terça-feira, 15 de outubro de 2013

Coluna Osni R. Mello 14 Setembro

“Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende” João Guimarães Rosa




Como votam as ideologias


O texto é da revista Carta Capital e trata dos dados da última pesquisa eleitoral do Datafolha, que pela primeira vez pesquisou a preferência ideológica dos brasileiros e a sua influencia na intenção de voto nas eleições presidenciais. 



Os dados foram publicados nesta segunda-feira (14) pelo jornal Folha de S.Paulo e revelam que a maior parte dos brasileiros se identifica com valores de direita, mas, mesmo esses grupos, tende a votar em Dilma Roussef (PT).

A separação em grupos ideológicos foi feita com base nas respostas dos entrevistados a perguntas sobre questões sociais, culturais e políticas, como a pena de morte e o papel dos sindicatos na sociedade. Dos entrevistados, 38% foram classificados como de centro-direita, 26% de centro-esquerda, 22% de centro, 11% de direita e 4% de esquerda.

Em todos os grupos ideológicos, a maior intenção de voto é na presidenta Dilma Rousseff, seja no cenário com Eduardo Campos (PSB) candidato ou Marina Silva (PSB). No cenário com Campos, Dilma tem 43% das intenções entre os eleitores de centro; 42% entre os de centro-esquerda; 41% entre os de centro-direita; e 39% entre os de direita.

Campos varia de 13% (direita e centro-direita) a 17% (centro-esquerda). Aécio Neves (PSDB) vai de 20% (centro-direita) a 24% (direita). A intenção de voto em Dilma varia fora da margem de erro apenas entre os eleitores de esquerda. Neste quadro, a presidenta vai a 56%, contra 14% de Aécio Neves e 13% de Eduardo Campos.

No cenário com Marina Silva como candidata do PSB, a situação é parecida. Dilma vai de 36% (direita) a 41% (centro). A ex-senadora vai de 28% (centro-esquerda e direita) a 31% (centro) e o tucano Aécio Neves vai de 15% (centro) a 19% (direita). Entre os eleitores classificados como de esquerda, Dilma vai a 49%, contra 26% de Marina Silva e 13 de Aécio Neves.





Sucessão na Uniarp


Conversei ontem (14) com o presidente da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), Gilberto Seleme, que se preparava para viajar para o Estados Unidos para visitar clientes e quem sabe até assistir a luta do Cigano.

Seleme falou sobre o esforço que a universidade esta fazendo para acelerar a obras dos laboratórios e todos os investimentos que estão realizando para continuar dando qualidade para o ensino. Principalmente nas áreas de saúde (farmácia, fisioterapia e enfermagem) e nas engenharias (civil, elétrica, mecânica e mecatrônica).

            Conversamos também sobre a sucessão na presidência e na reitoria da Uniarp. Seleme revelou que a sua posição e da maioria dos conselheiros e para uma eleição de consenso. Na visão de Seleme a Universidade esta numa ótima direção, com os cursos bem avaliados, realizando os investimentos necessários e não é momento para disputas internas que possam causar divisões.

            “Este é um momento de agregar, corrigir alguns detalhes e continuar neste caminho de consolidação”, observou. 





Plano da Polêmica


O Plano de Cargos e Salários dos Professores continua criando polêmica. Na sessão da Câmara de Vereadores de ontem (14) o Vereador Vilso Soares (PDT) criticou a demora para aprovação, afirmando que a discussão iniciou no governo do Saulo Sperotto e que na administração passada e nesta a vice-prefeita e o secretário de educação são os mesmo, do PT, e o problema continua.

“Informações dão conta que o plano esta em estudo há pelo menos 5 anos. Mas se ele não for aprovado até 30 de outubro, não entra no orçamento de 2014 e fica para 2015”, afirmou o vereador perguntando quando o plano vai chegar a casa para os vereadores analisarem.

Respondendo ao vereador Vilso, o vereador do PT Ricardo Pelegrinello afirmou “nós que moramos no município” temos responsabilidades e não vamos aprovar uma lei sem estudo e que gere problemas para a administração e consequentemente para os contribuintes.

“O vereador Vilso esta querendo achar cabelo em ovo. Um plano como este tem que ser pensado para os próximos 50, 100 anos e com a segurança que não vai prejudicar outras áreas da administração”, afirmou Ricardo, revelando que já existe um levantamento preliminar que aponta impactos importantes no IPASC e elevação da folha de pagamente para 60%. 



Lixo


O vereador Neri Vezaro fez indicação na sessão da Câmara de ontem (14) para que se crie uma legislação para punir quem joga lixo nas vias publicas. De acordo com o vereador é cada vez mais presente e em grande quantidade lixo nas vias públicas do interior. “Também é fácil de observar a quantia de lixo que é jogado nas ruas, olhando para as margens dos nossos rios, que após as cheias deram um aspecto sujo para nossa cidade que é cortada pelo rio.




Ceron para federal


O candidato a prefeito derrotado de Lages Antônio Ceron ainda não decidiu, mas dependendo de um conjunto de fatores, pode se lançar a candidato a deputado federal. Com a novidade da não participação ou do recolhimento de Onofre Agostini (PSD), que não vai concorrer à reeleição, abre-se um vácuo de Capão Alto a Caçador, passando por Lages, Curitibanos e Campos Novos onde o PSD não terá candidato a Deputado Federal. É nesse cenário que Ceron trabalha a hipótese de concorrer.




Loja container


Recebo convite para participar da inauguração da loja de produtos naturais Vida Ligth, a primeira de caçador a funcionar dentro de um container. A inauguração será realizada nesta quarta-feira (16), às 21h30. A loja Vida Ligth esta instalada na Rua Salgado Filho, próximo a lotérica.




Professores


Meus cumprimentos com admiração para todos os professores. Mestres que fazem de qualquer nação um sucesso ou um fracasso, para se ter ideia da importância desta profissão. Uma lembrança especial para a minha primeira professora: Ana Lúcia Fontana e para seu irmão, Marcos Fontana, que fez ver que matemática não é um bicho de sete cabeças. Parabéns professores. 




Curtas


Vereador Moacir D`Agostini apresentou indicação para melhorar a sinalização dos acessos de pedestres nas praças e a instalação onde estes não existem.


Em números precisos, 42% dos marineiros migraram para Dilma, 21% foram para Aécio Neves e 15% para Eduardo Campos.

O ex-ministro Ciro Gomes afirmou que o também candidato Eduardo Campos prometeu candidatura a Marina.


Nenhum comentário: