terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Coluna 26 de fevereiro


“O passado não reconhece o seu lugar: esta sempre presente” Mário Quintana



Caçadorenses lideram Circuito de Verão de Ciclismo


Os ciclistas da equipe da Associação Caçadorense de Ciclismo (ACC) fizeram barba, cabelo e bigode no 1º. Circuito de Verão Cidade de Curitibanos. A classificação final da competição, realizada em quatro etapas, teve os atletas caçadorenses: Cleomar Lidani em primeiro, Everton Favarin em segundo e Vinicius Pacievitcz em terceiro. O circuito de verão foi realizado pelas ruas de Curitibanos nos dias 2, 9, 16 e 23 de fevereiro. 






Cooperativa Mãos que Lutam


Estão a todo vapor as atividades da recém-criada Cooperativa Mãos que Lutam na Agricultura Familiar de Caçador e Região. A informação é do secretário da agricultura, Tiago Borga (PT), que revelou também que a organização já conta com 51 cooperados, liderados pelo agricultor assentado Orlei Garcia. “Um dos objetivos da Cooperativa é comercializar os produtos com o Programa Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal, que era realizado através da Coopertel”, afirmou.

Borga disse que a Cooperativa vai funcionar nas antigas instalações da Vaca Mecânica, que já possui estrutura adequada para este tipo de trabalho. “A cooperativa foi criada com o objetivo de processar, agregar valor e comercializar os produtos da agricultura familiar. Dentro deste objetivo, no futuro, serão agregados ao trabalho da cooperativa atividades como a produção de extrato de tomate e o processamento de outras hortaliças. “Neste ano a cooperativa não vai aceitar mais nenhum sócio, mas os interessados podem comercializar seus produtos como parceiros”, observou Borga, revelando que estes podem obter mais informação na Secretaria de Agricultura.     




100 toneladas de Physalis


Outra atividade que esta sendo realizada pela Cooperativa é a preparação e a comercialização de physalis. Com previsão de colheita de 90 a 100 toneladas na safra que inicia, a Cooperativa Mãos que Lutam entregou na segunda-feira (25) o seu primeiro carregamento de physalis para a empresa Incotril, de Treze Tílias, para fazer geleia. “A Incotril tem capacidade para adquirir toda a nossa produção, mas estamos entregando 60% para a empresa e 40% nos mercados da região, porque o valor agregado é maior”. A cooperativa já conta com 50 agricultores produzindo physalis, mas também já esta comercializando outros produtos como: pepino e cenoura. Já comercializam o physalis caçadorense as redes de supermercados Queluz e Superpão e outras redes de Curitiba e Chapecó. Atividades que estão a cargo do engenheiro agrônomo Luiz Tortatto.




Aeroporto


Uma equipe da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Banco do Brasil (BB) realizou ontem (26) uma visita técnica no Aeroporto Dr. Carlos Alberto da Costa Neves.  O objetivo da visita é fazer um diagnóstico da capacidade e demanda do aeroporto para o projeto de reestruturação que esta sendo realizado pela parceria Banco do Brasil, Governo Federal e Secretaria de Estado da Infraestrutura. A visita é o resultado de reunião realizado no dia 18 de fevereiro na superintendência do Banco do Brasil, em Florianópolis, onde participaram o prefeito Beto Comazzetto (PMDB) e o secretário de infraestrutura Valdir Cobalchini (PMDB).




Promotor confirma suspensão


O promotor Diego Rodrigo Pinheiro disse ontem (26) que a ação contra Saulo Sperotto (PSDB) e contra o Estado de Santa Catarina não se trata de improbidade administrativa, como informei anteriormente. De acordo com ele a ação tem o motivo único de suspender a nomeação de Saulo, como base a Lei da Ficha Limpa e daí surgem algumas confusões. Reafirmou o promotor que o Saulo foi cassado e a sua sentença foi examinada, em grau de recurso,  por um órgão colegiado que é o Tribunal Regional Eleitoral (TER). Se o processo tem outro recurso para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o que vale é a sentença publicada, até que o recurso seja apreciado.




Dresch: “Estadualização da Ferrovia da Integração é piada”


O deputado estadual Dirceu Dresch, coordenador da Frente Parlamentar Catarinense das Ferrovias, afirmou na tribuna da Assembleia Legislativa hoje (26) que a construção da Ferrovia da Integração (Extremo Oeste ao litoral) é prioridade para o governo federal e que o projeto da obra deve ser licitado este ano. O pronunciamento rebateu a informação do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Paulo Bornhausen de que a ferrovia teria sido excluída do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC-2), o que teria motivado o governo do estado a reivindicar a estadualização da obra.

“O governo do estado não cuida da saúde pública, não cuida da segurança pública, deixa as escolas estaduais se deteriorarem pela falta de manutenção e não valorização dos profissionais e vem a público dizer que quer construir ferrovia. Isso até parece piada ou é deboche. O governo não tem pauta positiva para mostrar e fica plantando informação equivocada”, critica Dresch.

Com relação à Ferrovia da Integração, Dresch afirmou que a construção do novo ramal ferroviário é decisão do governo federal e a licitação do projeto de viabilidade técnica está a cargo da Valec. “Estamos acompanhando essa questão passo a passo. O que está em discussão é o traçado da ferrovia, que pode ser pelo Vale do Itajaí ou por Mafra.  Será uma ferrovia moderna, com bitola larga, garantindo maior velocidade e eficiência”, destaca.





Quatro novas ferrovias em SC



Dresch informou ainda que Santa Catarina está contemplada com quatro projetos ferroviários, envolvendo PAC e o novo Plano de Concessão de Ferrovias “São obras que vão fazer de Santa Catarina o estado com melhor infraestrutura de transporte ferroviário no Brasil. Essa nova estrutura vai contemplar as nossas necessidades logísticas de transporte, fazendo a interligação férrea do interior ao litoral e integrando o estado aos centros produtivos de grãos.”




Projetos ferroviários 


Recuperação e readequação da ferrovia que sai de São Paulo, passa por Mafra, Lages e Porto Alegre (RS) até o Porto de Rio Grande (RS). Obra incluída no programa de concessões de ferrovias. Ferrovia saindo de Maracaju (MS), passa por Cascavel (PR) e chega até Mafra. Obra também incluída no programa de concessões de ferrovias. Ferrovia da Integração (Leste/Oeste): liga Chapecó a Itajaí. O projeto de viabilidade técnica vai definir o trajeto.

Nenhum comentário: