sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Coluna Osni R. Mello 5 Setembro



“Superar é preciso. Seguir em frente é essencial. Olhar pra trás é perda de tempo. Passado se fosse bom era presente” Clarice Lispector




Nova Travessia


O candidato a deputado estadual Valdir Cobalchini (PMDB) comemorou a informação de que em aproximadamente 30 dias o elevado do Trevo do Tedesco estará dando passagem para veículos. “Essa é a maior obra de infraestrutura já feita em Caçador e muito breve já poderá ser
utilizada pelos caçadorenses ou por quem passa por aqui”, enfatizou Cobalchini, citando o apoio do governador Raimundo Colombo (PSD), quando foi secretário de Infraestrutura para obra viesse para Caçador. Cobalchini também comentou sobre o elevado do Trevo do PET e revelou que a obra deve estar pronta até o final do ano. “Toda a nova travessia de Caçador, que compreende duplicação, revitalização, novas rótulas e dois elevados está recebendo investimentos de mais de R$ 2 milhões do Governo do Estado. Tudo isso graças ao nosso trabalho e ao apoio do governador e do vice-governador Eduardo Pinho Moreira (PMDB)”, salientou.




Ranking do rock 


Já que a coluna é de fim de semana, vamos falar de um assunto mais ameno que a política. Vamos falar de música, de rock e de um ranking que o pastor americano Jeff Godwin fez para classificar – na sua opinião é claro – as dez bandas mais perigosas para os jovens ouvirem.

            Constante crítico do rock n'roll, Godwin escreveu em 1985 o livro "Devil’s Desciples", na tradução para o português “Discípulos do Diabo”. Lembrando que ele também incluiu na lista comentários sobre as características das respectivas bandas.

Da banda australiana AC/DC ele disse “Essa banda causou mais danos que qualquer outra por aí"; Sobre os Rolling Stones: "Esses drogados hedonistas e miseráveis inventaram o Rock diabólico"; Do Led Zeppelin: "Um grupo de caçadores de emoções ocultas, com um catálogo de negativismo, melancolia e óperas sexuais e sensacionalistas de Heavy Metal".

De Mötley Crüe: "Uma quadrilha de bocas sujas e fornicadores que espalham abertamente seu estilo de vida detestável". Do KISS: "Não contentes com os milhões de dólares já roubados de seus fãs, que são basicamente garotas de treze anos, o KISS parece longe de desaparecer na lata de lixo do Rock".

Da desconhecida Twisted Sister: "Atitude animalesca, machista, combinada com preferências sexuais estranhas e doentias. Uma das bandas mais prejudiciais da atualidade". Da sexagenária Judas Priest: "Ocultismo, postura de motoqueiros nazistas, violência, violência e violência. O mundo fica ainda mais insano com esse nojento grupo de fascistas do Rock".

Do Black Sabbath: "Um detestável grupo de necrófilos, adeptos da bruxaria"; Do comedor de morcegos Ozzy Osbourne: "Repetidos e nojentos atos inconsequentes de depravação e vulgaridade". E para finalizar afirmou que a banda W.A.S.P é "Uma junção dos mais perversos elementos do Rock atual. O nome da banda significa? We Are Sexual Perverts? (Nós somos pervertidos sexuais). E a música que fazem prova isso".

O mundo é mesmo estranho. Tem gente que considera música e a liberdade poética de suas letras prejudiciais para os jovens. Mas é capaz de nada dizer sobre fabricar armas e bombas ou enviar soldados para matar ou morrer em alguma guerra em nome da liberdade ou da paz. Ainda bem que ele livrou a cara do Pink Floyd.




Educação integral


A maioria dos políticos esta prometendo educação integral nas nossas escolas. Acontece que o assunto não foi da debatido com a sociedade e não é unanimidade nem entre os educadores. Na visão dos educadores, se a escola vai se responsabilizar pelas nossas crianças em período integral, em que momento essas crianças vão ficar com suas famílias, com seus pais, para receberem aqueles ensinamentos que só eles podem oferecer. Alguns educadores vão mais longe. Consideram que a crise ética de nossa sociedade tem muito a ver com esta ausência da família na vida das crianças e jovens e que a coisa pode piorar. Acontece que nesta questão tem muitas pessoas, e candidatos, confundindo educação integral, com escola integral. Sem dúvida um belo debate.




Efeito Itaú


Na página 60 do programa de Marina Silva, Eixo 2, que trata da Economia para o Desenvolvimento Sustentável, esta escrito “Os subsídios ao crédito agropecuário e aos programas de habitação popular deverão continuar, mas com maior participação dos bancos privados, evitando subsídios não computados e ineficiências na alocação. A transição deve ser gradual, para que não se provoque redução de investimentos, quando o objetivo é ampliá-los. Nessa perspectiva, pretendemos desenhar um sistema de incentivos para investimentos em debêntures, propiciando mais fontes de crédito acessíveis ao setor privado (por exemplo, alterando a regulação de fundos de pensão), e para empréstimos de longo prazo dos bancos privados para empresas".




Efeito Itaú 1


Reparem que em nenhum momento se fala em usar os recursos do bancos privados para financiamentos subsidiados. Por que a ideia e reduzir a parcela obrigatória do volume recursos do depósito compulsório, que hoje é de 65% para os programas de financiamento: Minha Casa Minha Vida, Pronaf e outros. Outra ideia do programa é destinar recursos dos fundos e para o mercado de financiamento imobiliário, modelo que repete o colapsado sistema americano. Daí eu pergunto: quando os bancos privados brasileiros vão começar a exercer o seu papel na sociedade, deixando de lucrar com taxas e spreads imorais e passar a lucrar com o financiamento do setor produtivo. 




Progressista com Colombo


Alguns vão de Raimundo Colombo (PSD) sem anunciar. Mas o prefeito de Três Barras, Eloi José Quege, do Partido Progressista (PP) assumiu a adesão em praça pública. No roteiro da coligação SC em Primeiro Lugar, pelo Planalto Norte, o governador Raimundo Colombo fez questão de parar a carreata que comandava em Três Barras, para agradecer a adesão do prefeito ao projeto da coligação. Eloi retribuiu confirmando voto para Colombo e Eduardo. Mais um prefeito progressista que se soma à coligação SC em Primeiro Lugar.




Doleiro no jato do PSB


A história do jato do PSB que caiu matando seu líder Eduardo Campos esta cada vez mais complicada. Agora o jornal Folha de S. Paulo apurou que uma das parcelas do jato foi paga com recursos de uma empresa ligada ao doleiro Alberto Youssef, preso na Operação Lava-Jato. A Polícia Federal investiga se aeronave onde os dois presidenciáveis do PSB voaram foi comprada com recursos de caixa dois do PSB e por que usaram um jato pago com recursos de Youssef. O Jornal Nacional já mostrou que, entre as empresas que fizeram os depósitos para pagar a aeronave estão uma peixaria, uma Construtora e a Câmara & Vasconcelos, cuja sede é uma sala vazia em Nazaré da Mata. O partido trocou o CNPJ do comitê financeiro da campanha para tentar desvincular Marina da polêmica, mesmo sem a justiça exigir tal procedimento.


Nenhum comentário: