sexta-feira, 4 de abril de 2014

Coluna Osni R. Mello 4 Abril

"Em qualquer magistratura, é indispensável compensar a grandeza do poder pela brevidade da duração" Montesquieu




Caçadorense participa de seminário em Londres


O advogado caçadorense Felipe Lollato, da Bello & Lollato Advogados Associados S/C, esta em Londres para participar, de 3 a 5 de abril, do Seminário Internacional Virtual da Casa da Tolerância, do VI Seminário RedeJur e do 33º Encontro RedJur. O seminário, que reúne advogados americanos, brasileiros e europeus, teve ontem (4) palestra do advogado Larry W. Thomas, da The Thomas Law Firm/USA, transmitido pela internet.

No evento, os palestrantes também fizeram uma explanação inicial livre e um debate aberto sobre os principais desafios e dificuldades da advocacia nos seus países de origem. O Instituto Casa da Tolerância é um portal de educação à distância que disponibiliza cursos, aulas, palestras, documentários, debates, com transmissão “ao vivo” e por filmes.

A RedeJur é uma associação civil sem fins lucrativos constituída por sociedades de advogados com escritórios localizados nas capitais e principais cidades do Brasil e associados no Exterior, sendo possível contar com qualidade de atendimento a clientes em todas as cidades do País, América Latina, Europa e África. Na foto, reprodução da transmissão via internet, Felipe Lollato é o primeiro a esquerda.



 

UFFS em Caçador


Audiência pública no dia 28 de abril, às 13h30, no Plenário Osvaldo José Gomez da Câmara de Caçador, vai debater a expansão do campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) no Município de Caçador. Uma iniciativa é da Comissão de Educação da Câmara de Deputados, por proposição do deputado Pedro Uczai, e da Câmara Municipal de Caçador. Um dos organizadores da audiência, o vereador Flávio Henrique dos Santos, disse que a instalação de universidades públicas nos municípios interioranos favorece a criação de polos de desenvolvimento capazes de fixar populações no interior do país, reduzindo os fluxos migratórios e possibilitando a diminuição das desigualdades regionais. A torcida - única atitude que podemos tomar neste momento – é para que a UFFS não se transforme em mais uma Udesc.




Proesde


Então. Todo dia eu tenho que escutar que os governos são corruptos, que temos a maior carga de impostos, que temos os piores serviços, que não tem dinheiro para saúde, que não tem dinheiro para educação, que...que... que... Daí eu recebo a informação que o Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde), realizado pela parceria Governo do Estado e Uniarp e que distribui bolsas de estudos no valor de 70% do curso frequentado para estudantes do ensino superior, tinha 40 vagas na região e teve apenas 32 inscritos (9 inscrições não homologadas). Tanto que foi aberto um novo edital para oferecer as vagas remanescentes. É tanto cavalo passando encilhado e as pessoas não aproveitam. Depois vem para as redes sociais reclamar do governo. Podiam gastar este tempo frequentando o curso do Proesde aos sábados, única exigência para ganhar a bolsa.     




Gato do Mato 


Na semana passada membros da ONG Gato do Mato participaram do encontro nacional do "Diálogo Florestal", que reuniu em Viamão (RS) grandes empresas do ramo madeireiro e as principais ONGs ambientalistas do Brasil. No encontro foram deliberados sobre vários temas que buscam a sustentabilidade das florestas em nosso país. Para apresentar estas definições e as novas parcerias da Gato do Mato, bem cômodo plano de ação para 2014, o presidente da ONG Eng. Júlio César Moschetta da Silva, convocou uma reunião para sábado (12), às 19h, na Rua Ivo Raisel, 680, Bairro Santa Catarina, próximo a Casan.  




Caravana da aliança 


A caravana que defende a continuidade da aliança do PMDB com o PSD de Raimundo Colombo, liderada pelos senadores Luiz Henrique e Casildo Maldaner e pelo presidente Eduardo Pinho Moreira, têm nova rodada de encontros com os delegados municipais de Itajaí, Tijucas e Florianópolis, neste final de semana. Lideres continuam martelando na manutenção da atual aliança para eleição majoritária e a construção de uma candidatura viável para 2018. Assunto que será definido na pré-convenção de 26 de abril. Onze dos 12 deputados estaduais,três deputados federais e os prefeitos: Udo Dohler, de Joinville, Wilmar Carelli, de Videira e Elizeu Mattos, de Lages, já declararam apoio.  




PTB vai de Colombo?


O PTB catarinense se reúne com o governador e representantes do PSD nesta segunda-feira (7) para debater o apoio do partido nas eleições deste ano. A informação é do presidente estadual do PTB, Francisco Cochi, que afirmou que o PTB não vai esperar pela decisão do PMDB para decidir o seu destino. Cochi revelou ainda, que o PTB já tem uma nominata de 25 candidatos a deputado estadual no estado e querem chegar a 40 nomes, inclusive com candidato na região de Caçador e Videira. Para a câmara federal o objetivo é lançar apenas um candidato, que será José Wilson de Oliveira.  




As baixas certas 

Hoje (5) é o último prazo para ocupantes de cargos públicos se desincompatibilizarem para concorrer às eleições de outubro. No estado já entregaram os cargos os secretários da Infraestrutura Valdir Cobalchini – que deve se licenciar nos próximos dias-, da Agricultura João Rodrigues, do Desenvolvimento Econômico Paulo Bornhausen, da Defesa Civil Miltom Hobus, e da Justiça e Cidadania Ada de Luca.Também estão saindo o presidente da Casan Dalirio Beber, o presidente da Fatma Gean Loureiro, a presidente da Fundação de Educação Especial Rose Batucheski e o presidente da Junta Comercial, Fabricio Oliveira. Vencido o prazo começa a ficar claro quem serão os postulantes e quem era fogo de palha.

Nenhum comentário: