sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Coluna Osni R. Mello 10 Outubro



"O cão é a virtude que, não podendo fazer-se homem, se fez animal" Victor Marie Hugo



Editora Uniarp 


O Reitor da Uniarp. Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, recebeu cumprimentos e elogios dos membros do Conselho Estadual de Educação pela instalação e funcionamento ativo da Editora da Universidade (Ediuniarp). Os conselheiros Silvestre Herdt e Gerson da Silveira destacaram que a Uniarp, ao editar obras científicas de docentes da própria Universidade, comprova qualidade e adequação aos princípios educacionais. O último lançamento da editora foi o livro o “Terceiro Setor na Educação Superior Brasileira”, pelo Prof. Dr. Ludimar Pegoraro. Na foto (esq.) o presidente do Simproesc, Prof. Carlos Magno; Ludimar Pegoraro; o secretário de educação Prof. Eduardo Deschamps e o reitor Adelcio Machado.





Bombeiros e o poder de polícia


A Alesc aprovou, por 24 x 5 na quarta-feira (9), o poder de polícia para os bombeiros militares e voluntários. A partir da sanção do governador as instituições poderão fiscalizar as empresas e emitir ou não os alvarás de funcionamento. Mas a lei foi aprovada sob forte sentimento de inconstitucionalidade para alguns e de que seria desnecessária para outros.

Os que advogam a inconstitucionalidade afirmam que das prefeituras não podem conceder a entidade privada, no caso as corporações voluntárias, o direito de fiscalização. Para os demais o poder de polícia é desnecessário por que, por lei, o Estado e o Município já possuem este poder.

            Não vejo nenhum problema na fiscalização pelos bombeiros voluntários. Basta que o servidor que vai fazer a fiscalização seja funcionário da prefeitura, tenha competência e fé pública. A exemplo do que acontece com outras instituições que necessitam deste tipo de chancela, como a Junta Comercial do Estado de Santa Catarina.




Uniarp no caminho


O curso de Direito da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), conquistou a nota 3,14 (continuo) e ficou com o conceito 4, o curso de Jornalismo teve nota 3,5 e conceito 4, Administração teve nota 2,08, conceito 3, no Enade de 2012, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A gradação do Enade vai de 1 a 5, sendo que 1 e 2 são notas insatisfatórias. Os resultados mostram que a Uniarp esta no caminho certo, pois obteve, com o curso de direito por exemplo, uma nota melhor que a precursora UnC (nota 3,13) e uma melhor avaliação que universidades com mais recursos e tradição como a Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro. 





Disparado


Os responsáveis pelo treinamento e pela expedição das licenças de Transporte Escolar poderiam dar uma investigada em alguns abusos e falta de atenção com os procedimentos de segurança que estão ocorrendo em Caçador. Esta semana, em um educandário de Caçador, a motorista de um dos veículos abandonou a direção – não tem que ter um ajudante – para auxiliar as crianças a sair do veículo, não acionou o freio de mão e o referido colidiu em um poste e em outro veículo.

   


Arquitetura e Urbanismo


Iniciou na segunda (7) e encerra nesta sexta-feira a 2ª Semana de Arquitetura e Urbanismo da UnC de Curitibanos. O evento iniciou com palestra do arquiteto Malek Dabbaus, presidente da IAB - Núcleo de Lages, sobre a CAU e IAB e do arquiteto Rafael Carneiro, Diretor da Secretaria de Planejamento de Lages – SEPLAN. O evento também contou com Oficinas de Software Active 3D; Alvenaria Armada; MDP, MDF e HDF e a Fibra Vegetal, forro acústico. E evento tem coordenação do Prof. Newton Marçal Santos.




70 lombadas


Não sei a opinião dos leitores, mas eu acho de uma incoerência impar, fazer uma bela pavimentação nas principais ruas de Caçador e depois encher de lombadas e faixas elevadas. Tudo por que uma minoria de condutores, que diga-se de passagem,  foram devidamente habilitados pelas Auto Escolas a dirigir, não conseguem respeitar os limites de velocidade e as leis de trânsito. Para se ter uma ideia de onde pode chegar esta incoerência, somente este ano mais de 70 indicações de lombadas e faixas elevadas foram apresentadas na Câmara de Vereadores. Lembrando que a indicação dos vereadores é motivada por reclamações de cidadãos e voltamos a educação dos condutores.




Subsídio para juízes 


Na reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) realizada na manhã desta terça-feira (8), o deputado estadual Dirceu Dresch pediu vistas ao projeto de lei complementar 27/2013, que cria três níveis de subsídios aos juízes que atuam como diretor de fórum ou diretores regionais. O benefício poderá ser de 6, 10 ou 15% sobre o salário e está escalonado de acordo com o número de varas ou juizados de cada comarca. Até então, o subsídio era de 6%, independente do número de unidades judiciárias de cada comarca. Dresch questiona o projeto pelo fato de o Tribunal de Justiça alegar não possuir recursos para aumentar os servidores estaduais. Paradoxalmente, deseja aumentar a folha de pagamento de magistrados com subsídio. “Queremos analisar melhor essa situação. Vou apresentar meu voto na próxima semana.”




Gasoduto no Oeste catarinense


O deputado federal Celso Maldaner (PMDB) participou na terça-feira (8), na sede da Confederação Nacional da Indústria, em Brasília, de uma audiência com Wagner Cardoso, Secretário-Executivo do Conselho Temático de Infraestrutura da entidade. Na pauta a ampliação da malha de gasodutos em Santa Catarina - que hoje contempla apenas a região litorânea - para o Oeste catarinense. Maldaner apresentou estudo da SC-Gás que demonstra uma demanda de 1.896 metros cúbicos de gás ao dia, que pode chegar a 6.015 metros cúbicos/dia até 2030. "Precisamos começar a pensar maneiras de levar o gasoduto ao Oeste e de aumentar a oferta em nosso País. O gás vindo da Bolívia já está todo comprometido com o Estado de São Paulo, então devemos analisar as outras opções, como a Argentina", afirma.    



Veículos em alta


As vendas de veículos estão aquecidas em Santa Catarina. No mês de setembro o setor registrou um crescimento de 22,27% nas vendas de veículos novos na comparação com o mesmo mês de 2012. Apesar de uma retração de 6,46% em relação a agosto de 2012, o estado registrou 22.144 emplacamentos em setembro, que somados compreendem 196.486 veículos novos vendidos em 2013. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de Santa Catarina.

Nenhum comentário: