quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Coluna Osni R. Mello 10 Dezembro



 

"O campo da derrota não está povoado de fracassos, mas de homens que tombaram antes de vencer" Abraham Lincoln 




Reitor Adelcio é eleito por unanimidade



O reitor da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), professor Pós-Dr Adelcio Machado dos Santos, foi reeleito ontem (10) para mais um mandato (2014-2017) frente ao corpo docente da instituição. Adelcio foi eleito por unanimidade em assembleia que reuniu o Conselho Curador, Universitário e Fiscal na Reitoria. Adelcio reassume o posto prometendo ampliar o processo de consolidação e qualificação do ensino superior em Caçador e região. “Uma educação de qualidade que atraia alunos e professores”, afirmou. O professor Almir Granemann dos Reis retirou a sua candidatura.  






Educação catarinense patina



Dias desses comentei sobre a diferença entre a educação pública e a particular, sem saber dos dados mais recentes do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). Afirmei que a educação pública precisa melhorar o ensino e não apenas as instalações.

Minha observação foi confirmada pelo estudo que apontou uma queda de quatro pontos - de 54º para 58º - do Brasil no ranking mundial. O estudo avaliou as notas de 18.589 estudantes brasileiros nas disciplinas de: matemática, leitura e ciências.

O mesmo estudo também apontou que Santa Catarina, apesar de estar entre os melhores estados do Brasil, ainda esta distante do padrão asiático que tem: Xangai (1º), Singapura (2º), Hong Kong (3º), Coreia do Sul (4º) e Japão (5º). 

Os estudantes de Xangai receberam nota 613 em Matemática, 570 em Leitura e 580 em Ciências. Os estudantes de Santa Catarina receberam 415 em Matemática (412 em 2009), 423 em Leitura (438 em 2009) e 418 em Ciências (434 em 2009). O consolo é que tem estados bem piores, como Alagoas, que registrou as piores notas do Brasil e de todos os países pesquisados.



Desempenho SC x Xangai




Disciplina              Matemática           Leitura                    Ciências
SC                               415                              423                             418    
Xangai                       613                             570                             580
Alagoas                      342                             355                             346





PTB de Caçador em Chapecó



Os dirigentes do PTB de Caçador participaram no sábado (7), em Chapecó, de mais um encontro regional do partido, como preparação para as eleições de 2014. No encontro, de acordo com o presidente Moisés Ramos, foi definido que o PTB terá candidatos a deputado federal e estadual na região de Chapecó, faltando acertar os nomes. Participaram do encontro, além do presidente, Cláudio Rottava, Fábio Favarin, Nelson Florencio da Silva, Marisa da Silva e Olir Maziero. O evento contou com a participação de 60 lideranças de toda região Oeste.








Sem problemas



O presidente do PT Marcelo Ribeiro envia e-mail explicando sobre a ausência do prefeito Beto Comazzetto (PMDB) na sua posse, já que no final de semana publiquei nota falando sobre o assunto. Diz Marcelo que “Como era um evento interno do Partido, e não se tratava de cargos e outros assuntos referente à administração, tomei a liberdade de não incomodar o prefeito Beto, no sentido de não convida-lo, sabendo de seus compromissos e agenda no município neste dia, tal como o PROERD que foi na mesma data e horário de minha posse. Sendo que na visita a Caçador do deputado estadual Neodi Saretta, na qual participei da reunião no gabinete, o prefeito Beto fez o convite a mim de uma visita minha assim que eu tomasse posse para conversarmos, o que não aconteceu ainda devido aos problemas da composição da executiva do PT de Caçador”, explicou.   


Conselheiro

O ex-prefeito de Caçador, engenheiro agrônomo Fernando Driessen, foi eleito na segunda-feira (9) para o cargo de conselheiro Estadual do CREA/SC na Câmara de Agronomia. Driessen foi eleito com 212 votos na vaga destinada ao Sindicato dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (Seagro), para representar o sindicato na Câmara Especializada de Agronomia (Ceagro) e no Plenário do CREA/SC. Junto com Driessen também foram eleitos os conselheiros: Gilson Gallotti (Canoinhas - 261 votos), Eduardo Piazera (Rio do Sul - 194 votos), Jorge Dotti Cesa (São Joaquim - 192 votos) e Germano Fuchs (IItajaí 102 votos). A posse dos conselheiros titulares e dos seus respectivos suplentes acontecerá na reunião plenária do Crea-SC em janeiro de 2014.






Pensata



Juscelino Kubitscheck foi assassinado. João Goulart foi assassinado. Alguém tem alguma dúvida do quão nocivo foi para o Brasil a ditadura patrocinada pelos militares e pelos americanos.    




Valorização



Nesta questão do IPTU tem se confundindo valorização imobiliária com rentabilidade imobiliária. A simples valorização de um imóvel não representa que o morador, na sua grande maioria proprietário de apenas um imóvel, recebeu algo pela valorização. O imóvel apenas valorizou, mas o morador continua recebendo seu salário, com os mesmos reajustes previstos em lei, que com certeza não acompanham a valorização imobiliária. Quem lucra com a valorização imobiliária são os proprietários de mais de um imóvel ou especuladores imobiliários. Por isso um IPTU baseado no valor dos imóveis é inadequado, ou muito subjetivo.





Abraham Lincoln



Assisti ao aclamado filme de Steve Spielberg que conta uma parte da história da trajetória do presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln. Um personagem que não teve medo de enfrentar a opinião pública contrária e patrocinou a 13ª emenda a constituição americana, que aboliu a escravidão em 1865. Lincoln era amado pelo povo, mas odiado pelos sulistas: em parte pela guerra separatista que culminou com a derrota do Sul escravagista e pela própria abolição. Tanto que acabou morto. Um excelente filme, além de uma aula de estratégia política, que indico.





Pesquisa nova



Uma nova pesquisa nacional sobre sucessão presidencial, feita pelo Instituto Paraná Pesquisas; no cenário principal, a presidente Dilma Rousseff tem 43,46%, contra 17,14% de Aécio Neves, 15,61% do cada vez mais candidato Joaquim Barbosa e 6,93% de Eduardo Campos. Sem o juiz pop, números são muito parecidos com os do Datafolha: a presidente com 47,15%, o tucano com 20,51% e o pernambucano com 11,31%; também foram feitas simulações com Marina Silva, José Serra e o ex-presidente Lula; Marina pode provocar o segundo turno; Lula venceria de lavada, com 54% dos votos; "a oposição precisa de Barbosa ou de Marina para não enterrar de vez seu caixão", diz Murilo Hidalgo, diretor do Paraná Pesquisas. Do Brasil 247.


Nenhum comentário: