terça-feira, 5 de março de 2013

Coluna 5 de março


“Quando próximo, finja estar longe; quando longe, finja estar próximo."  Sun Tzu



Primeiro encontro peemedebista de 2013


O primeiro encontro dos 104 prefeitos eleitos em 2012 pelo PMDB e dos novos vice-prefeitos e vereadores da sigla foi confirmado para o próximo dia 21 de março, em Florianópolis. Pelo menos 500 peemedebistas são esperados para o evento promovido pela Fundação Ulysses Guimarães e pelo Diretório Estadual do PMDB. 


O presidente da fundação em Santa Catarina, deputado Renato Hinnig, é o responsável pela organização da reunião. O deputado federal Eliseu Padilha (RS), que preside a FUG em nível nacional já confirmou presença.

Além de debater os projetos partidários para 2013, o principal objetivo do encontro é capacitar os novos gestores e legisladores municipais, munindo-os de informações sobre temas de interesse como a Captação de Recursos no Governo Federal e a Transparência e Controle Social. O PMDB também vai destacar os cursos de formação política. Só em Santa Catarina, a FUG já formou mais de 6 mil lideranças nos últimos dois anos. “Não basta ter bons candidatos em época de campanha, nossos objetivos são mais amplos na busca pela qualificação política. Através da FUG o PMDB promove a capacitação constante dos representantes do partido em nível municipal”, destaca Hinnig.

De acordo com o presidente do PMDB, Eduardo Pinho Moreira, o evento marca o início das mobilizações peemedebistas em 2013. “Após este encontro será dada a largada para as ações regionalizadas com roteiros por toda Santa Catarina”, destaca. Na foto Eliseu Padilha (esq.), Eduardo Moreira e Renato Hinnig, presidentes da FUG Nacional, PMDB/SC e FUG Santa Catarina, respectivamente.





Cidadão Honorário 

Foi aprovado pela unanimidade dos vereadores na sessão de ontem (4) da Câmara de Vereadores a indicação do nome do Secretário de Infraestrutura, deputado Valdir Cobalchini, para receber o título de cidadão Honorário de Caçador. Para Cobalchini, o título é uma grande vitória, pois ao chegar a Caçador muitas vezes foi tratado de forasteiro pelos adversários políticos. Adversários que hoje reconhecem a importância do seu trabalho para Santa Catarina e para Caçador e região.






Nova Travessia de Caçador


O secretário de infraestrutura Valdir Cobalchini (PMDB) prometeu para março de 2014 a entrega das obras da Nova Travessia de Caçador. Obras que iniciaram esta semana no Trevo do Tedesco, onde será construído um dos elevados dos dois previstos. No lançamento do edital das obras do aeroporto Cobalchini revelou alguns detalhes da obra, como o eixo central com barreira tipo New Jersey e iluminação. Um dos problemas enfrentados pelo projeto é a adequação dos elevados e rotatórias ao giro dos caminhões que utilizam a via. Com a introdução das carretas de três eixos separados, chamadas de “Wanderleia” o eixo de giro aumentou consideravelmente e o projeto terá que sofrer algumas adequações para receber este tipo de veículo. A observação foi do presidente eleito da Acic, empresário do transporte Henrique Basso.




Reunião do PSDB


O PSDB realizou ontem (4) a noite, na sede da Ampe, uma reunião com lideranças regionais para resolver o impasse criado pela indicação do assessor jurídico de Calmon, Claudio Fávero Junior, do PSDB de Ponte Serrada, para ocupar o cargo de Secretário Regional. O objetivo da reunião, de acordo com integrante do partido, é o de indicar nomes para que a bancada estadual escolha quem vai ocupar a secretária. A reunião foi marcada depois que chegou até o partido em Caçador a informação que o secretário exonerado Saulo Sperotto (PSDB) indicou um nome de sua preferência, sem consultar o partido. As lideranças políticas de Caçador entendem que Fávero tem todo o direito de pleitear a vaga, mas as outras lideranças também tem o direito de indicar o seu, ou seus preferidos. A reunião contou com a participação de 30 pessoas.





Dilema


O governador Raimundo Colombo (PSD) terá que dar demonstrações claras de que esta comprometido com o projeto PMDB/PT/PSD se quiser ver os seus projetos saírem do papel. Coma maioria dos recursos atrelados ao Governo Federal o sucesso dos projetos que podem garantir a reeleição e tirar o seu governo da inércia, estão intimamente ligados às atitudes que Colombo tomar daqui para frente. Ao menor sinal de perigo - como a entrevista de Jorge Bornahausen de apoio a Eduardo Campos (PSB) que segundo Prisco Paraíso acabou na mesa da presidente Dilma Rousseff (PT) - o governo pode fechar as torneiras. 




Fically no PMDB? 


É claro que o ex-vereador Itacir “Fically” Fiorese, um campeão de votos em Caçador, tem o direito de escolher o partido que quiser. Mas a título de análise é preciso dizer que o PMDB seria o caminho mais difícil para as pretensões de Fically. No PMDB Fically teria que respeitar um fila com diversos postulantes mais bem colocados, e ela é grande. Que o diga Rubiano Schmitz, ainda sem partido, que sinalizou com a filiação no PMDB, mas ainda não formalizou. Ao saírem do PP, onde eram os primeiros da fila, Rubiano e Fically assumiram o risco de, entrando num partido como o PMDB, respeitar a hierarquia de postulantes. Por isso a melhor alternativa para Fically e Rubiano é a filiação em outro partido ou até mesmo a criação de um novo partido.




Mostrando as garras


Considerado pelos colegas como uma personalidade difícil de conviver o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, começou a mostrar suas garras. Procurado por jornalistas para comentar nota divulgada pelas três maiores entidades de juízes do país (AMB, Ajufe e Anamatra) o ministro xingou o repórter da Folha de São Paulo Felipe Recondo. Questionado  de como estava vendo a questão, Barbosa não o deixou concluir  a pergunta e respondeu: "Não estou vendo nada. Me deixa em paz, rapaz. Vá chafurdar no lixo como você faz sempre" e ao sair ainda o chamou de palhaço. Nota onde as entidades criticaram Barbosa por ele ter dito em entrevista que a magistratura tem mentalidade pró-impunidade, e afirmam que ele vive situação de "isolacionismo" e "parte do pressuposto de ser o único detentor da verdade".




OAB/SC estuda criar selo de qualidade para cursos Jurídicos


A Comissão de Educação Jurídica da OAB/SC aprovou nesta segunda-feira (4) o início de estudos para a criação do Selo de Qualidade OAB/SC para cursos jurídicos de graduação e pós- graduação. O objetivo é garantir a qualidade da formação na área com a avaliação dos conteúdos curriculares das instituições de ensino pela OAB/SC.

“Estamos mais preocupados com a questão da formação do que da informação”, afirmou o Presidente da Comissão, Cesar Luiz Pasold. A proposta abrangerá cursos de graduação presenciais, semipresenciais e à distância, bem como pós-graduação lato sensu e stricto sensu. Os estudos serão conduzidos por subcomissões criadas especificamente para isso. Os pareceres sobre a viabilidade do selo deverão ser concluídos até 31 de maio.

A Comissão também planeja realizar eventos para entrosamento entre os cursos jurídicos e a OAB/SC, por meio de conferências, palestras, seminários e painéis sobre Educação Jurídica. Será elaborado um cronograma prevendo eventos de julho de 2013 até dezembro de 2015.


Nenhum comentário: