sexta-feira, 9 de maio de 2014

Coluna Osni R. Mello 8 Maio



 “Jesus Cristo foi o primeiro comunista. Repartiu o pão, repartiu os peixes e transformou a água em vinho” Fidel Castro




Prefeitos da Amarp se reúnem em Caçador


A Câmara de Vereadores de Caçador sedia nesta sexta-feira (9), a partir da 8h30, Reunião Ordinária da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp). O presidente da entidade que reúne 14 municípios da região, o prefeito de Lebon Régis  Ludovino Labas, disse que o encontro terá uma pauta variada.

Inicia com a aprovação dos regimentos do Colegiado de Contadores, Controladores Internos e dos Gestores Municipais de Convênios. Sendo debatido também o planejamento e os critérios para a participação nos encontros regionais que o Ministério Público vai promover com os prefeitos.

O encontro também vai contar com a presença de representantes do Consórcio CINCO, que apresentarão as últimas informações de interesse dos municípios. E espaço para apresentação do diretor administrativo da 19K Soluções Tecnológicas, Valdir Natel e para o arquiteto Artur Brandalise, sobre Projetos Especiais de Engenharia e Arquitetura.




Cassação do Pastor Vilso


A assessora de comunicação da Câmara de Vereadores de Caçador, Mariana Piacentini, corrige informação da coluna de ontem. De acordo com ela no dia 13 de maio será entregue para a mesa diretora o processo com o parecer do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Com o documento em mãos será elaborado um projeto para o processo ser colocado em votação, no final do mês de maio ou início de junho.





Cassação do Pastor Vilso 1


Já que estamos falando do assunto. Fiquei sabendo que por estes dias foi realizada uma reunião entre os vereadores – sem a participação do Pastor é claro – para tentar um entendimento que não desgastasse nem os vereadores e muito menos o legislativo. Tudo indica que os vereadores não conseguiram chegar a um entendimento sobre o assunto e o processo deve mesmo ser decidido em plenário. Os vereadores não arriscam um palpite sobre o assunto, mas alguns já externaram seus votos: Tem contra e a favor.




Bicudos


É cada vez mais remota a possibilidade de PMDB, PSD e PP estarem unidos nas eleições de 2014. As últimas declarações do senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB), afirmando que as bases optaram por Raimundo Colombo (PSD), mas não pelo Partido Progressista, revelam que o jogo deve ir para os 45 do segundo tempo. Apesar de muita gente ter sonhado com isso - outros tiveram calafrios - parece que ainda não será desta vez que veremos Reno Caramori (PP) e Valdir Cobalchini (PMDB) numa dobradinha. Pelo menos é o que dizem as nuvens neste momento.




Vitória


O vereador Moacir D’Agostini comemorou a alteração que a empresa Auto Coletivo Caçador vai promover no itinerário da linha Jung/Bom Jesus, a partir da próxima segunda-feira (12), para facilitar aos moradores dessa região o acesso ao transporte coletivo público até o Pronto Atendimento. D’Agostini disse que o assunto foi levantado por ele no ano passado e desde então fez reuniões e apresentou o problema para a secretaria de infraestrutura Denise Chiarello e para a administração da Auto Coletivo, com o objetivo de promover a mudança. “Fico feliz que o assunto tenha sido resolvido e que as pessoas tenham mais facilidade para utilizar o serviço de saúde”, observou.




Ponte de Rio das Antas




O deputado Valdir Cobalchini, acompanhado do secretário de Estado da Infraestrutura, João Carlos Eker, entregou oficialmente, na noite de quinta-feira (8), ao prefeito Alcir Bodanese, o edital de licitação do novo contorno de Rio das Antas e nova ponte sobre o rio do Peixe. A obra, que desvia  o trânsito do centro da cidade, vai custar R$ 8,2 milhões, incluída no Pacto por Santa Catariana.
Cobalchini afirmou que a obra não beneficia apenas Rio das Antas, mas toda a região, já que o contorno e a nova ponte vão retirar o trânsito de passagem do centro da cidade. “Rio das Antas merece essa obra. Só me resta agradecer ao governador Raimundo Colombo que atendeu o nosso pedido e no autorizou a lançar o edital. É assim, com um trabalho integrado entre os municípios e o Governo do Estado que nós vamos realizando as obras”, argumentou o deputado.
A nova obra, que deverá iniciar em pouco mais de 30 dias, inclui a melhoria com pavimentação da rua que segue pela margem direita do Rio do Peixe, no sentido Caçador-Videira,  e uma nova ponte próximo ao campo do Avaí. “É a maior obra que Rio das Antas recebe. Só temos que agradecer o deputado Cobalchini que encaminhou todo esse processo quando era secretário de Infraestrutura”, afirmou o prefeito Alcir Bodanse.
            O secretário de Infraestrutura, João Carlos Eker, destacou a importância da obra, afirmando que apenas estava realizando um ato que foi iniciado pelo ex-secretário Cobalchini. “Estou aqui apenas para anunciar esse edital, mas todo o trabalho foi realizado pelo Cobalchini, desde a elaboração do projeto, a captação de recursos e a inclusão da obra no Pacto por SC”, salientou o secretário.




Chamada pública para PNOA


A Secretaria de Desenvolvimento Regional de Caçador (SDR), através da Gerência de educação, informa aos interessados, que nesta sexta-feira (9), ás 14h, no auditório da SDR, será realizada a chama pública para o programa novas oportunidades de aprendizagem (PNOA).  As vagas são destinadas a graduados em Pedagogia, Letras-Língua Portuguesa e Matemática. É necessário levar o diploma e o histórico de graduação.




Donos da informação


Esta cada vez mais difícil fazer jornalismo em Caçador. Alguém promove uma reunião com: Prefeitura Municipal, Ampe, Assistência Social, Justiça do Trabalho, CDL, Sine, Senai, Senac e vereadores, para debater o mercado de trabalho, e os meios de comunicação recebem um release “relatando” o encontro. Quer dizer que passamos a ser meros garotos de recado. Não temos mais o direito de participar e escrever o fato do nosso ponto de vista.   

Nenhum comentário: