quarta-feira, 17 de abril de 2013

Coluna Osni R. Mello 17 de abril



"Nada é impossível para aquele que persiste" Alexandre o Grande      


Secretário Borga apresenta antigranizo para deputado

O deputado estadual Dirceu Dresch (PT), recebeu em seu gabinete, na manhã desta quarta-feira (17), a visita do secretário de Agricultura de Caçador, Tiago Borga. Eles discutiram a implantação e o funcionamento do sistema antigranizo na região e o apoio à produção de pescado. O vereador de Lebon Régis, Clovis Schregele (PT), também estava presente.


 
No ano passado, Dresch apresentou emenda ao orçamento do Estado para 2013 prevendo recursos para a implantação do sistema regional antigranizo. A emenda foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça, mas rejeitada pelo relator da matéria na Comissão de Finanças e Tributação.
O sistema prevê a instalação de geradores de solo em todos os municípios englobados pela 10ª. Secretaria de Desenvolvimento Regional e tem custo aproximado de R$ 1,2 milhão. Objetiva a prevenção do desastre natural e a diminuição das perdas na lavoura. O projeto beneficiaria os municípios de Caçador, Macieira, Calmon, Rio das Antas, Lebon Régis e Timbó Grande.
“Vamos continuar atuando politicamente para que o governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura de Pesca, assuma os custos do sistema. São municípios pequenos que têm dificuldade para custear o sistema com um todo. Além disso, o sistema dá segurança aos produtores rurais, evitando que tenham perdas na lavoura, principalmente na fruticultura”, argumenta Dresch. Uma indicação do deputado pedindo a implantação do sistema foi aprovada em plenário e será enviado ao governador Raimundo Colombo.


 Apoio à cadeia da pesca

O deputado Dirceu Dresch, que preside a Comissão da Pesca e Aquicultura da Assembleia Legislativa, aproveitou a oportunidade para tratar com o secretário Tiago Borga da possibilidade de realização de um seminário no município para debater o Plano Safra Pesca e Aquicultura do governo federal. Uma data será definida para a realização do evento. Existe a possibilidade de realizer o evento junto com o Seminário Regional da Pesca, evento da prefeitura de Caçador que acontece no mês de junho.  A piscicultura do município segue em expansão e registrou rescimento de 20% entre 2011 e 2012, afirmou Borga.


Aniversário de Matos Costa

A Câmara Municipal de Matos Costa, aprovou na Sessão do dia 15, por unanimidade, Moção de Aplausos, de autoria da Vereadora Danuza Rodrigues (PMDB), oferecida ao município de Matos Costa, pela passagem do aniversário de 51 anos e dos 100 anos do Contestado. A vereadora agradeceu o apoio dos colegas e convidou a todos para solenidade de entrega da moção ao prefeito Raul Ribas Neto na Sessão Solene da Câmara que será realizada no domingo dia 21 de abril às 19 horas.
A vereadora também falou um pouco sobre o Contestado: “A Guerra do Contestado deixou marcas históricas em nosso município como o Pocinho São João Maria, o Santo das Águas, curava os enfermos e batizava aqueles que tinham fé, fazia tudo com plantas, lama e muita água santificada. O precioso líquido da vida era o seu principal remédio, para purificar os homens de todo mal.
Também a morte do Capitão João Teixeira de Matos Costa em uma emboscada no dia 06 de setembro de 1914, este homem defendia os interesses legítimos dos sertanejos que eram escravizados e que agora estavam rebelados, sendo ele totalmente contra o emprego das forças armadas para resolver problemas sociais. Em sua homenagem, a localidade de São João dos Pobres quando foi emancipada, recebeu o seu sobrenome e assim passou a se chamar de Matos Costa.
Essa Moção de Aplausos em comemoração do Centenário do Contestado visa valorizar a história vivida em nosso município. O nosso município é muito rico em memória e em cultura, muitas vezes esquecidas ou pouco conhecidas. É importante que preservemos o que temos, os lugares, a nossa cultura, enfim tudo que contém as nossas histórias. Como diz meu pai, Mite: "Quem esquece o passado, não vive o presente". Matos Costa é uma cidade histórica, tem um grande potencial turístico por apresentar tantas fatos marcantes na história, devemos valorizar isso", afirmou.
A festa de aniversário de Matos Costa será realizada nos dias 21,22 e 23 de abril de 2013. O Prefeito Raul disse que será uma festa mais simples, por causa dos problemas financeiros que Matos Costa enfrenta, mas que para os próximos anos pretende fazer uma festa a contento dos munícipes. Na foto o vice-prefeito de Matos Costa Paulo Camargo (esq.), com o secretário de infraestrutura Valdir Cobalchini e a Vereadora Danuza.


Postos de saúde

O prefeito Beto Comazzetto pediu para o departamento técnico da Secretaria de Saúde realizar um estudo para o fechamento de pelo menos duas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O objetivo da ação é reunir o atendimento dos postos que estão mais próximos e dar mais qualidade de atendimento nos que vão permanecer abertos. O processo vai levar em conta a distância dos locais de atendimento e a utilização pela comunidade deste serviço.


Ferrovia em debate no Oeste

O coordenar da Frente Parlamentar Catarinense das Ferrovias, deputado estadual Dirceu Dresch (PT), e o coordenador da Frente Parlamentar Nacional das Ferrovias, deputado federal Pedro Uczai (PT) participam nesta quinta-feira, 18, de audiências públicas em Pinhalzinho e São Miguel do Oeste para discutir a construção e o traçado da Ferrovia da Integração (Itajaí/Extremo-Oeste). A primeira audiência inicia às 9 horas, na Câmara de Vereadores de Pinhalzinho. No período da tarde, o evento está marcado para as 14 horas, no auditório da Associação Comercial e Industrial de São Miguel do Oeste.
O traçado da ferrovia será decidido no projeto técnico, que pode passar pelo Vale do Itajaí ou por Mafra. “Nós defendemos que o traçado seja estendido até Dionísio Cerqueira, fronteira com a Argentina, para que no futuro este seja o primeiro corredor ferroviário bioceânico, interligando os portos catarinenses ao porto de Antofagasta, no Chile. Já estivemos na Argentina fazendo esse debate com autoridades políticas do país. A ligação do Atlântico com o Pacífico por ferrovia reduziria o tempo das exportações para o Oriente”, argumenta Dresch.
            O projeto de viabilidade técnica para a construção da Ferrovia da Integração será contratado até junho deste ano pela Valec Engenharia, Construções e Ferrovias. Já foi definido que a obra será executada pelo 10º Batalhão de Engenharia de Construções do Exército Brasileiro, sediado em Lages. Dresch esteve na última semana em  Brasília, onde discutindo a questão com o presidente da Empresa Estatal de Planejamento Logístico (EPL), Bernardo Figueiredo.


Questão

Será que Caçador vai mandar algum representante para esta audiência pública sobre a Ferrovia da Integração. A participação de Caçador se faz necessária pois um dos traçados propostos utiliza parte da infraestrutura da Ferrovia do Contestado, hoje completamente abandonada. Sem entrar no mérito de questões econômicas e de desenvolvimento que falam por si.


Interatividade acadêmica

Dia 12 de abril de 2013 os alunos da 9ª fase Bacharelado em Educação Física da UNIARP estiveram aplicando Dinâmicas de lazer junto aos alunos do Sesc. Os acadêmicos puderam vivenciar a prática através das variadas atividades adequadas para aquele público. A professora Ana Mara destaca que a turma foi muito bem recebida pela coordenação de Educação e pelos alunos do Sesc.



Universidades

Como não é 1º. de abril, só pode ser piada de mau gosto esta história de Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) em Caçador. E a Udesc? E a Uniarp? Vamos parar de retórica e partir para ação. Deixemos a retórica para ser estudada nos bancos da Universidade. Já se passou mais de um ano da instalação da Udesc em Caçador e até agora o que existe de efetivo é placa de criação. Não sou contra a instalação de nenhuma Universidade, biblioteca ou qualquer mecanismo que aumente a cultura de nossa gente. Mas não podemos admitir mais promessas.

Nenhum comentário: