quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Coluna Osni R. Mello 25 Setembro



5 perguntas/Itacir Fiorese



“Defender e ampliar os investimentos na educação, saúde e segurança será o meu foco”


Itacir João Fiorese, o Fically, concorre a deputado estadual nas eleições deste ano pelo PSB, mesmo partido da candidata a presidente do Brasil, Marina Silva.

            Empresário do setor moveleiro, Fically tem 52 anos, é casado e pai de dois filhos. Foi vereador em Caçador por três mandatos, sendo inclusive o vereador mais votado nas eleições de 2004 e 2008. Nas últimas eleições municipais concorreu a vice-prefeito, na chapa de Sirley Ceccatto (PSD).

            É o atual presidente da Sociedade Caçadorense das Bochas, cargo que já ocupou por outra duas oportunidades. Também foi secretário Municipal de Infraestrutura, no governo do ex-prefeito Saulo Sperotto (PSDB).

            De origem e hábitos simples, Fically costuma conservar a amizade e estar sempre próximo das necessidades das pessoas mais humildades. Também cultiva simpatia pelo esporte de Caçador, setor ao qual sempre se mostrou parceiro.





1 - Qual a principal proposta para Caçador e região que vai defender na Assembleia Legislativa, se for eleito?


Itacir “Fically” Fiorese: Tenham certeza, a exemplo do que fiz como vereador, vou defender as iniciativas que visem desenvolver a qualidade de vida das pessoas, através de projetos e ações de interesse social e econômico da nossa cidade e região.




2 - Qual a sua opinião e o que vai propor para combater a corrupção na administração pública, o principal problema da política partidária na atualidade?


Fically: A imagem das administrações publicas, nas esferas federal, estadual e municipal, está denegrida por algumas pessoas que se utilizam do poder em beneficio próprio, ao qual discordo totalmente. Mas, existem diversos exemplos de ótimas administrações publicas as quais eu defendo e irei ajudar na implementação destes projetos.



3 - A saúde é um dos principais problemas e também uma das principais reivindicações dos catarinenses. Quais suas propostas para a saúde? 


Fically: Tenham certeza que irei interferir junto ao Governo do Estado, para que se amplie a aplicação dos recursos na área da saúde, principalmente ampliando o atendimento de média e alta complexidade em consultas, exames e cirurgias nas mais diversas regiões de Santa Catarina.




4 - Pela última pesquisa do IDEB, Caçador conseguiu uma nota 5,1 nas séries iniciais e de 3,4 nas séries finais do ensino básico. O que o candidato vai fazer para mudar esta situação?


Fically: Defender e ampliar os investimentos na educação, saúde e segurança será o meu foco. Serei persistente e insistente para que o governo estadual amplie a destinação dos recursos, não somente nos investimentos (construção e implantação de equipamentos), mas principalmente na qualificação e valorização dos profissionais da educação, como melhores salários.




5 - Caçador e os municípios da Região do Contestado ainda estão entre os piores IDHs de Santa Catarina e do Brasil. Qual a sua proposta para mudar esta realidade? 


Fically: Através de uma política forte em defesa dos interesses econômicos para que possamos criar leis que favoreçam a implantação de empresas, bem como na melhoria do ensino técnico e na infraestrutura. Sem dúvida, estes investimentos irão trazer beneficiar com diversos empreendimentos na geração de empregos e na promoção social, melhorando significativamente os nossos índices bem como na qualidade de vida do cidadão.




Reno visita obras da BR 101


Por iniciativa do seu presidente, deputado Reno Caramori (PP), a Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa realizou esta semana vistoria nas obras da quarta pista da BR-101 no Morro dos Cavalos, em Palhoça. O deputado foi acompanhado pelo superintendente do DNIT, Vissilar Pretto, e por representantes de entidades, que percorreram o percurso das obras, que se estendem do km 232 ao km 235,3 da BR-101 Sul. Reno ficou satisfeito com o andamento das obras. “Infelizmente, nesse trajeto aqui ocorreram, nos últimos cinco anos, 777 acidentes, com 382 feridos e 21 mortes. Esta obra vai minimizar grande parte dos engarrafamentos e acidentes”, opinou o deputado, ressaltando que a estrada serve não apenas à comunidade brasileira, mas também é um trajeto turístico internacional.




Enconampe/negócios    
                                                    

O 46º Econampe deve reunir cerca de 400 participantes e promete muitas novidades. Entre elas, a sessão de negócios com empresários de todo o Estado. A sessão de negócios promove novas oportunidades entre as empresas participantes. Em formato de reuniões comerciais, empresários de diversos segmentos apresentam produtos e serviços aos demais, com o objetivo de criar uma rede de relacionamentos e até mesmo fechar novos negócios.




Enconampe/negócios 1      
                             

Lançada no mercado em 2010, a sessão de negócios é uma metodologia do Sebrae/SC. Os participantes ficam em mesas distribuídas em uma sala. Um moderador coordena os trabalhos, em que cada empresário tem um tempo determinado para apresentar os serviços, entregar cartões, folders e materiais promocionais, até que todos tenham sido apresentados uns aos outros. É uma forma de estimular e fomentar as negociações. O evento é  promovido pelo Sebrae/SC e FAMPESC – Federação das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais de Santa Catarina, AMPEs.




Banco do Brasil é o mais forte 


O Banco do Brasil é a instituição financeira mais forte do mundo. É o que aponta o raking global da agência de notação financeira norte-americana, Weiss Ratings. A instituição foi avaliada com conceito B+, que indica uma “boa segurança financeira e que ele tem recursos suficientes para lidar com uma série de condições econômicas adversas”. A pesquisa mostra que os bancos com maior força financeira estão na América do Sul. Europa, Ásia e Estados Unidos dominam o ranking dos mais fracos. A agência avaliou Portugal, Irlanda, Itália, Grécia, Espanha, França e Alemanha – países com 75 grandes bancos – com D+, o que significa que a Weiss as considera ineficientes em seus serviços. Dos 17 bancos pesquisados nos Estados Unidos, um aparece na lista de instituições com desempenho positivo. Do Infomoney.



Nenhum comentário: