sexta-feira, 2 de maio de 2014

Coluna Osni R. Mello 2 Abril



“Não sei dirigir de outra maneira que não seja arriscada. Quando tiver de ultrapassar vou ultrapassar mesmo. Cada piloto tem o seu limite. O meu é um pouco acima do dos outros” Ayrton Senna




Núcleo de Transportadores


O Núcleo de Transportadores da Associação Empresarial de Caçador (Acic), que esta em formação, realizou esta semana a sua segunda reunião de trabalho. Reunião com a participação de seis empresas: Retira Transportes Log. ltda, Transpower Transportes Rodoviário, Transmitz Transportes, Murer Transportes, Rodolenz e Alfa Transportes Especiais Ltda. O Núcleo tem como objetivo buscar a união entre a classe, troca de experiências e ações que tragam melhorias em seu setor.


 

Um herói na primeira pessoa, do plural


O texto de hoje não poderia ter outro tema. Por que naquele 1º de maio de 1994, também ficou no muro da Tamburello, com Ayrton Senna, um pouco da nossa brasilidade.

E não estou falando de ser brasileiro, pois isso não podemos deixar de ser. Estou falando de ser brasileiro como Ayrton o era. Daqueles que reconhecem nossos problemas e limitações como nação, mas não deixam de ter orgulho e celebrar este estado de espírito que é ser brasileiro.

            Com a morte de Ayrton perdemos o nosso herói menino, nosso Macunaíma guerreiro, nosso porta voz e nosso cartão de visitas. Pois ninguém melhor que Ayrton soube cultivar e distribuir o nosso jeito de ser: humilde, gentil, alegre, mas criativo e obstinado.    

            O Ayrton, para além das vitórias e das alegrias que isso representava, nos ensinava com seu jeito tímido e simples, como deve se portar um brasileiro, um patriota. De que não vale a pena realizar o maior feito se não dividir isso com alguém.

            Ayrton tinha consciência disso, quando seu primeiro ato após a vitória era: buscar e erguer bem alto a bandeira de sua pátria.

            Pode parecer piegas - afinal no Brasil ser patriota sempre foi considerado piegas - mas nestes tempos de muito eu e pouco nos, principalmente na nossa política. Ayrton, com sua bandeira verde amarela em punho, era o que mais conjugava o verbo na primeira pessoa do plural.

            Depois dele parece que o nos é exercitado a cada quatro anos - durante a Copa do Mundo - mas até isso querem nos tirar.  





NIC


Também se reuniu esta semana Núcleo Imobiliário da Associação Empresarial de Caçador (Acic). O encontro foi realizado na Imobiliária Gralha Azul, de propriedade de Adelar Padilha Ribeiro e contou com a participação das Imobiliárias : Santa Fé Soluções em Imóveis, Imóveis Zardo, Corretor de Imóveis Jaime Jung e Imóveis Fávero. O objetivo da reunião é o de proporcionar integração e relacionamento entre os participantes do Núcleo.






Maicé reduz déficit


O presidente do Conselho Consultivo do Hospital Maicé Leonir Tesser, que a cada dia mostra mais conhecimento da área, o que lhe valeu um elogio do deputado Valdir Cobalchini pelo empenho e pelo desprendimento. Revelou que o Hospital Maicé conseguiu diminuir o déficit que era de R$ 200 mil mensais para cerca de R$ 50 mil. Creditam o desempenho ao trabalho do Conselho em parceria com a administração do Hospital e claro a contribuição da comunidade e dos políticos. De acordo com Tesser a administração já esta conseguindo até investir com recursos próprios e nos próximos meses a expectativa que os novos serviços oferecidos zerem o déficit.  




Em campanha


O deputado Valdir Cobalchini (PMDB) não para. Mesmo com o nome cotado para a majoritária, não perde de vista o seu projeto de Deputado Federal e usou todos os dias do feriadão do Dia do Trabalho para visitar as bases em Tangará, Ibicaré, Herval do Oeste, Joaçaba e Caçador, onde se reuniu com os militantes da JPMDB.




Renovação do Fies


A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), através do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), alerta os acadêmicos para o prazo final de renovação semestral dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As renovações devem ser feitas por meio do Sistema Informatizado do Fies (SisFIES), disponível nas páginas eletrônicas do Ministério da Educação (MEC) e do FNDE. “Os alunos devem entrar no SisFIES e validar. É a última chance para renovação, caso contrário vão perder o financiamento”, informa Elisangela Girardi, responsável pelo SAE da Uniarp.




Dia do Pedal é transferido


O Dia do Pedal, evento promovido pelo Sesc há cinco anos foi transferido para este sábado (3), às 14h, no Parque Central. As inscrições são gratuitas, podem ser feitas no local do evento. Os primeiros 700 inscritos ganham uma camiseta e além do passeio haverá sorteio de brindes, inclusive seis bicicletas. Também será realizado show de manobras com o grupo Bike Session, de Toledo (PR).




48 habitantes


A vereadora Cleony Figur (PSD) lembrou durante a Audiência Pública da UFFS, citação em livro do centenário Ernesto Faoro, onde ele revela que em algum momento da história Chapecó tinha apenas 48 habitantes a mais que Caçador.  




De fogo


Bombou nas redes sociais o comício, disfarçado em festa, da Força Sindical, mas não pelo comício em si. Bombou por que o deputado Paulinho da Força, segundo nota da jornalista Vera Magalhães, que edita a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, revelou que o “deputado comprou três garras de tequila Revolucion para a festa da entidade e, às 11h, já circulava com um copo na mão. Paulinho chegou a tomar também doses de pinga com conhaque. Sua justificativa: para calibrar o discurso". Discurso que foi assistido e aplaudido pelo presidenciável Aécio Neves (PSDB).

Nenhum comentário: