sexta-feira, 9 de maio de 2014

Coluna Osni R. Mello 9 Maio



"Existem muitas hipóteses em ciência que estão erradas. Isso é perfeitamente aceitável, eles são a abertura para achar as que estão certas" Carl Sagan




Cobalchini e Beto visitam obras da Nova Travessia


O deputado e ex-secretário de Infraestrutura Valdir Cobalchini (PMDB) e o prefeito Beto Comazzetto (PMDB) visitaram ontem (9) as obras do elevado do Trevo do Tedesco, que faz parte do projeto da Nova Travessia de Caçador. Também estava presente o engenheiro da Viga Pavimentações e Obras Ltda, Valter Gessi dos Santos, que prometeu a entrega de toda obra para novembro de 2014.

            Santos revelou também que o projeto esta com 50% do total concluído, faltando a conclusão dos dois elevados - o do Trevo do Tedesco esta em andamento e o do PET esta com as placas prontas e inicia em seguida - a terceira faixa em alguns trechos e os serviços de acabamento: calçadas, pinturas, placas, iluminação e outros. “Em 90 dias devemos liberar o transito no Trevo do Tedesco”, revelou Santos, afirmando que antes disso já iniciam as obras do elevado do Trevo do PET, após a retirada da rede de energia, que esta prevista para acontecer ainda este mês.

            Cobalchini, idealizador da obra como secretário de infraestrutura, disse que a obra esta caminhando bem e que poderia até servir de modelo para o Estado, pois de todas as obras executadas na sua passagem pela SIE esta é a que teve menos problemas. “A grande maioria das pessoas envolvidas nos processos de desapropriação foram receptivas e tudo foi resolvido de forma positiva”, afirmou Cobalchini, observando que a obra será concluída sem nenhuma herança judicial.

             O prefeito Beto Comazzetto disse que a prefeitura, que no projeto é responsável pelo processo de desapropriação e indenização dos terrenos, esta com todos os processos em dia. “Mas a finalização depende da conclusão da obra, para saber exatamente qual será a área utilizada para o projeto e definir os valores das indenizações”, observou.  



 

PT vai sair mais fraco


A avaliação é de um petista histórico. Se o PT em Santa Catarina mantiver o projeto de candidatura própria, como quer o seu presidente e pré-candidato Cláudio Vignatti, a aventura pode custar muitos votos para a reeleição da presidente Dilma Rousseff. Na opinião dele o presidente, por mais que tenha uma parte do partido que o apoia, está em projeto pessoal e não esta pensando no projeto maior. Entretanto, a direção nacional do PT esta antenada para o assunto e surpresas podem acontecer.




Amarp se reúne em Caçador


Foi realizada na manhã de sexta-feira (9) na Câmara de Vereadores de Caçador a Reunião Ordinária da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp). O encontro contou com a presença da maioria dos prefeitos que fazem parte da associação que é presidida pelo prefeito de Lebon Régis, Ludovino Labas.

O encontro foi aberto com a apresentação e aprovação das contas do Consórcio Integrado do Contestado (Cinco), que com a aprovação unanime dos prefeitos presentes passou a ser denominado Consórcio Intermunicipal Catarinense (CIM Catarina), que conta com a participação de 18 municípios, mas a partir de agora vai abranger todos os 295 municípios do estado.

            No mesmo ato também foi eleita – por aclamação – a nova diretoria do Consórcio. Sendo eleito presidente o prefeito de Rio das Antas, Alcir Bodanese; vice-presidente Beto Comazzetto; conselheiros fiscais: Ivo Biazzolo (Fraiburgo), Padre Labas (Lebon Régis) e Marcos Siqueira (Monte Carlo). O novo presidente empossado, Alcir Bodanese, disse que o Consórcio te sido muito importante para os municípios e a partir de agora muito mais, pois poderá auxiliar a todos que quiserem aderir.

            Na segunda parte da reunião, presidida pelo Padre Labas, foram tratados assuntos efetivamente da Amarp como os critérios para a participação dos prefeitos nos encontros regionais que o Ministério Público vai promover. O encontro encerrou com apresentações do diretor administrativo da 19K Soluções Tecnológicas, Valdir Natel e do arquiteto Artur Brandalise, que fez uma apresentação do Parque Estadual do Rio do Peixe, que prevê a instalação de uma trilha ecológica entre o rio e a Ferrovia do Contestado nos nove municípios lindeiros.





Travessia de Fraiburgo
  

O deputado Valdir Cobalchini participou da reunião da Amarp na sexta-feira (9) pela manhã. Cobalchini ressaltou a importância do Consórcio para os municípios, que já em um sucesso, será ainda maior por que é uma iniciativa ajuda a todos os municípios. O deputado disse que ainda não se desligou totalmente da Secretaria de Infraestrutura, e que na terça-feira deve estar com o governador para definir os recursos para a revitalização da Travessia de Fraiburgo, que também é um projeto iniciado por ele.   




Nova UBS de Matos Costa


Foi realizada na quinta-feira (8) a assinatura e entrega da ordem de serviço, para a empresa Engemo Construções Ltda, responsável pela construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) de Matos Costa. Presentes o prefeito Raul Ribas Neto, a secretária de saúde Lidiane Tomacheuski, o engenheiro Engemo Assis Ali Mohamed, e o engenheiro da Prefeitura Tiago Menegasso. Raul disse que a administração conta com um excelente grupo que auxilia no dia a dia para Matos Costa se tornar cada vez melhor. Neste sábado (10), às 9h, o prefeito Raul Ribas e o vice Paulo, entregam a comunidade um caminhão caçamba, que completa o pacote do PAC: motoniveladora, retroescavadeira e caminhão.





Poucos avanços 


Na avaliação do empresário Sergio Medeiros, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL SC), se a aprovação na Alesc do Estatuto Estadual das Microempresas esta semana foi um avanço. O Projeto de Lei Complementar nº 221/12, conhecido como Supersimples, aprovado na Câmara Federal foi uma decepção. “Depois de muita luta, os avanços foram muito poucos. O fim da substituição tributária atingiu poucos produtos que movimentam o varejo”, afirmou o dirigente, observando que a lei como foi aprovada não beneficia as categorias de empresas que necessitam do incentivo.


Nenhum comentário: