terça-feira, 22 de abril de 2014

Coluna Osni R. Mello 21 Abril



“Se todos quisermos, poderemos fazer deste país uma grande nação. Vamos fazê-la” Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. 



A Cesar o que é de Cesar


Todos sabem que sou o primeiro a criticar quando um ato administrativo não foi bem executado. Mas isso não me impede de reconhecer quando um é bem feito. O prefeito Beto Comazzetto (PMDB) e a equipe da Fundema esta de parabéns pelo trabalho que esta executando na drenagem do Estádio Municipal. Uma obra prometida por muitos prefeitos e presidentes da FMEC, mas que esta realmente sendo executada pela atual administração.






Universalização do Supersimples


Os micro e pequenos empresários e as entidades que defendem os interesses da classe estão apostando todas as fichas no Projeto de Lei Complementar 221/12, que trata da universalização do regime tributário do Supersimples, atualmente restrito a algumas atividades. Projeto que vai a votação na Câmara Federal no dia 29 de abril.

            O presidente da Ampe de Caçador e região, Odelir Neves, disse que o projeto será um divisor de águas para as micro e pequenas empresas, que defendem a eliminação da Substituição Tributária e o enquadramento das MPEs no Simples Nacional pelo faturamento e não por segmentos. “Isso incluirá empresas que hoje estão fora do Simples e será uma medida mais justa para todos os micro e pequenos empresários”, afirmou.

O PLC aprovado pela Comissão Especial vai permitir a inserção no Supersimples de todas as categorias de micro e pequenas empresas que faturam até R$ 3,6 milhões por ano, independentemente da atividade. Com a aprovação da medida, clínicas médicas, consultórios de dentistas, escritórios de advocacia, pequenas imobiliárias e mais de 200 outras atividades com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões, até então enquadradas no regime de lucro presumido, passarão a ter o direito a aderir ao Supersimples.

O Supersimples unifica oito impostos em um único boleto, gerando uma redução média de 40% em sua carga tributária. Com a universalização, são esperadas não somente a redução do número de empreendimentos informais como também o aumento do volume de empregos nos pequenos negócios.

Outra mudança do PLC é referente à substituição tributária. Mecanismo aplicado pelos Estados que cobra antecipadamente o ICMS das mercadorias. O presidente do Sebrae, Luiz Barretto, disse que o PLC respeita o direito garantido por lei de tratamento diferenciado aos pequenos negócios. “E a medida não vai só aumentar a arrecadação do Supersimples, mas também diminuir bruscamente a informalidade. Não queremos acabar com a substituição tributária, somente ordenar isso e fazer valer o tratamento diferenciado para as micro e pequenas empresas, senão teremos uma mortalidade enorme, que inviabiliza capital de giro, bitributa empresa e faz muita gente ir para a informalidade”, afirmou. Com informações da Agência SEBRAE.



Donana


Esta é do colunista Ilimar Franco, de O Globo. Ilimar escreveu na sua coluna de terça-feira (15) nota sobre a suposta ocupação irregular de um imóvel do Senado por Ana Arraes, ministra do TCU, que vem a ser mãe do pré-candidato ao planalto Eduardo Campos (PSB). Ilimar chamou a ocupação de “mamata” e afirmou que a ministra se recusou a pagar pelo uso do imóvel. Ana Arraes foi deputada federal por dois mandato, deixando de ser parlamentar para assumir o cargo de ministra do TCU, após ser eleita pela Câmara de Deputados, em uma articulação promovida pelo agora presidenciável Eduardo Campos.




Terminal Urbano


Uma das novidades da licitação do Transporte Público, que deve ser lançada em 30 dias, é a obrigatoriedade do usuário chegar ao local de destino com o pagamento de apenas uma tarifa. Isso vai obrigar a administração pública a construir um terminal de passageiros ou a implantação de outro sistema que permita o cumprimento da obrigatoriedade. O consultor Ronaldo Gilberto Oliveira, da Profuzzy Consultoria e Sistemas, disse que o mecanismo é uma exigência da lei e a não observação pode resultar na suspensão do processo.




Processo de Cassação 


O processo de cassação do vereador Vilso Soares (PDT) terá um desfecho na próxima semana. A promessa é do presidente da comissão que investiga o assunto, vereador Valmor de Paula (PT), que alegou a falta da entrega de alguns documentos, pelo investigado, para a demora. O que a comunidade espera, em com contida ansiedade, é que o desfecho seja favorável à construção da democracia e exemplar. Desfazendo o sentimento generalizado que o corporativismo dos legisladores vai absolver o vereador das acusações de pronto.




Não aos paraquedistas


A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Videira (Aciav) não abandonou o seu projeto de realizar uma campanha para eleger um representante do município e região para uma das cadeiras da Alesc. Pré-candidato que participa do processo, Olir Maziero, do PTB, afirmou que o projeto é pra valer e que o escolhido para representar Videira será o melhor colocado em pesquisa que será realizada pela Aciav. Os prováveis candidatos – até o momento - são: O próprio Olir Maziero (PTB); Jorge Lopes Oliveira (PMDB), o Doutor Jorge, vice de Wilmar Carelli (PMDB); Narcisio Kun e Natalino Lazare (DEM), ex-prefeito de Arroio Trinta.




Vice sim


Ganhou força esta semana a possibilidade do deputado Valdir Cobalchini (PMDB) ocupar a vaga de candidato a vice-governador na chapa com Raimundo Colombo (PSD). Que Colombo tem preferência por Cobalchini não é novidade para ninguém. Sempre que pode o governador elogia o trabalho do seu ex-secretário, como um dos mais competentes e eficientes. Na próxima semana, quinta-feira (24) Cobalchni reúne o PMDB da região Caçador para falar da pré-convenção do dia 26. E a vitória dos favoráveis a manutenção da aliança é o primeiro passo na construção da candidatura a vice.

Nenhum comentário: