sexta-feira, 9 de maio de 2014

Coluna Osni R. Mello 6 Maio




"Na juventude e na beleza a sabedoria é escassa" Homero



Cobalchini quer adequação do Estatuto das Microempresas


O deputado estadual Valdir Cobalchini (PMDB), membro da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, pediu vistas - na semana passada - do Projeto de Lei Complementar 3/2014, que cria o Estatuto da Microempresa, da Empresa de Pequeno Porte, do Microempreendedor Individual e da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada de Santa Catarina.

            Para Cobalchini o estatuto como esta é basicamente o mesmo de Minas Gerais e quer adequá-lo à realidade de Santa Catarina. Para o deputado é preciso proteger o pequeno investidor do estado, com a garantia de limites mínimos para linhas de financiamentos em bancos de fomento. "Queremos resguardar as micro e pequenas empresas para que tenham acesso a esses financiamentos e não apenas as grandes. As instituições privadas cobram juros muito altos inviabilizando os negócios", explicou.

O deputado Darci de Matos afirmou que a classe empresarial havia solicitado que o projeto fosse aprovado sem emendas, já que foi fruto de intensos debates antes da chegada ao Parlamento. "Depois de aprovado, poderemos fazer propostas por meio de outros projetos de lei", observou Matos. "Mas eu também recebi vários pedidos alertando sobre a falta da garantia de recursos", rebateu Cobalchini.

Matos e outros deputados alegaram falta de tempo para a apreciação da emenda, pois o PLC tramita em regime de urgência na Casa e teve seu tempo regimental para tramitação encerrado na semana passada.

Cobalchini prometeu cumprir os prazos regimentais e entregar a emenda para a apreciação da Comissão de Trabalho e de Constituição e Justiça, com tempo de o projeto ser apreciado na Comissão de Economia e ser votada em plenário nesta quarta (7) como queria o deputado Darci de Matos. Com informações da agência AL.





Na contramão


A observação de um dirigente esportivo presente no Dia do Pedal, realizado sábado (3) no Parque Central. Ele disse que não entende como um esporte, no caso o ciclismo, leva mais de 700 pessoas para um evento – inclusive o prefeito e seu secretário de esportes – mas não consegue ter um professor para iniciar o trabalho de uma Escolinha de Ciclismo. Escolinha que já tem 15 bicicletas e todos os uniformes e equipamentos de segurança necessários para o seu funcionamento. Para que não se alegue desconhecimento, o dirigente afirma que o assunto já foi levado para o secretário de esportes algumas vezes. 




Desgaste


Para os partidários da renovação o candidato a vice-governador natural seria o deputado federal Mauro Mariani (PMDB). Como ele deu muitas declarações contundentes, contra adversários e correligionários e inclusive afirmou que subiria no palanque com Colombo somente na hipótese de estar morto e cremado, a sua posição foi inviabilizada. O mesmo pode ter acontecido com Eduardo Pinho Moreira, que além de não ter um bom desempenho na captação de votos – tanto que o PMDB teve que aderir a Colombo para não ser derrotado – também se envolveu em algumas contendas com possíveis aliados. 




Aliados


Para alguns observadores da política local e estadual o PT pode estar desperdiçando um momento de ouro, se mantiver a posição de não se aliar ao PSD de Raimundo Colombo. Na hipótese de o PP sair da aliança o candidato natural seria o PT, pois o PSD esta no governo da presidente Dilma Rousseff (PT) e Colombo já declarou apoio. Diferente do PSDB, que esta saindo do governo e tem candidatura própria.




Pensata


Será que os ataques a economia brasileira e dos Bric’s tem a ver com: Brasil, Rússia, Índia, China e Africa do Sul ter o equivalente a 32,3% do PIB mundial e EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido e Itália ter 32,9%.



Terreno sem estrada


No sábado fiz uma matéria sobre a construção de uma ponte na Linha Cerro Branco e hoje conversei com a secretária de infraestrutura, Denise Chiarello, sobre o assunto. Ela falou que é comum os proprietários dividirem seus terrenos em chácaras e não se preocuparem com a construção de uma estrada pública. Assunto que acaba sobrando para a Prefeitura e muitas vezes em dor de cabeça para quem compra. Sem dúvida um assunto que merece a observação dos nossos vereadores. 




Amputados


A Clínica Escola de Fisioterapia da UNIARP abre espaço para pacientes amputados para aulas práticas no curso de Fisioterapia. As atividades iniciam dia 13 de maio.
Pessoas interessadas devem entrar em contato com Rose no telefone (49) 3561 6249.




Petróleo em alta


A oposição não vai gostar da notícia mas a produção de petróleo nos campos nacionais atingiu em março 2,1 milhões de barris diários, com aumento de 14,4% em relação a março de 2013 e de 1,4% na comparação com o mês de fevereiro deste ano. A produção de gás natural atingiu em março 83,4 milhões de metros cúbicos por dia, novo recorde de produção, superando em 0,2% o registrado em fevereiro, quando a produção atingiu 83,2 milhões de metros cúbicos por dia. Quando comparada à de março do ano passado, a produção de gás aumentou 8%. Os dados da ANP indicam que a produção de petróleo e gás natural no Brasil em março totalizou aproximadamente 2,64 milhões de barris equivalentes (petróleo e gás) por dia. As informações são da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e  estão disponíveis na página da companhia na internet.


Nenhum comentário: