terça-feira, 27 de maio de 2014

Coluna Osni R. Mello 27 Maio


"Existe uma linguagem que vai além das palavras" Paulo Coelho



Criada a Anater


O vice-presidente da Comissão da Agricultura da Câmara Federal, deputado federal Celso Maldaner (PMDB/SC) comemorou a publicação no Diário Oficial da União de terça-feira (27) a criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, que priorizará serviços para a agricultura familiar e para os médios produtores rurais. 

A Anater vai promover, estimular, coordenar e implementar programas de assistência técnica e extensão rural, visando à inovação tecnológica e à apropriação de conhecimentos científicos. Apoiar a utilização de tecnologias sociais e os saberes tradicionais utilizados pelos produtores rurais, assim como fomentar o aperfeiçoamento e adoção das novas técnicas.

“Temos crédito, garantia de preços, aquisição de alimentos, seguro agrícola, habitação rural, luz para todos, mas com certeza temos falta de assistência técnica ao nosso homem do campo. A criação da Anater vai proporcionar aumento na produtividade, melhora na renda do meio rural e promover o desenvolvimento sustentável no campo”, comemorou o deputado.




Um novo Vice para o PMDB



No PMDB o assunto substituição do vice-governador é assunto velho. E diferente do que afirmou o vice-governador Eduardo Pinho Moreira - que disse estar surpreso - o tema já vinha sendo debatido há muito tempo. O que acontece é que agora foi tornado público e vários líderes já declararam que Cobalchini deve ser o candidato, por que representa a renovação e uma alternativa viável para 2018.

Cobalchini, que não tem o perfil de disputa e nem quer disputar, disse que trata o assunto com muita tranquilidade, pois entende que a sua candidatura deve ser uma construção. Se o partido entender que deve ser assim estará à disposição, se for uma disputa ele esta fora.   

            Cobalchini quer aproveitar a onda. Ser lembrado para ocupar a vaga de vice governador já é uma grande honra e uma grande vitória. Uma onda onde ele não esta impondo seu nome, quem esta impondo é Pinho Moreira, por que considera que seu nome é natural na disputa, sem consultar o partido. Por outro lado Cobalchini esta recebendo manifestações de apoio da população e das bases do partido.  



Plano B


Alguns analistas estão tratando como estratégia de uma ala do PMDB a antecipação da convenção - marcada para o dia 29 de junho - para o dia 22 de junho. No partido o assunto é tratado diferente. A antecipação tem sido tratada como um plano B, pois a convenção do PMDB pode decidir que não abre mão da vaga para senador para o PP. Assim o partido quer ter mais uma semana para negociar com o PSD.




Já passou


Contribuição do colega de colunismo político Eduardo Bisotto sobre outro Eduardo, no caso o presidente do PMDB e vice-governador Eduardo Pinho Moreira. “Seria natural alguém que não disputa eleição desde 2000 continuar a ocupar o segundo posto mais importante do executivo estadual? É natural que alguém que disputou a última eleição em seu município em 2000 e saiu derrotado para alguém que hoje nem mora mais em Criciúma continue ocupando a vice-governança? É natural que alguém que venceu sua última eleição em 1992 - há exatos 22 anos - siga como principal liderança do maior partido do estado? Não, não é natural. Eduardo, meu xará, conseguiu absolutamente tudo - e mais um pouco - que alguém sem votos poderia desejar conseguir na política estadual. Que entenda que seu momento passou e cuide dos netos. Daria mostra de grandeza e do entendimento do que é melhor para o partido”.




Cinco %


Sobre a reflexão de Eduardo Bisotto eu acrescentaria mais uma. Na outra eleição para governador do Estado, o PMDB teve que abraçar Raimundo Colombo – mesmo contra a vontade de uma significativa maioria - por que Eduardo Pinho Moreira não decolava. E nos meios políticos não decolar quer dizer que nas pesquisas sua melhor posição foi um 5%.




Água Doce 


O deputado estadual Marcos Vieira (PSDB) repassou R$ 140 mil para o Hospital Nossa Senhora da Paz, de Água Doce. Os recursos da subvenção do deputado serão utilizados para a reforma do prédio. Marcos Vieira, disse que atendeu a solicitação do PSDB de Água Doce. “O PSDB de Água Doce sempre foi muito atuante nas questões que envolvem a Saúde e não foi diferente neste recurso liberado para ajudar a melhorar o atendimento à população”, disse Vieira.


Nenhum comentário: