terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Coluna Osni R. Mello 9 Dezembro



"Não há quem seja hipócrita nos seus prazeres" Samuel Johnson





Eleição na Uniarp



A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp) realiza hoje (10) um evento que vai definir como será o seu futuro. A eleição para a escolha do novo reitor sela definitivamente o destino da instituição e de como será a sua condução acadêmica nos próximos dois anos.




Para mim que desde o início fui um defensor da autonomia da Universidade, para ser um motor do desenvolvimento da sociedade caçadorense e regional, é gratificante ver que em tão pouco tempo, quatro anos, a instituição já alcançou tantos feitos. 

Na eleição de hoje, onde votam os membros do Conselho Curador, dois candidatos disputam a preferência. O reitor Adélcio Machado dos Santos, que disputa a reeleição e o vice-reitor Almir Granemann dos Reis, que colocou seu nome a disposição. No dia 18 de dezembro, mais uma eleição, esta para a escolha do novo presidente. 





Educação Superior


A colega Angela Cardoso dos Santos lança no dia 15 de dezembro, dia em que foi realizada a Assembleia Geral que ratificou a decisão da comunidade caçadorense pela Uniarp, em 2009, o livro: A história da Educação Superior na região de Caçador. Livro que conta com a colaboração do reitor Adelcio Machado dos Santos. O livro será lançado durante evento de integração e encerramento do ano que será realizada pela UNIARP em parceria com a Associação de Professores e Funcionários e terá show de stand up comedy com Diogo Portugal. O presidente da Uniarp engenheiro Gilberto Seleme, destaca que no evento o fundador da precursora Fearpe, Dom Orlando Dotti estará presente e será homenageado. “Será uma noite de confraternização, para encerrar com brilhantismo o ano de 2013 que foi repleto de grandes realizações”, comentou. Na foto a jornalista Angela Cardoso e bispo Dom Orlando Dotti.



Últimas sessões



Serão realizadas nesta semana, quarta (11), quinta e sexta-feira, as últimas sessões ordinárias da Câmara de Vereadores de Caçador. Após estas sessões podem ocorrer sessões extraordinárias, convocadas pelo executivo, mais ainda não previstas.




Presente de Natal

       

O Reitor da Uniarp e presidente da Associação Caçadorense de Imprensa (ACIJO), classificou de um belo presente de Natal o desempenho da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp) no Índice Geral de Cursos (IGC). Com o conceito 3 a Uniarp figura ao lado de instituições tradicionais, tais como a Universidade Regional de Blumenau (FURB), Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e Universidade Regional de Joinville (UNIVILLE).

Desempenho superado apenas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Universidade do Vale do Itajaí (Univali), que conquistaram o conceito 4. O Reitor Adelcio faz questão de frisar que o mérito é todo das colegas e dos colegas do magistério, professoras e professores da Universidade, bem como do alunado, que tanto contribuíram para o magnífico desempenho.





Raul em Curitibanos


Todo mundo sabe, e quem não sabe agora vai saber, que minha terra natal é Curitibanos, a do coração Caçador. Pois bem, quando eu conto que o falecido Raul Seixas passou uma temporada na zona do baixo meretrício, depois de ter feito um Show em Joaçaba as pessoas fazem uma cara que é um misto de ta-mentindo-ou-fantasiando. Agora descubro que outros também sabem da história e um deles tem muita credibilidade. Cacau Menezes escreveu sobre o mesmo fato na sua coluna do Diário Catarinense exatamente como eu sempre escutei. E tem mais, em Joaçaba, diz que Raul conheceu um cara chamado Pedro Belotto - nativo da cidade - em frente ao cine Vitória, que o inspirou a compor a música "Meu amigo Pedro". /Pedro onde você vai eu também vou.../ mas tudo acaba onde começou.../ lembram?










OAB/SC e FIESC estudam atuação conjunta



O presidente da OAB/SC, Tullo Cavallazzi Filho, reuniu-se nesta segunda-feira (9) com o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte. Na pauta, uma agenda comum entre as duas entidades em questões como segurança pública, reforma política, meio ambiente e reforma tributária.



A ideia é que as comissões temáticas da OAB e as câmaras técnicas da FIESC promovam discussões e eventos em conjunto. “Temos condições de trabalhar juntos em muitos pontos e no próximo ano vamos intensificar isso”, disse Côrte.

           

“A OAB/SC já é parceira de muitas entidades em vários projetos. Pretendemos ampliar essa presença em temas relevantes para a sociedade", comentou Cavallazzi. A OAB/SC tem 59 comissões temáticas em diversos segmentos.



Participaram do encontro na FIESC os advogados Carlos Kurtz, diretor jurídico da Federação, André Cordeiro, que integra o núcleo Jurídico da entidade e preside a Comissão de Direito das Pessoas com Deficiência da OAB/SC, e Jacson Nunes, chefe de gabinete da presidência da OAB/SC.

Nenhum comentário: