quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Coluna Osni R. Mello 13 Janeiro





"O tempo é um ponto de vista. Velho é quem é um dia mais velho que a gente" Mário Quintana



Tragédia anunciada


É muito fácil criticar quando não se sofreu nenhuma consequência da chuva: alagamento ou queda de muro. Mas a coluna não pode se furtar de realizar uma reflexão sobre o assunto, até por que tenho muitos parentes, amigos e vizinhos que sofreram e estão sofrendo.

            Ninguém pode prever quanto ou quando vai chover e o que a chuva vai nos trazer de surpresas. Mas para nós, considerados ribeirinhos, pois moramos numa cidade que cresceu ás margens do Rio do Peixe, seria uma heresia afirmar que não temos consciência do que já aconteceu e pode acontecer. 


            Após a grande enchente de 1983 o prefeito Fernando Driessen conduziu um esforço para dragar o rio, obra que reconhecida até hoje, pela sua eficiência na prevenção de desastres deste tipo. Desde então, o que foi realizado para prevenir e amenizar as consequências das cheias, por que evitar é impossível.

            Eu respondo. Quase nada. Tirando algumas obras de pontuais, desde então nenhum grande projeto de dragagem do rio, ou de limpeza dos córregos, construção de galerias foi realizado. No primeiro mandato de Saulo Sperotto até existiu um projeto de dragagem, mas enviaram uma sucata para realizar o serviço e tudo foi esquecido.

Faz tempo que o Rio do Peixe esta nos mandando seu recado com pequenas cheias e alagamentos. Em qualquer verão desses, que reúna as condições de chuvas necessárias, ele pode nos fazer uma surpresa.




Faltou dizer


Não entendo muito de chuvas e enchentes, mas entendo de física e vasos comunicantes. O problema dos alagamentos em Caçador, tirando algumas exceções, esta diretamente ligado a obstrução dos antigos córregos pelo crescimento desordenado, pela especulação imobiliária e pelo lixo que recebem. Problema que se agrava no Rio do Peixe, assoreado pelo mesmo lixo e pela falta de consciência de nossa sociedade. E quando o Rio do Peixe recebe a quantia de água que recebeu no sábado (11) e não tem como escoar, os primeiros atingidos são os moradores dos locais mais baixos, que estão no nível ou um pouco acima do nível do rio.




Troca de comando


Tomou posse ontem (13), na prefeitura de Matos Costa, o vice-prefeito Paulo Bueno de Camargo (PMDB). Camargo assumiu o comando do município 30 dias, período em que o prefeito Raul Ribas estará de férias. A solenidade de transferência do cargo foi realizada no gabinete do prefeito, com a presença de funcionários, secretários, vereadores. Raul afirmou que Camargo já e considerado um prefeito, sempre assume o comando durante suas viagens, desta vez, assumirá como determina a lei. O Prefeito em exercício Paulo Camargo, agradeceu a confiança do Prefeito Ribas e a todos os presentes, afirmando que todos continuarão sendo tratados com o maior respeito.





Promessa de campanha


Veja esta notícia de 11 de junho de 2013 e tire suas conclusões. “A presidente da Câmara Municipal de Caçador, Sirley Ceccatto, trouxe boas notícias da sua viagem a Florianópolis nesta semana. A primeira é a liberação de uma Draga para a limpeza e o alargamento do Rio do Peixe, por parte da Secretaria de Estado da Agricultura. A informação foi repassada durante encontro com o secretário João Rodrigues nesta quarta-feira. Com isso, a presidente pretende, já na sessão desta segunda-feira, 14, apresentar indicação para que o Poder Executivo faça esta solicitação, visto que a Câmara tem a autonomia apenas de indicar. “Apesar de termos deixado acertado a vinda desta máquina, se faz necessário que o prefeito faça esta solicitação”, ressalta”.



Assistência Social recolhe doações


Em virtude dos alagamentos ocorridos em Caçador após as fortes chuvas de sábado (11), a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social solicita aos cidadãos caçadorenses doações de diversos itens para levar até as pessoas que perderam seus pertences nas residências atingidas. Estão sendo solicitados cobertores e demais roupas de cama, mesa e banho, roupas para crianças, colchões, utensílios domésticos, camas, fogões, geladeiras, entre outros. Quem possuir algum destes itens para doação pode entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social e uma equipe irá até a residência buscar o material. O telefone para contato é (49) 3563 2759 e a Secretaria está aberta das 8h às 12h e das 14h às 17h.



Fatma


A Fatma, que junto com a SDR e o IGP foi uma das mais atingidas pelos alagamentos de sábado (11), já começou a procurar um imóvel para alugar, para poder fazer a mudança do órgão e poder realizar o atendimento ao público. O objetivo é realizar a mudança o mais breve possível.




Medicina na UFSC de Curitibanos



O ministro da Educação Aloízio Mercadante, em resposta à solicitação do deputado federal Onofre Agostini, anunciou, para 2016, a possível implantação do curso de Medicina no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Curitibanos. O município de Araranguá também deve receber a graduação em 2016.




Coletiva de imprensa


A Secretaria Regional de Caçador realiza hoje (14), às 14h, uma coletiva de imprensa, no gabinete do secretário, para falar sobre os estragos causados pela chuva na SDR e funcionamento dos órgãos estaduais e secretarias que foram atingidas.




Nenhum comentário: