quinta-feira, 17 de abril de 2014

Coluna Osni R. Mello 15 Abril




“Enquanto você for o que os outros querem que você seja. Você não será ninguém” Anônimo




Mutirão em Matos Costa


O prefeito de Matos Costa, Raul Ribas Neto (PT) colocou todo mundo para trabalhar. Na segunda-feira (14) convocou uma reunião com secretariado, funcionários da prefeitura e comunidade para propor a realização de um mutirão para auxiliar a equipe de urbanismo, na limpeza e embelezamento da cidade. Na terça-feira o pessoal já estava no trecho, trabalho que continuou na quarta e quinta e seguira na terça-feira (22), véspera de aniversário de 52 anos de Matos Costa. “Essas ações, ajudam a mostrar que somos todos iguais, independente do cargo que exercemos”, destacou o prefeito, revelando que a partir do mês de maio vão organizar um cronograma de mutirão para os bairros e comunidades do interior. “Estaremos levando maquinários, equipes de saúde, educação, agricultura e dos demais departamentos para trabalhar em conjunto”, afirmou.





Mais carros, as mesmas ruas


O recente debate sobre o Transporte Público trouxe a tona outro problema crônico de Caçador e de todas as cidades que estão saindo de um patamar médio para grande: o trânsito. Problema que foi - e ainda é - muito criticado, debatido e já consumiu altas somas em estudos, em quase todas as administrações, mas ainda não teve um projeto definitivo.

 Talvez por que o problema do trânsito de Caçador seja um só: o excesso de veículos. Ou seja, desde a sua fundação as ruas de Caçador, principalmente no centro da cidade onde temos os maiores problemas, são as mesmas e os veículos aumentam todos os dias.

Uma realidade fácil de constatar, pois hoje temos uma frota de 42.364 veículos e uma taxa de 1,75 habitante/veículo. Há dez anos, em 2003, Caçador tinha 19.018 veículos e uma taxa de 3,53 veículos por pessoa. Hoje cada dois habitantes possuem um veículo e portanto qualquer processo de melhoria para o trânsito não passa apenas pelo estudo do sistema e mudanças pontuais.

Temos que encarar o fato que é necessário retirar veículos das ruas, aumentando a eficiência do transporte público, por exemplo, e trabalhar urgente na criação de um plano de mobilidade a longo prazo. De outra forma, se o crescimento da frota continuar no ritmo 5,63% (2012 para 2013) e a população de 2,16%, em pouco tempo teremos um veículo para cada habitante e não quero nem pensar nos problemas.   





Bombeiros em debate


Deputados Valdir Cobalchini (PMDB) e Darci de Mattos (PSD) foram recebidos pelo procurador-geral do Ministério Público de Santa Catarina, Lio Marin, para tratar da eterna novela bombeiros militares x bombeiros voluntários. Os deputados reforçaram pedidos já existentes para que o Ministério Público faça acordos para que nos municípios onde os voluntários estão estabelecidos, casos de Joinville, Caçador, Concórdia e Jaraguá do Sul, entre outros, possam desenvolver o trabalho sem a interferência dos militares.

Eles defendem que nos municípios onde há o trabalho dos voluntários, eles possam continuar fazendo, além do atendimento a sinistros, as vistorias exigidas por lei. Hoje o Ministério Público questiona no Tribunal de Justiça uma lei estadual que regulamenta as vistorias e cobranças de taxas pelos voluntários. "Santa Catarina toda conhece o trabalho feito pelas unidades de bombeiros voluntárias e não é justo que essa disputa com os militares continue", defende Cobalchini.




Radar Móvel


Já esta na Câmara de Vereadores o projeto de lei que vai autorizar o Diretoria de Trânsito, Transporte e Segurança (Dittesc) a adquirir equipamentos de segurança, entre eles o Radar Móvel e as câmeras que serão utilizadas no Projeto Bem Te Vi em parceria com a Polícia Militar. A Dittesc já realizou testes com alguns aparelhos e a constatação é que tem muita gente excedendo a velocidade e com os documentos vencidos.




Ônibus novo


Uma das constatações do estudo do Transporte Público de Caçador é a de que temos a frota com uma das melhores média de idade no estado. Os veículos a disposição estão com 1,14 anos de uso e isso é um ganho para o sistema.  




Engenheiro de Trafego


Os problemas do trânsito de Caçador voltaram a ser tema de debates na Câmara de Vereadores. A vereadora Cleony Figur (PSD) e Alencar Mendes (DEM) levantaram os problemas gerados pela nova rotatória da ponte da rodoviária, que tem provocado engarrafamentos no local e chegaram a sugerir a contratação de um engenheiro de tráfego. Presente na sessão o diretor da Dittesc, Allex Atollini, afirmou que vai sugerir a contratação deste profissional para o prefeito.




Agricultura Familiar


O deputado estadual Dirceu Dresch (PT) esta comemorando duas medidas do Governo do Estado que terão impacto direto na renda dos agricultores familiares catarinenses: o novo decreto estadual que isenta de ICMS os produtos da agricultura familiar destinados para a alimentação escolar e o edital da Secretaria da Educação para compra de produtos dos agricultores no valor de R$ 10,1 milhões. "Tanto a isenção do imposto como o edital de compra de produtos dos agricultores são conquistas que há anos reivindicamos. Essas medidas se complementam. Para ter ideia do impacto, as cooperativas de agricultores que participarem do edital vão deixar de pagar cerca de R$ 950 mil em ICMS. E esse dinheiro vai para o bolso do agricultor."

Nenhum comentário: