terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Coluna 25 de fevereiro


"Quando vou a um país, não examino se há boas leis, mas se as que lá existem são executadas, pois boas leis há por toda a parte." Montesquieu 



MP pede afastamento de Saulo


A grande notícia desta segunda-feira (25) foi o pedido de afastamento do recém empossado secretário Regional de Caçador Saulo Sperotto, pela Juíza de Direito Luciana Pelisser Gottardi Trentini.

O pedido tem motivação em processo de Suspensão de Nomeação do Ministério Público de Santa Catarina (MP/SC), patrocinado pelo promotor Diego Rodrigo Pinheiro, que deu entrada no Fórum de Caçador no dia 18 de fevereiro. Processo onde são réus o próprio Estado de Santa Catarina e secretário regional Saulo Sperotto. 



Na ação o MP pede a suspensão, através de tutela antecipada, dos efeitos do ato n.225 de 29/01/2013 (ato que nomeou Saulo), até julgamento final da demanda, com o afastamento cautelar de Saulo do cargo de Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional de Caçador.

O MP sustenta que, de acordo com as informações colhidas, Saulo não preenche todos os requisitos estabelecidos em lei para o exercício de qualquer cargo junto ao Poder Executivo Estadual, segundo disposto no art. 1, "a" da Lei 15.381/2010 (Lei da Ficha Limpa Estadual), em razão de processo junto a justiça eleitoral. Desta forma o ato que o nomeou é nulo, pois não cumpriu com os requisitos legais.

No despacho a Juiza lembrou que o Estado editou a Lei n. 15.381/2010, que disciplina a nomeação para cargos em comissão. Lei que em seu Art. 1 proíbe a nomeação para cargos em comissão no âmbito dos órgãos dos Poderes Executivos, Legislativo, Judiciário e do Tribunal de Contas do Estado, às pessoas inseridas nas seguintes hipóteses: a) os que tenham contra sua pessoa representação julgada procedente pela Justiça Eleitoral, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado, em processo de apuração de abuso do poder econômico ou político, desde a decisão até o transcurso do prazo de 8 (oito) anos. 

Lembrou também que no caso em questão, não resta dúvida da prova documental, sua nomeação para o cargo em comissão pelo ato n. 225/2013, que mesmo julgado por órgão colegiado por abuso do poder econômico, Saulo foi nomeado, demonstrando manifesta afronta à Lei Estadual n. 15.381/2010.

Finalizou afirmando que também se faz presente, e fundado, o receio de dano irreparável ou de difícil reparação, pois os valores recebidos por Saulo a título de remuneração, não serão ressarcidos aos cofres públicos. Com base nisso a juíza da segunda vara cível de Caçador suspendeu o ato de nomeação de Saulo e determinou o seu imediato afastamento. 

                O promotor Ricardo Pinheiro estava em audiência e Saulo Sperotto não foi encontrado para comentar a decisão da justiça. A expectativa é que ele recorra da decisão. Ontem mesmo a justiça entregou o Mandado de Intimação para o procurador do Estado André Martinez Rossi. O mandado para intimação de Saulo também foi emitido, mas até o fechamento da matéria não havia sido entregue. 




Cobal em Criciúma


A foto é da assessoria do deputado federal Celso Maldaner (PMDB) e mostra um grupo de peemedebistas de peso na campanha do deputado Ronaldo Benedet, nas eleições suplementares de Criciúma. Entre eles o secretário de infraestrutura, deputado Valdir Cobalchini e o vice governador Eduardo Pinho Moreira. São seis candidatos na disputa da vaga de prefeito, aberta com o enquadramento do prefeito Clésio Salvaro (PSDB) na Lei da Ficha Limpa. Disputam  Américo Faria, do DEM; Cíntia dos Santos, do PSTU; Fábio Brezola, do PT; Márcio Búrigo, do PP; Rodrigo Maciel, do PCB; e Ronaldo Benedet, do PMDB. A eleição suplementar será realizada no dia 3 de março e a disputa esta entre Benedet e Burigo.



 

Promessas


Dia desses conversei com o prefeito de Lebon Régis, padre Ludovino Labas (PSDB) e perguntei se ele tinha trazido muitas boas novidades da sua recente viagem a Brasilia? Me respondeu que tinha trazido uma mala cheia, “de promessas”.




As solicitações de Neri


O vereador Neri Vezaro (PMDB) é um dos participantes do 11º. Congresso Catarinense de Municípios, que será realizado de 25 a 27 de fevereiro, no CentroSul em Florianópolis. Na semana que passou ele levou ao prefeito Beto Comazzetto (PMDB) uma série de projetos e reivindicações da comunidade muito interessantes.

Vezaro pediu a atenção do prefeito para questões de regularização fundiária, pavimentação de ruas e a instalação de indústrias em Taquara Verde. Vezaro solicitou ainda a realização de orçamento para pavimentação de ruas no loteamento Monge João Maria e melhorias nas estruturas da praça central, com a instalação de um parque infantil, quadra de esportes e academia da terceira idade. Outra ideia apresentado pelo vereador é para construção do sistema de gavetas no Cemitério Municipal de Caçador, que sofre com a falta de espaço.

O prefeito disse que a participação dos vereadores nas ações em prol do município são importantes e que o debate de ideias deve existir. “Recebemos semanalmente vereadores caçadorenses que apresentam propostas de melhorias. O trabalho em conjunto entre a Prefeitura e Câmara é fundamental para que as ideias surjam e as obras e ações necessárias para o desenvolvimento de Caçador sejam realizados”, declarou.




Bornhausen apoiando socialista?


O cacique político aposentado - mas ainda influente - Jorge Konder Bornhausen declarou ao jornalista Moacir Pereira que apoia a candidatura de Eduardo Campos (PSB) e espera que ele esteja junto com o PSDB no segundo turno. Ou seja, a direita que Bornhausen representa não quer o socialista Eduardo Campos no poder, quer alugar a sua sigla e sua denominação socialista para eleger o cada vez mais enfraquecido Aécio Neves do PSDB. Mas isso não é nenhuma novidade, em Santa Catarina o PSB é um pálido satélite do PSD do deputado Federal Paulinho Bornhausen, que vem a ser filho de Bornhausen. Comandado pelo ex-senador Geraldo Althoff, que fez carreira política no PFL e depois no DEM. Ambos comandados por Bornhausen. A manifestação do cacique coloca mais uma, na pilha de dúvidas sobre a continuidade da polialiança em Santa Catarina, e do apoio do PMDB a reeleição do governador Raimundo Colombo (PSD).




Terrenos Baldios


O presidente da Fundema, Luiz Gustavo Pavelski informou que já licitaram a contratação de uma empresa para realizar os serviços de roçadas em terrenos da prefeitura e eventualmente em terrenos particulares. Pavelski explicou que em função das chuvas dos últimos dias a vegetação esta crescendo muito rápido e os funcionários da Fundema não estão dando conta do trabalho. Por isso os funcionários estão realizando os serviços nas praças e ruas e a empresa contratada fará nos terrenos. Pavelski lembrou também que os terrenos particulares devem ser limpos, sob pena de serem multados. 




Pavimentação em parceria


O ex-secretário da fazenda da Prefeitura de Caçador, Celso Thomé, será o responsável pelo projeto de pavimentação das ruas de Caçador em parceria com a comunidade. Thomé disse que já está organizando os projetos que serão realizados no sistema de caução, após o pagamento de 50% do valor do serviço. Thomé explicou que os moradores da rua que dese receber a pavimentação devem realizar abaixo assinado com no mínimo 2/3 dos moradores (com número de CPF ou RG) e protocolar na Prefeitura. Com o documento autorizando a abertura do processo a prefeitura da inicia o levantamento dos custos e lança o edital de caução, com conta especifica de cada rua. Uma vez pago 50% dos custos levantados a Prefeitura, através da secretaria de Infraestrutura, inicia as obras e o restante do pagamento pode ser feito em 36 vezes. Os interessados podem obter mais informações na Prefeitura com Celso ou pelo telefone (49) 3563 0322, ramal 260.

Nenhum comentário: