quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Coluna Osni R. Mello 14 Outubro



“O preconceito com nordestino é igual o com índio. Me chamam de paraíba, pescoçudo, cabeçudo. Eu vejo o preconceito como sem fim. Eu moro na favela, sou nordestino, mas se você olhar o grau de cultura que minha filhas têm! Apesar da minha ignorância e da minha cabeça dura, tem umas coisas lá em casa que eu digo sempre: respeitar os outros, tratar todos bem, não ser desonesto, não ter vergonha do pai e nem de morar na favela” Marcus Roberto de Abreu Rodrigues, 52 anos, nascido em Guaraciaba do Norte, Ceará, taxista e morador do Vidigal há 22 anos.




Contrato do projeto da Ferrovia da Integração será assinado hoje


Com a presença dos ministros dos Transportes e do Planejamento, Sergio Passos e Mirian Belchior, será assinado hoje (15) em Chapecó o contrato da ordem de serviço dos estudos técnicos da Ferrovia da Integração.  

Para o deputado estadual  Dirceu Dresch (PT), coordenador da Frente Parlamentar Catarinense das Ferrovias o evento ficará marcado como um dia histórico para Santa Catarina, pois representa o primeiro passo da obra ferroviária que ligará o Extremo Oeste aos portos do litoral catarinense. O ato acontece às 9h30, no Centro de Eventos do município.

"Será um dia histórico, um marco  para Santa Catarina. A definição da empresa que fará o projeto mostra que a obra  é prioridade para o governo federal. Como coordenador da Frente Parlamentar das Ferrovias, estou muito satisfeito por que Estamos colhendo o fruto da união do setor político e produtivo  e vamos dar o primeiro passo para a concretização de uma grande obra, que será em breve a mais importante para Santa Catarina", diz o deputado.

O edital de concorrência havia fixado como valor de referência R$ 68,7 milhões e o consórcio vencedor, que é liderado pela empresa catarinense Prosul, apresentou proposta 32% menor, fechada em R$ 46,5 milhões. O consórcio terá 22 meses para executar o serviço que inclui  Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), o levantamento aerofotométrico e o projeto básico de engenharia.


  

Dominguinhos


O vereador Dominguinhos (PMDB) revelou na sessão de segunda-feira (13) que recentemente visitou a Escola João Santo Damo e constatou a precariedade do educandário, que há muito esta necessitando de uma reforma. Entrou em contato com o secretário regional Imar Rocha (PMDB) e este revelou que escola não tem condições de reforma, e no local será construída uma escola nova. Disse ainda que o processo já esta tramitando e que nos próximos meses será efetuada uma reunião com a comunidade para definir onde os alunos vão estudar, até que a nova escola seja construída.






Trânsito de Caçador


O vereador Jorge Savi (PSD) comentou, em função da morte do estudante de jornalismo da Uniarp Ronaldo Baziuk em acidente, a problemática do trânsito em Caçador. Argumentou que transito caçadorense esta cada vez mais caótico e isso exige cuidado redobrado dos motoristas e pedestres. Em especial na nova travessia de Caçador que ainda esta em obras. O assunto também foi comentado pelo vereador Flavio Henrique (PT), que indicou a necessidade de uma barreira provisória no centro das quatro pistas até que as obras sejam concluídas. “A vida é mais importante que a mobilidade”, argumentou Flavio.




Obras no interior


O vereador Ricardo Pelegrinello (PT) voltou a Câmara com a corda toda. Começou criticando a “misturança” da política com questões como religião, união homoafetiva e aborto, enquanto questões mais urgentes estão esquecidas. Comentou também, em tom de critica, que a agricultura de Caçador nunca foi prioridade e continua não sendo. “Mesmo com todo o movimento econômico da agricultura de Caçador e a base da nossa economia sendo florestal e dependendo de estradas boas, desde que assumimos as estradas receberam pouca ou nenhuma manutenção”, observou o vereador, afirmando que ele não se exime da responsabilidade, por ser da base do governo, mas não pode deixar o assunto sem a devida atenção. 



Pensata


Se um legislador e pastor, que se autodenomina pertencente ao povo de Deus, considera errado o dialogo. O que esperar de um terrorista.  




Obras no interior 1


O vereador Moacir D’Agostini (DEM) também comentou sobre a precariedade das estradas do interior e afirmou que mais uma safra esta chegando e os agricultores continuam reclamando. “Os agricultores estão abandonados. Estes dias eu estive na Linha Adolfo Konder e não consegui passar com o carro. Assim como um agricultor, que utiliza moto e precisa trocar a roupa depois de passar pelo local para vir para a cidade”, observou. Para o vereador esta diminuindo o número de pessoas na agricultura por estarem desassistidas e sempre se alega a falta de recursos. “Mas nem sempre é falta de recursos, mas de boa vontade. Um exemplo é o estacionamento na frente do Centro Comunitário do Bairro Berger, que necessita apenas de um trabalho de máquina para prevenir até acidentes, mas não é feito”, argumentou Moacir, afirmando que tudo esta no cronograma, mas nada acontece.  






Educador Nota 10


Todos os vereadores usaram a palavra na sessão de segunda-feira (13) para lembrar a homenagem realizada para os professores, na sexta-feira, através do Educador Nota 10. O vereador Alencar Mendes (DEM) afirmou que a homenagem é muito merecida por tudo que os professores representam. Lembrou ainda que participou, representando o Legislativo, da solenidade de posse dos imortais e acadêmicos da Academia Caçadorense de Música (ACM).


Nenhum comentário: