terça-feira, 22 de abril de 2014

Coluna Osni R. Mello 16 Abril






“Podem ter certeza meus jovens, se a natureza fosse um banco, já teria sido salva” Eduardo Galeano





Confraternização do PTB


O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) de Caçador realizou na noite de quinta-feira (16) uma reunião política para debater os rumos na eleição deste ano. Na pauta a criação do conselho de ética e a definição de um candidato para a região, que já tem alguns nomes, mas ainda não é oficial. Na segunda parte do encontro, confraternização com direito a churrasco e bolo para comemorar o aniversário do diretor de habitação da Prefeitura de Caçador, Claudio Rottava (PTB), e mensagem via telefone do presidente estadual do PTB Francisco Cochi.





Os 400 do Ministério Público


Pode parecer perseguição, pois já comentei sobre o assunto na coluna. Mas não bastasse alguns setores da nossa justiça “estar de folga” na Semana Santa desde quarta-feira (16). Isso mesmo leitor, quarta-feira. Permanece em análise na Assembleia legislativa o Projeto de Lei Complementar (PLC 30/2013), de autoria do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que cria 435 cargos comissionados.

            Neste momento crucial para o Brasil, quando muito se fala em corrupção e em mecanismos para acabar com a corrupção. Quando o MP teve resguardado seus poderes para fiscalizar e investigar de um projeto que o limitava. O mesmo MPSC propõe para a comunidade catarinense a criação de 435 cargos para serem preenchidos sem nenhum critério técnico, a não ser o apadrinhamento e o nepotismo cruzado.

            Uma instituição que ganhou o respeito dos Catarinenses e do Brasil com suas ações contra a corrupção, não pode ser contaminada pela doença que infesta os demais poderes. Entretanto, se o projeto original proposto for aprovado, o MPSC terá um funcionário concursado para cada dois funcionários comissionados. Contrariando o que o MPSC exige das prefeituras e demais poderes: que o número de cargos efetivos não seja inferior ao de comissionados. Contrariando também a Constituição ao permitir a contratação de comissionados para funções técnicas.

            São medidas como estas que contrariam o discurso do governador Raimundo Colombo (PSD) de acabar com o Aulisismo e incentivar a Meritocracia. Se for vitoriosa a proposta do MPSC – com os votos da maioria dos deputados é bem verdade – estaremos diante da criação de uma casta judiciária. Uma casta que não terá que provar nenhum merecimento para ocupar cargos de extrema importância e confiança.

Se já iniciamos o debate para que os Ministros do Supremo sejam eleitos por voto. Não me parece adequado que o MPSC queira nos enfiar goela abaixo 435 cargos comissionados.





Aulisismo


Para os que ficaram curiosos para saber o que é Aulisismo, mas estão com preguiça de pegar o dicionário ou consultar o Dr. Google. Aulisismo, do latim "aulicus", de "aula", quer dizer: corte; frequentador da corte. Aprofundando mais o assunto os áulicos eram os parasitas que infestavam as cortes dos reis e viviam exclusivamente dos seus favores. Nas democracias modernas, o Aulisismo se reveste de formas menos decorativas e reaparece nas figuras dos cupinchas, dos cabos eleitorais e do empreguismo, que enche as repartições públicas de um funcionalismo ocioso e displicente.




Taxa de crescimento


Um dos dados mais importantes para a realização do estudo do Transporte Público e do posterior projeto de mobilidade urbana é a taxa de crescimento da população de Caçador. E os dados revelam que Caçador cresce a uma taxa de 2,16%, um pouco menos que Santa Catarina 2,42%, mas a uma taxa maior que o Brasil, que cresce 1,94%.




Complicou


A situação do deputado Romildo Titon (PMDB) complicou. Com mais esta derrota no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e a proximidade das eleições, diria que a melhor solução é renuncia do deputado ao cargo e uma nova eleição para a mesa da Alesc. Afinal de contas a Alesc não representa os desejos de Titon – representa os catarinenses - e nem o PMDB merece ser sangrado por um de seus integrantes.




Creche no barranco     
      

A creche do Bairro Nossa Senhora Salete, que teve o seu processo de implantação iniciado no barranco, já tem um novo local para implantação. O novo local, que deve ser anunciado nos próximos dias, está localizado um pouco acima do terreno colocado a disposição, que tinha problemas de excessiva declividade. O novo espaço fica em área plana. 




Pesquisa Vox Populi


A mais recente sondagem de intenção de voto para presidente da república, pesquisa Vox Populi/CartaCapital, apontou que a presidente Dilma Rousseff (PT) venceria no primeiro turno. Dilma oscilou um ponto percentual para menos e tem 40%, enquanto os demais candidatos juntos tem 26% das intenções de votos. Aécio Neves (PSDB), que também caiu um ponto é segundo com a 16%, Eduardo Campos tinha seis a agora tem 8%, Pastor Everaldo (PSC) tem 2% e Levy Fidelix (PRTB), Randolfe Rodrigues (PSOL), Eymael (PSDC) e Mauro Iasi (PCB) não pontuaram. Foram ouvidos 2.200 eleitores em 161 municípios de todos os Estados, menos Roraima, e no Distrito Federal, entre os dias 6 e 8 de abril.

Nenhum comentário: