“Não morda um prazer antes de certificar-se de que tem um
anzol oculto” Thomas Jefferson
Ordem
de serviço de estudo da Ferrovia da Integração
O presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias, deputado
federal Pedro Uczai, revelou na semana passada que ainda em fevereiro o
ministro dos transportes Cesar Borges e o presidente da Valec, Josias Sampaio,
estarão em Santa Catarina para a assinatura da ordem de serviço dos projetos de
estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental, do estudo
aerofotogramétrico e do projeto básico de engenharia da Ferrovia da Integração
(FI).
Revelou também que estão trabalhando para acelerar o processo de estudos, inicialmente previsto para durar 22 meses, e que na visita do ministro vão entregar um documento solicitando a inclusão do projeto no PAC das concessões de ferrovias. “O objetivo é terminar 2014 com a etapa de estudos avançando e com a garantia de recursos do governo e privados, através da concessão, garantidos”, afirmou o deputado.
Revelou também que estão trabalhando para acelerar o processo de estudos, inicialmente previsto para durar 22 meses, e que na visita do ministro vão entregar um documento solicitando a inclusão do projeto no PAC das concessões de ferrovias. “O objetivo é terminar 2014 com a etapa de estudos avançando e com a garantia de recursos do governo e privados, através da concessão, garantidos”, afirmou o deputado.
Sobre o traçado o Uczai afirmou que até
Curitibanos esta quase que totalmente definido. O restante do traçado será
definido pelo estudo de viabilidade técnica, com duas possibilidades. Uma
passando pelo Planalto Norte, que utiliza a parte da Ferrovia do Contestado e
passa por Caçador, até o porto de São Francisco. E a outra pelo vale, passando
por Rio do Sul, até o porto de Itajaí.
O deputado afirmou que o objetivo
de todo este trabalho e ganhar tempo para poder iniciar a obra dentro de no
máximo dois anos, já que a execução vai exigir no mínimo quatro anos. O projeto
de viabilidade é de R$ 68,7 milhões, o
projeto total para as ferrovias de R$ 91 bilhões, sendo cerca de R$ 3,5
bilhões para a Ferrovia da Integração.
Prefeito abre
trabalhos legislativos e 2014
A abertura dos trabalhos de 2014, na Câmara de Vereadores de
Caçador ontem (3), contou com a presença do prefeito Beto Comazzetto (PMDB). Beto
esteve na Câmara para prestar conta dos trabalhos realizados em 2013 pelo
executivo e falar dos projetos que estão em andamento para 2014 e anos
seguintes.
Beto
iniciou sua fala prometendo que na quarta-feira estará na Câmara apresentando
uma lista das obras que serão realizadas neste ano, para que comunidade e
vereadores fiscalizem. Também agradeceu a parceria dos vereadores e falou das
dificuldades da administração do primeiro ano: dívidas e problemas.
Os
principais pontos na apresentação foram: aplicação de 23% dos recursos na
saúde, construção de mais uma creche no Bairro São Cristovão, reforma geral no
CAIC com investimento de R$ 2,5 milhões, reforma da escola Henrique Júlio
Berger e a promessa de enviar nos próximos dias o Plano de Cargos e Salários
dos professores.
Após a
apresentação do prefeito que durou cerca de 1h30 e apresentou um panorama geral
da administração em todas as áreas, a sessão foi suspensa e os vereadores se
reuniram internamente para formação das Comissões Permanentes para essa gestão.
Os membros de cada comissão foram definidos e na segunda sessão do ano, hoje
(4), serão definidos os cargos de presidente, relator e membro de cada uma
delas.
Novos líderes
As bancadas do DEM, PDT, PSD, PT e PMDB estão com novos
líderes na Câmara de Caçador. No DEM o novo líder é Moacir D`Agostini; no PDT,
Vilso Soares; no PMDB, Glaci Pereira; no PSD, Adilberto Oliveira e no PT,
Ricardo Pelegrinello.
Horário cativo
Recebo questinamento do leitor Helber Pablo
sobre a utilização dos espaços esportivos do Parque Central, que segue na
integra: “Gostaria de fazer uma denuncia com relação aos horários
disponibilizados à população nos quadras poliesportivas do Parque Central,
sendo que algumas pessoas têm horários fixos sem a necessidade de marcação e
quando vamos atrás para agendar determinados horários já estão sempre marcados.
Inclusive o presidente da Fundação Municipal de Esportes, o Sr. Coelho, tem um horário
fixo aos domingos pela manhã para jogar futevôlei e um pessoal do badminton nas
tardes de quinta-feira sempre no mesmo horário. Qual a explicação para isso?
Com a palavra os coordenadores do Parque Central.
Plano
diretor
O ex-presidente do Instituto de pesquisa e Planejamento
Urbano de Caçador (IPPUC), Newton Marçal Santos, afirmou em palestra na semana
passada, na Acic, que o Plano Diretor de Caçador já precisaria passar por uma
reformulação. Instituído pela Lei Complementar Nº 89, de 16 de outubro de 2006,
o Plano Diretor de Caçador já tem mais de seis anos, quando o indicado é uma
reformulação a cada cinco anos. Para Marçal o processo de piora do trânsito é
uma certeza e só uma reformulação do plano diretor poderia resolver esta
situação.
Feriados
A Prefeitura de Caçador publicou no dia 23 de janeiro o decreto
Nº 5887, que edita o calendário dos feriados nacionais e pontos facultativos de
2014, para os órgãos da Administração Pública Municipal Direta e Indireta, sem
prejuízo da prestação dos serviços considerados essenciais. Nos dias 3 e 4 de
março - segunda e terça-feira de Carnaval - ponto facultativo; Dia 24 de março
- segunda-feira - antecipação do feriado do Dia do Município. As demais datas
são feriados nacionais e os dias: 28 de outubro - Dia do Servidor Público; 24
de dezembro, véspera do Natal e 31 de dezembro, véspera de Ano Novo, serão
ponto facultativo.
Estatização de
autoescolas
O ministro Lewandowski concedeu liminar para suspender
dispositivos de uma lei do Estado de Santa Catarina que autorizam o Poder
Executivo a delegar, como serviço público na área de trânsito, a formação de
condutores de veículos. A Lei catarinense 13.721/2006 foi questionada no STF
pela Procuradoria Geral da República (PGR) na Ação Direta de Inconstitucionalidade
(ADI) 4707.
Propina em Itá
Nem a usina de Itá, construída no município do mesmo nome em
Santa Catarina, escapou do escândalo de subornos dos governos tucanos. A Alstom
reconheceu ter pago uma comissão, em janeiro de 1999, para vender equipamentos
para a hidrelétrica. O valor correspondia a R$ 1,6 milhão - em valores de hoje, R$ 6 milhões. A
revelação consta em documentos de uma auditoria interna, publicados pela Folha
de S. Paulo. A hidrelétrica de Itá foi um dos projetos do programa de
privatização no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Da
Folha.
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