terça-feira, 24 de junho de 2014

Coluna Osni R. Mello 23 Junho



"Tornamo-nos odiados tanto fazendo o bem como fazendo o mal" Maquiavel




Morre ex-vereador Antonio Carlos Martins 


Morreu no domingo o ex-vereador de Caçador, Antônio Carlos Martins, que atuou na gestão 1990/1992. Martins tinha 64 anos de idade e fazia hemodiálise semanalmente, aguardando um transplante de rim. Seu corpo foi velado no Cemitério dos Côrrea e o sepultamento ocorreu às 17h de ontem (23). Martins que tinha sido homenageado no dia 11 de junho, com o título de Destaque Caçadorense. A honraria destinada aos que contribuem para o desenvolvimento do Município, por indicação do vereador Valmor de Paula. Martins era natural de Lebon Régis, casado com Simone Moreira Nascimento, com quem teve cinco filhos. Martins trabalhou na Tedesco, foi taxista e em 16 de março de 1990 fundou o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caçador, sendo eleito presidente e reeleito várias vezes até 2011.


IPM de Caçador aumenta para 2015


A coluna já abordou diversas vezes o assunto e sempre para noticiar que o índice havia caído ou continuava estagnado, e que alguma medida deveria ser tomada para a elevação do Índice de Participação dos Municípios (IMP) de Caçador, que já foi de 1,26 no governo de Onélio Menta (PMDB), em 2005.

            A administração Beto Comazzetto (PMDB) parece ter assimilado a necessidade de recompor o índice e o primeiro resultado já apareceu. Para o exercício de 2015 o índice teve uma elevação de 7,29%, saindo de 0,8782498 para 0,9422921 e representando um incremento de R$ 2.401.665,13 no valor adicionado, que faz parte do cálculo do índice.

            O índice de 2015, assim como o índice que valeu para 2005, foram levantados em 2014 com base nos dados de 2013. Portanto o acréscimo se refere ao primeiro ano do mandato do prefeito Beto, revelando que algumas medidas foram tomadas para a elevação do índice. Medidas como aumentar a emissão de notas de produtor para os produtos agrícolas, entre outras.

Lembrando que o IPM é calculado com base no movimento econômico, ou valor adicionado, de cada cidade. Do total de ICMS, 25% são partilhados com as prefeituras. Deste montante, 15% são distribuídos igualmente dividindo-se o valor entre o número total de municípios. Os 85% restantes são partilhados de acordo com o movimento econômico de cada cidade. A soma dos dois percentuais (15%/295 + proporcionalidade do VA x 85%) forma o índice do município.




Audiência Pública


Corrigindo informação da semana passada. A Audiência Pública para debater o Saneamento Básico em Caçador: fornecimento de água e coleta de esgoto esta pré-agendada para o dia 26 de junho, próxima quinta-feira e não no dia 2 como foi divulgado.

   


Aquecedores


A queda nas temperaturas deve elevar as vendas de aquecedores e fogões a lenha. Alaor Pegoraro, diretor de Vendas e Marketing da maior varejista de móveis e eletroeletrônicos de Santa Catarina, afirma que os aquecedores devem vender 25% mais, em relação ao mesmo período de 2013. Já a venda dos fogões a lenha pode subir 30%, em relação ao ano passado. Pra evitar que os consumidores não encontrem os aparelhos nas lojas da rede, a Berlanda aumentou os estoques de aquecedores, condicionadores de ar (modelos quente/frio), fogões a lenha, secadoras de roupas e centrífugas de roupas.




Startup SC


Iniciaram ontem (20) as inscrições para a 4ª edição do programa de capacitação Startup SC, do Sebrae/SC. O programa tem como foco principal impulsionar as empresas que desenvolvem produtos e modelos de negócios inovadores voltados para tecnologia, as chamadas startups. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site http://www.startupsc.com.br. As inscrições vão até o dia 10 de julho e o resultado, com as 20 startups selecionadas, será divulgado no dia 20 de julho durante a segunda edição do Sebrae Startup Day, na Feira do Empreendedor.




Cenário estadual


A eleição estadual esta tão misturada que eu não arriscaria um palpite, a não ser que Raimundo Colombo (PSD) será candidato a reeleição. No mais, quando parece que tudo se encaminha para uma definição, um fato novo movimenta todo o cenário. Agora, por exemplo, a maioria acha que a carta de Colombo definiu o PP como integrante da aliança. Mas esquecem que o maior líder do PMDB é contra o candidato escolhido. Não sei o que vai acontecer, mas que até o dia 30 tem surpresa, isso tem.




Propaganda enganosa


A Casan como uma empresa de capital misto, mantida com recursos privados e públicos, devia respeitar mais o capital público, se não respeita o capital privado. No momento em que entra em pauta a discussão do contrato de fornecimento de água em Caçador, a empresa faz vários anúncios nos jornais locais, inclusive neste Extra. Não é necessário fazer propaganda dos investimentos realizados em outros municípios para angariar simpatia. Basta cumprir os contratos assinados.




Diário da Copa




Craque do Dia


O craque do dia não poderia ser outro que Neymar. Com alguns minutos de jogo ele resolveu o problema do Brasil e de quebra assumiu a artilharia, sabe do que, da Copa do Mundo. Que “anão de jardim”, digo Messi, que nada. O craque até o momento é Neymar, que não precisou contar com a sorte, armou e participou de duas jogadas geniais que se transformaram em gol. Fora as que não entraram.




Herói da Direita


Herói da direita no Brasil o presidente do Uruguai José Mujica também não agrada parte dos seus compatriotas. Aparentemente da mesma parcela da sociedade que xingou a Dilma e tem dinheiro para estar em um jogo da Copa. Entrevistados pelo jornal Folha de São Paulo os uruguaios que assistiam ao jogo em camarote Vip patrocinado por empresa brasileira afirmaram que “Mujica é uma porcaria, uma merda, nada fez de bom. Só temos mais impostos no Uruguai”. Mas nem todos criticaram, alguns elogiaram suas políticas de distribuição de renda.




Canelada


A canelada do dia não poderia ser outra que aquela montagem tosca dos profissionais da FIFA para mostrar o impedimento no gol do Fred. Os “experts” colocaram a linha de impedimento nos pés de trás dos jogadores e ignoraram a linha da bola. Ignoraram também a regra do jogo, que diz que o jogador não pode estar a frente da linha da bola. Galvão e Arnaldo deitaram e rolaram com a confusão depois do jogo mostraram a animação correta.  




De letra


O De letra de hoje vai para o técnico Luiz Felipe Scolari. Não teve medo de mudar o jogo e contentou os que não gostam de Fred, quase redimido pela posição de árvore. Restando Daniel Alves, que tem perdido umas bolas vergonhosas. Tem que dar umas horas de banco para ele descansar um pouco. Os outros dão conta.  

Nenhum comentário: