia. Ou que pelo menos nos livre de pessoas do calibre de Eduardo Cunha.


Bauer livra sonegadora

O PSDB é um dos maiores críticos, e com razão, dos desmandos do governo do PT, com preferência para a corrupção, certo. Errado. O nosso querido senador Paulo Bauer, do PSDB, pediu que a quebra de sigilo de Paula Queiroz fosse revogado na CPI das contas do HSBC. A bem da verdade é importante informar que apenas o relator, senador Randolfe Rodrigues (Psol), votou a favor dos requerimentos que quebravam os sigilos de várias pessoas, inclusive com a anuência do Supremo Tribunal Federal (STF). Os outros sete integrantes da CPI votaram contra os requerimentos. Agora eu pergunto ao leitor: porque CPI, porque que nós pagamos esta corja para defender nossos interesses, porque Senado.     


Pensata

Com 81 senadores e 513 deputados a nossa democracia só corre risco se Cunha e Renan insistirem em permanecer no cargo.


Golpe na praça

Atenção comerciantes e empresários está rolando na praça um golpe, que já é antigo mas fazia tempo que os malandros não agiam. Uma mulher liga e oferece para colocar o número de telefone da empresa gratuitamente na lista telefônica. Vejam só lista telefônica em plena era digital. O empresário aceita e a mulher afirma que para concretizar a proposta ele tem que informar os dados e assinar a autorização. Dias depois a pessoa recebe um aviso de título protestado e descobre que deve 12 parcelas de R$ 400,00 para a referida empresa. Conheço bem o golpe por que há alguns anos uma pessoa da minha família foi vítima do referido e tivemos o maior trabalho para cancelar os protestos.  


Inócuo

O vereador Moacir D’Agostini (DEM) afirmou que é favorável a realização da Audiência Pública para debater o Saneamento Básico, mas considera o assunto vencido. Para o vereador a Câmara já autorizou o prefeito a fazer a licitação e o assunto voltou à baila por que a CASAN está na eminencia de perder o contrato, se não oferecer uma proposta melhor que os outros concorrentes.


O cabide da CASAN

Um dos pontos negativos que a CASAN tem contra si no processo de renovação do contrato com o município de Caçador é o modelo de administração da empresa. Uma corporação onde os diretores ganham altos salários, enquanto os municípios que sustentam o sistema estão com a infraestrutura sucateada e falta de água.


Um dia da caça...

Acostumada a pressionar os municípios, trocando assinaturas de contratos por investimentos, a CASAN está sentindo um pouco do seu veneno em Caçador. A eminencia da publicação de um edital para a concessão do Saneamento Básico em Caçador, com a participação de outras empresas, colocou a CASAN na situação de ter que correr atrás do prejuízo para não perder mais um município. Um dia da caça... outro de Caçador.


Conselheiro

Na sessão de terça-feira (14) os vereadores Flavio Henrique (PT) e Carlos Evandro Luz (PMDB) lembraram que o ex-prefeito Saulo Sperotto (PSDB) foi conselheiro da CASAN e não moveu uma palha para resolver esta situação. Logo ele que durante o seu mandato foi um ferrenho defensor da privatização do serviço.


Nenhum comentário: