quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Coluna Osni R. Mello 24 Setembro



"O tempo é teu capital; tens de o saber utilizar. Perder tempo é estragar a vida" Franz Kafka



Exemplo de Cidadania


O empresário aposentado Ernesto Faoro (na foto com o deputado Valdir Cobalchini), que recentemente completou 102 anos de vida e história, mesmo não sendo obrigatório, garante que comparecerá na eleição dia 5 de outubro para votar em seus candidatos. De tradicional família caçadorense, Ernesto é irmão do ex-presidente nacional da OAB, Raimundo Faoro (autor do livro Os Donos do Poder) e do engenheiro Lourenço Faoro, ex-diretor do antigo DER, ambos já falecidos. Também um dos pioneiros na produção de energia elétrica em Caçador entre as tantas atividades que desenvolveu ao longo de sua vida. Sem dúvida um belo exemplo de cidadania.




Caçador no 46° Enconampe de Itajaí 


Uma missão empresarial liderada pela Ampe de Caçador participa neste final de semana do 46º Congresso Catarinense das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedor Individual (Enconampe). O evento, que neste ano tem como tema: “O ser humano faz a diferença”, será realizado de 26 a 28 de setembro no Hotel Sandri, em Itajaí, vai contar com palestras do polêmico jornalista e cineasta Arnaldo Jabor e do nadador Fernando Scherer, o Xuxa.

O Congresso, que deve reunir em Itajaí empresários e empreendedores de todo o estado de Santa Catarina, é promovido pela Federação das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais de Santa Catarina (FAMPESC), AMPEs, Sebrae/SC, Prefeitura de Itajaí e Secretaria de Desenvolvimento Econômico Emprego e Renda. “Caçador estará representada por um grupo de empresários que estarão presentes para fazer negócios, ouvir e propor novas ideias para o desenvolvimento do Estado”, afirmou o presidente da Ampe de Caçador Odelir Neves.

Na abertura do evento, dia 26 de setembro, sexta-feira, às 20h30, o jornalista Arnaldo Jabor profere palestra: Perspectivas do Brasil Contemporâneo, onde comenta fatos da história do país desde sua formação colonial até os tempos de hoje. No sábado, dia 27, às 17h30, o palestrante é Fernando Scherer, o Xuxa, que faz palestra com o tema “Ser campeão é um desafio de vida”.  

A programação do evento conta ainda com: apresentação do mágico palestrante Evandro Soares; palestra de Rogério Benche, sobre a “Valorização do Ser humano na Era do Conhecimento”; Palestra da presidente da AMPE de Itajaí, Crislaine Kalkmann sobre Inteligência Social; Apresentação de cases de sucessos; Sessão de negócios; Certificação de responsabilidade socioambiental; Reunião de Diretoria e Reunião Conselho Deliberativo, entre outras atividades.


 
Cobalchini: Atenção às obras


A dez dias das eleições de 2014 os candidatos a deputado de Caçador intensificaram suas campanhas na região. O candidato à reeleição deputado estadual Valdir Cobalchini (PMDB) esta promovendo uma série de encontros com entidades e afirmou que no próximo mandato vai fazer um acompanhamento criterioso das obras de infraestrutura projetadas ou iniciadas quando esteve na secretaria de Infraestrutura. “Esse é o maior pacote de obras já implantado em nosso Estado. Nunca houve tantas obras sendo executadas ao mesmo tempo”, observou Cobalchini, citando as obras da nova travessia de Caçador.




Luciane: Caminhada em Macieira


No mesmo espírito de final de campanha a vice-prefeita e candidata a deputada estadual Luciane Pereira fez caminhada na vizinha Macieira e visitou os comerciantes de Caçador. No contato de porta em porta com os eleitores, Luciane disse que vai apoiar políticas de incentivo as cidades pequenas, como Macieira, que muitas vezes são esquecidas e trabalhar pelo desenvolvimento de toda região Oeste. “Precisamos de uma representante da nossa região na Assembleia Legislativa. Sou mulher, dona de casa, tenho filhos e além de vice-prefeita ainda sou professora. Mulher na luta todo dia, esse é o lema da minha campanha”, afirmou a candidata, pedindo votos para presidenta Dilma Rousseff e do deputado estadual Décio Lima, ambos do seu partido.




https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gifLucianes 1


O vereador Valmor de Paula (PT), que é coordenador da campanha da deputada estadual Luciane Carminatti em Caçador, me ligou para esclarecer a confusão entre a sua candidata e Luciane Pereira. Valmor garantiu que as seis pessoas que fazem a campanha de Luciane Carminatti são se sua inteira confiança, e que tomou o cuidado de sempre pedir o voto e apresentar para os eleitores material de campanha que tenha o número e a foto da candidata. De acordo com ele para evitar confusões como já ocorreram no passado. Afirmou ainda, que tem todo o interesse de elucidar qualquer dúvida ou mal entendido que tenha ocorrido. 




Pesquisas 


Preparamos um gráfico com os números das últimas pesquisas para presidente da república. Um comparativo entre pesquisas, CNT/MDA, Vox Populi e Ibope e os números discordantes entre elas, em vermelho. No primeiro turno Marina tem 22% no Vox Populi, 25,2% no MDA e 27% no Ibope, uma diferença muito fora da margem de erro de 2 e 2,2 pontos para pesquisas feitas no mesmo período. No segundo turno é Dilma que tem 46% no Vox Populi, 42% no MDA e 41% no Ibope. Novamente uma distorção muito grande para o levantamento do MDA que poderia chegar a 44,2% e para o Ibope que poderia chegar a 43%. Como a eleição esta próxima, logo poderemos saber com quem esta a verdade.




UFFS no vinagre


Não é consenso nos meios políticos, mas algumas lideranças já trabalham com a possibilidade de todo esforço realizado para credenciar Caçador a receber um Campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), não se concretizar. E a leitura dos fatos é muito simples. Se a presidente Dilma Rousseff (PT) se reeleger tudo continua como planejado, mas se vencer Aécio Neves (PSDB) ou Marina Silva (PSB). O que vai acontecer? Pouco se sabe sobre os planos de Aécio Neves sobre a educação, o que se sabe é que na gestão de Fernando Henrique Cardoso, também do PSDB, nenhuma universidade pública foi criada. Marina Silva é mais complicada. A candidata já declarou que o Pré-sal não é prioridade, mas de onde sairão os recursos para financiar a expansão da educação, que foi planejada para utilizar os royalties do petróleo.    




FIESC apresenta Plano de Mobilidade 


A FIESC, através da Vice-Presidência Regional realiza hoje (25), no SESI de Caçador, a etapa dois do Seminário Regional do Plano: Mobilidade SC. O evento tem por objetivo obter do setor industrial, informações sobre as dificuldades que comprometem o transporte de passageiros e de cargas, assim como sugestões de intervenções, visando à construção de um documento propositivo para a melhoria da mobilidade da região. A abertura e a apresentação do Plano serão realizadas por Mario Cezar de Aguiar, presidente da Câmara para Assuntos de Transporte e Logística da FIESC. A iniciativa tem sido apresentada em diversas regiões de Santa Catarina.

Nenhum comentário: