“As flores são bonitas em qualquer lugar do mundo, muita gente tem forma mas nao tem conteúdo” Alexandre Magno Abrão, o eterno Chorão
A Ferrovia da Integração é viável
A despeito
de algumas manifestações, como a do ex-prefeito de Rio do Sul e hoje secretário
da Defesa Civil Milton Hobus (PSD), que avaliou a discussão para construção da
Ferrovia da Integração inviável pela falta de volume de carga, o Governo
Federal não pode parar o processo. A construção de ferrovias no Brasil recupera
mais de 50 anos de esquecimento e apostas erradas de governos seduzidos pelo
dinheiro fácil dos organismos internacionais para fazer rodovias. Mas com que
interesse?
A construção de uma ferrovia ligando
Litoral e o Oeste de Santa Catarina não pode ser uma discussão de botequim,
política, baseada no interesse de uma região. A ferrovia que será como uma veia
artéria a levar e trazer mercadorias de todas as regiões do Estado deve ser uma
discussão de todos os catarinenses, pois a sua existência vai provocar uma
revolução na maneira de transportar produtos.
Talvez o secretário Hobus esteja
falando da falta de volume de carga em Rio do Sul, que esta a 106 quilômetros
do litoral, se comparado com Dionísio Cerqueira, que esta há mais de 800 Km.
Talvez ele esteja se referindo ao volume de cargas hoje. Mas uma obra desta
envergadura, que se integra ao modal rodoviário, não pode ser pensada no curto
prazo, até porque a sua construção, no ritmo que as obras brasileiras andam,
deve levar pelo menos 10 anos para ser concluída.
Vejamos alguns motivos que
viabilizam o transporte ferroviário. Em 2003 a frota de veículos de Santa
Catarina era de 1.933.785 veículos, hoje a frota ultrapassou 4 milhões, com um
crescimento de mais de 50% no período; Um dos itens do custo Brasil é o
transporte; Em todo o mundo o trem é viável, porque não seria no Brasil ?; Um
trem de 100 vagões (100 toneladas cada) substitui 357 caminhões de 28 toneladas
de carga; A criação da ferrovia da integração ativaria a Ferrovia do
Contestado.
Para finalizar, a título de
curiosidade, o megainvestidor americano, Warren Buffett, pagou em 2009 US$ 26
bilhões por 77,4% das ações da companhia ferroviária Burlington Northern Santa
Fe Corp. (BNSF) que ainda não lhe pertenciam. Com um detalhe, a empresa tinha
US$ 10 bilhões em dívida e mesmo assim o investidor considerou um bom negócio.
Ainda os trens
Segundo
dados da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) a matriz
de transportes em nosso país apresenta grave distorção. Passam pelas rodovias
58% de tudo o que é transportado no Brasil, enquanto as ferrovias transportam
apenas 25% do total e, as hidrovias, 13%. Nos Estados Unidos, 43% é
transportado pelas ferrovias, 32% pelo rodoviário e 25% pelo aquaviário. Na
Rússia, a participação das ferrovias chega a 81%.
Ainda os trens 1
De 1994 a
1997 os prejuízos acumulados pela RFFSA eram de R$ 2,2 bilhões. De 1996 a 1998
o valor arrecadado nos leilões das malhas da extinta RFFSA foram de R$ 1,76
bilhão. De 1996 a 2009 a arrecadação de impostos, concessão e arrendamento e
CIDE representou um acréscimo de R$ 11,7 bilhões nos cofres públicos. A
ampliação das redes ferroviárias também ativam uma cadeia produtiva que vai
além do transporte de cargas, que hoje emprega mais de 36 mil pessoas. As
ferrovias vão empregar pessoas e atrair investimentos na construção civil,
ativar as empresas de material ferroviário, entre outros. Fonte: ANTF e
associadas ANTF.
Café com o prefeito
O
Prefeito Municipal de Matos Costa, Raul Ribas Neto (PT) e o vice-prefeito Paulo
Camargo (PMDB), continuam inovando em Matos Costa, toda primeira segunda-feira
do mês vai acontecer o CAFÉ COM O PREFEITO, que visa aproximar e discutir
assuntos do executivo com os vereadores.
Na
segunda-feira (4) foi
realizado o primeiro encontro e discutidos
assuntos importantes do município. O presidente do Legislativo, vereador
Denílson Gregório (PR), disse
que é a primeira vez que um fato desta
natureza acontece em Matos Costa.
“Agradeço
a todos que compareceram, foi um momento especial, onde os vereadores ouviram sobre nossa viagem a capital, no encontro
com a FECAM, como está os projetos, e demais assuntos. E nós, do
executivo, ouvimos os vereadores. Toda primeira segunda-feira
de cada mês estaremos reunidos”,
destacou Ribas.
Participaram do café os vereadores:
Danuza Rodrigues, Denílson Gregório (PR), Edagair
Scheffer (PMDB), Gercy Castilho(PDT), Miguel da Silva
Junior (PSD), Vilmar Cordeiro (PR) e Zauri Davila Fonseca (PSD).
Apenas um projeto
O projeto de
Eduardo Campos (PSB) não tem a menor chance de dar certo por um motivo muito
simples: Como ele vai fazer campanha contra e criticar um governo ao qual
sempre apoiou e até este momento continua fazendo parte com dois ministros.
Inferno astral
Informações
de gabinete dão conta que inferno astral de Saulo Sperotto deve ganhar mais um
ingrediente nos próximos dias. Estão para ser devolvidas, pelo Tribunal de
Contas do Estado (TCE), as suas contas de 2010, mais uma vez com o status de
rejeitada. Mais uma vez porque as contas de Saulo já foram apreciadas pelo
tribunal e rejeitadas em 2011, mas Sperotto pediu a reapreciação. E olha que
nem foram analisadas as contas dos primeiros quatro meses de 2011.
Strasbourg
O Grupo
Strasbourg, que representa a marca Peugeot, comemora neste mês, um ano de
atividades no Oeste de Santa Catarina, com as concessionárias de Chapecó e
Caçador. Durante este primeiro ano, a recuperação e reforço da imagem da marca
foram os principais objetivos da concessionária que quer se firmar como
referência na região.
O diretor do Grupo Strasbourg, Joni Zutter, faz um balanço sobre o trabalho que
vem sendo realizado, “estamos a cada dia conquistando novos clientes e
reconquistando antigos. Melhoramos muito no Plano de Qualidade Total, tanto na
área de vendas quanto em pós-vendas”, avalia.
Em seu primeiro ano de atividades na região, o Grupo
Strasbourg já contabiliza resultados positivos. “Tivemos um crescimento ainda
tímido nas vendas. Estamos prevendo um aumento expressivo para 2013. O
lançamento mais esperado da marca que acontecerá em 13 de abril, o 208, ajudará
a impulsionar um novo ritmo”, revela o diretor do Grupo Strasbourg. A novidade
para este ano será a inauguração de mais uma unidade na região, em Joaçaba. A
previsão é que a concessionária seja inaugurada no segundo semestre. “Este será
mais um passo para solidificar a marca na região”, afirma Zutter.
Bauer candidato
Minhas fontes
da capital garantem que já esta na casa da dezena o número de reuniões
realizadas pelo postulante a candidato a governador Paulo Bauer (PSDB) e o
casal Amin, Angela e Esperidião, para formação de uma aliança para a disputa do
próximo ano. Bauer esta de olho no cacife eleitoral do casal que parte de 1
milhão de votos. Para concretizar a aliança Bauer esta disposto a oferecer a
vaga de vice e até a vaga de senador, desde que outro partido não venha
integrar o projeto. Difícil vai ser o casal Amin convencer o restante da
bancada, turbinada pela presença de Joares Ponticelli no governo. A conferir.
Radioativa
Já está no
ar, pela internet, no endereço www.radioativacacador.com.br a nova web radio de Caçador, voltada
para a juventude em suas mais diversas formas de expressão. A Radioativa, web
rádio criada entre amigos que compartilham de um mesmo ideal, ouvir e ser
presença em meio à juventude tem programas como o Bote Fé Caçador, que contará
com diversas atrações culturais locais, e destaques do cenário musical. Com
o slogan “na sua onda” a Radioativa entra “na onda” da juventude, com uma
proposta de programação diversificada, com programas de humor, entrevistas,
personalidades em destaque, música de qualidade e fatos que constroem o
cotidiano da juventude. Quem acompanhar a programação também ficará por dentro
da caminhada e atividades realizadas pelos grupos de jovens da cidade, como o
EJA, Pastoral da Juventude, Grupo João Paulo Segundo e PJM, bem como as
informações sobre a Jornada Mundial da Juventude, que acontece no Rio de
Janeiro, em julho deste ano. A Radioativa também possui um fanpage em www.facebook.com/radioativacacador.
Meias verdades são piores que mentiras
inteiras
Como o Brasil pode ser o penúltimo em educação se de acordo com dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), foram pesquisados apenas 40 países e este nosso mundinho tem mais de 190. Também é preciso informar que o USA, a maior nação do mundo ocupa apenas a posição 17. E mais, que Israel ocupa a posição 29, assim como nações que fundaram o mundo conhecido estão no meio do caminho: Itália 24, França 25, Portugal 27 e Espanha 28.
Como o Brasil pode ser o penúltimo em educação se de acordo com dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), foram pesquisados apenas 40 países e este nosso mundinho tem mais de 190. Também é preciso informar que o USA, a maior nação do mundo ocupa apenas a posição 17. E mais, que Israel ocupa a posição 29, assim como nações que fundaram o mundo conhecido estão no meio do caminho: Itália 24, França 25, Portugal 27 e Espanha 28.
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