segunda-feira, 15 de abril de 2013

Coluna Osni R. Mello 15 de abril




“Toda a nossa vida é uma primavera, porque temos em nós a verdade que não envelhece e essa verdade anima toda a nossa caminhada” Cirilo de Alexandria




Plano Diretor



Pesquisando a Lei de Zoneamento de Caçador, também chamada de lei de parcelamento do solo ou Plano Diretor, lembrei que a Lei Complementar nº 168, sancionada em 16 de abril de 2010 pelo então prefeito Saulo Sperotto, já sofreu alguns retalhamentos. 


 



E pasmem os senhores, pelo próprio patrocinador da lei, que em 16 de dezembro de 2010 promulgou a Lei Complementar nº 193, revogando o artigo 80, que previa que: Art. 80. Quaisquer alterações que se fizerem necessárias nesta Lei Complementar deverão ser submetidas à apreciação da Comissão Técnica de Urbanismo e aprovação do Conselho da Cidade de Caçador conforme art. 88, item V da Lei Complementar nº 89 de 16 de outubro de 2006.



E não é só isso, recentemente a lei sofreu mais um retalhamento. Com a promulgação da Lei Complementar nº 246, de 20 de junho de 2012, pelo prefeito Imar Rocha. Desta vez diminuíram o recuo mínimo das construções de 4 para 2 metros.



Não há problema algum é se alterar a lei para melhorar o uso do solo urbano e a o desenvolvimento urbano. O que chama a atenção é que o assunto esta sendo tratado por quem não tem competência para tal.



 Se a Lei Complementar previa que estes assuntos deveriam ser submetidos à apreciação da Comissão Técnica de Urbanismo e aprovação do Conselho da Cidade de Caçador, porque isso foi retirado do texto. Para o Plano Diretor continuar atendendo aos interesses de uns poucos em detrimento da maioria.





PMDB mobiliza filiados



Os membros da Executiva Estadual do PMDB estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (15), na sede da sigla para tratar de encaminhamentos partidários. Na pauta mobilizações como o encontro da JPMDB marcado para os dias 27 e 28 de abril, em Porto União.

Centenas de jovens estão sendo aguardados para o evento, que contará com a presença das principais lideranças da sigla. O presidente estadual do PMDB, Eduardo Pinho Moreira, o ex-governador Paulo Afonso, e o secretário geral, deputado Renato Hinnig, já confirmaram presença. “Vamos marcar presença neste importante evento de mobilização e fortalecimento do PMDB, que neste ano comemora 47 anos de história a serviço dos catarinenses”, destacou Moreira.

O aniversário de 47 anos do PMDB catarinense também foi pauta da reunião. Uma Sessão Especial está sendo organizada para o próximo dia 22, pela bancada estadual, com apoio do Diretório do partido em Santa Catarina. Ex-governadores e lideranças indicadas pela bancada estadual receberão homenagens. O MDB nasceu no dia 23 de abril no Estado. Mais tarde, com a extinção do bipartidarismo, numa tentativa de interromper o seu crescimento, o movimento passou a ter o “P” do PMDB.

As inserções da propaganda partidária obrigatória do PMDB, que vão ao no próximo dia 15 de maio, foi outro assunto da agenda dos peemedebistas. A história, a força e o futuro do PMDB pautarão os programas.

Também presentes à reunião, o presidente da JPMDB, João De Nadal; o ex-governador Paulo Afonso; o ex-deputado João Mattos; deputados Renato Hinnig e Ada De Luca;  Paulo Meller, Miguel Ximenes, Ari Vequi e os advogados Anselmo Klein e Adelcio Machado. 







Porque



O fortalecimento da China como zona de convergência do comercio internacional e do fluxo de capitais, em parte uma das causas da crise que assola EUA e Europa, pode provocar um fenômeno que já aconteceu em tempos recentes. Os Estados Unidos se voltar para a America Latina como zona de exploração. E todos sabemos como os americanos realizam suas ações de exploração. A recente vitória do candidato chavista na Venezuela, Nicolás Maduro com 50,66% dos votos, contra 49,07% de Capriles, uma diferença de apenas 235 mil votos e sua imediata ação de pedir recontagem de votos não é uma atitude sem apoio externo.





Reitor integra a direção da ABRAJET/SC



O Reitor da Uniarp e presidente Associação Caçadorense de Imprensa (Acijo), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, sempre militou na imprensa catarinense, com dedicação especial ao jornalismo cultural e turístico. Áreas que lhe permitiram contato com organizações e personalidades de destaque.

            No jornalismo turístico, que ganhou relevância na economia catarinense, sobretudo no litoral, Adelcio dedica parte de seu tempo Associação Catarinense de Jornalismo de Turismo de Santa Catarina (ABRAJET/SC).

            Associação que recentemente renovou sua direção, mantendo na presidência o Jornalista Alberto Gonçalves de Souza, e manteve também a participação de Adelcio, agora como membro do Conselho de Ética da Abrajet/SC. “As atividades associativas permitem a permuta de experiências profissionais e esta especialidade do jornalismo se fortalece, porque o turismo de modo geral se agiganta no Brasil”, concluiu.




 

Conselho Político



Uma das decisões do encontro do final de semana do Partido dos Trabalhadores (PT), realizado no sábado na Câmara de Vereadores foi a criação de um Conselho Político. O conselho, que já tem um grupo formado para elaborar a sua criação, terá o papel de tomar as decisões políticas do partido e evitar as tomadas de decisões pessoais. 





Chafariz da consciência ambiental



O pessoal da Casan comprovou o seu comprometimento com a consciência ambiental e com a economia. Na frente da minha casa, em pleno domingo (14), por volta das 18h, um cano da rede de abastecimento de água estourou e formou um chafariz. No mesmo instante foi ligado para a Casan e ninguém atendeu. Hoje, segunda-feira (15), logo cedo foi ligado novamente e avisado sobre o vazamento. Os responsáveis pela manutenção só apareceram para realizar o conserto na parte da tarde. 






Curso de Libras



A Gerência Regional de Educação (Gered), da Secretaria Regional de Caçador (SDR) está com inscrições abertas para o Curso de Formação Continuada para educadores da Rede Pública, Língua Brasileira de Sinais, LIBRAS - Básico I. O curso oferece 40 vagas e inicia no dia 29 de abril, com aula nas segundas e quartas-feiras das 19h às 22h, na escola Irmão Léo.

A integradora de educação especial e diversidade, Eliane Ribeiro dos Santos, disse que o curso é uma forma de capacitar os professores que já lecionam. “O curso procura contribuir para viabilizar a inclusão das pessoas surdas na escola de trabalho, proporcionando assim a criação de um ambiente inclusivo para a pessoa com deficiência auditiva, assim facilitando a comunicação”, disse. O curso será ministrado pelo professor Felipe Fernandes.

Podem participar os professores efetivos  e ACTs com exercício na rede estadual de ensino. Os profissionais interessados devem comparecer na Gered, anexo a SDR, no bairro DER e procurar pela integradora Eliane Ribeiro dos Santos ou pelo fone (49) 3561-5900.





 
As inscrições para os cursos de informática, no período noturno, da Secretaria de Educação de Caçador continuam abertas. Interessados em realizar o curso devem comparecer na Casa da Cultura até sexta-feira (19) das 13h30 às 17hpara efetuar a matrícula. Os cursos serão ofertados nos Telecentros de Taquara Verde, Linha Rio Bugre, Tabajara, Henrique Júlio Berger e Irmão Venâncio José, no horário das 17h às 22h uma vez por semana. O curso é gratuito e tem o total de 80 horas com certificado de conclusão.

Nenhum comentário: