quinta-feira, 20 de junho de 2013

Coluna Osni R. Mello 20 de junho



“A plebe apenas pode fazer tumultos. Para fazer uma revolução, é preciso o povo” Victor Hugo
 

PMDB mulher busca fortalecimento


Com o objetivo de formalizar e organizar o PMDB Mulher, resgatando a força do segmento em Santa Catarina, lideranças femininas do partido estiveram reunidas na tarde desta quarta-feira (19), em Florianópolis. A reunião foi conduzida pelas deputadas Ada de Luca e Dirce Heiderscheidt e também contou com a presença dos deputados Mauro De Nadal, Romildo Titon e do líder da bancada peemedebista, Carlos Chiodini.



Entre os pontos definidos como fundamentais pelo grupo para a reativação do segmento destacam-se a continuidade da terceira vice-presidência na executiva estadual do PMDB, cargo hoje ocupado pela deputada Ada de Luca; a garantia de recursos permanentes, definidos estatutariamente, bem como os 10% obrigatórios na propaganda partidária; e a definição de propostas concretas.

Após a convenção estadual do PMDB, uma comissão do grupo vai falar pessoalmente com o presidente da sigla e levar as necessidades para a reativação do segmento. Posteriormente o grupo voltará a se reunir com um número maior de participantes.

Em todo o estado o PMDB Mulher conta com diversos núcleos nos municípios, realizando atividades de fortalecimento e mobilização, inserindo a mulher efetivamente nas discussões e ações políticas.

Foram convidadas para a reunião as esposas dos deputados estaduais e federais, dos senadores da sigla, do presidente licenciado do PMDB e do ex-governador Paulo Afonso; e ex-presidentes do PMDB Mulher,  entre elas lideranças históricas como Lúcia Stefanovich  e Zuleika Lenzi.





Ranking da corrupção


Com base em dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral divulgou um balanço com os partidos com maior número de parlamentares cassados por corrupção desde 2000. O DEM, com 69 cassações, tem o equivalente a 9,02% de todos os políticos cassados no período de apuração, sendo o campeão. Veja, abaixo, o ranking da corrupção comprovada em cada partido.



  

Manifestações



Nem tudo é desinformação no Facebook. Amigo da rede social chama a atenção para um fato importante. As manifestações sempre ocorreram no Brasil, nós é que não percebemos. Cada sindicato, partido político, associação de classe é uma manifestação legítima do povo lutando por suas causas. A diferença é que as manifestações do momento interessam a alguém. 


Chapa única na Eleição do Sitruc



Como a coluna já havia adiantado a eleição no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caçador e Macieira (Sitruc) terá chapa única e liderada pelo agricultor Vanderlei Dalpiaz. Na segunda-feira (17) os integrantes da chapa se reuniram para tratar da eleição que será realizada nesta sexta-feira (21). Chapa composta por dezoito pessoas representando as comunidades dos municípios de Caçador e Macieira.

O candidato a presidente, Vanderlei Dalpiaz, da Comunidade Rio Bugre, convocou todos os associados para que votem no dia da eleição. “As urnas estarão passando em todas as comunidades em horários pré-definidos, portanto convido a todos para que votem, e deem seu parecer realizando seu dever de sócio”.

Dalpiaz destaca ainda que é importante que o associado compareça, pois isso dá um aval para a realização de um trabalho posterior a eleição, dos novos membros da diretoria que terão o compromisso de representar todos os associados, especialmente àqueles que acompanham o Sindicato, fazendo parte dos momentos de decisão e encaminhamento. Na foto Vanderlei Dalpiaz.





Festa do agricultor


Durante o encontro para debater a eleição a nova diretoria do Sitruc já iniciou as tratativas dos projetos para os próximos anos. Uma das preocupações do grupo é a organização da Missa e da Festa do Agricultor, já tradicionais no município, que acontecerão no final de julho. O grupo garante a realização do evento e promete inovar nas atividades, que marcarão o dia.

O futuro presidente, Vanderlei Dalpiaz, informou que o Sindicato atua em diversas frentes de defesa e conquista de direitos dos agricultores familiares, mas que é momento de retomar algumas ações e inovar em alguns projetos, especialmente de políticas de crédito nas linhas de habitação, produção, infraestrutura e fundiária, além da comercialização e produção alternativa. “Queremos melhorar a prestação de serviços para o agricultor, e para isso e necessário desenvolver um trabalho em conjunto com as comunidades e firmar parcerias, com outras entidades sociais, privadas e poder público”, afirmou

O representante da Comunidade do Carmo (Linha Garibaldi), Jefferson Bertotto, revelou que no dia 7 de junho foi realizada uma reunião com o prefeito da Macieira, Emerson Zanela, para conversar sobre a continuidade da disponibilização de uma sala e equipamentos já existentes no local, para o atendimento aos agricultores do município. “A conversa foi muito produtiva, pois percebemos uma grande receptividade por parte da prefeitura para a continuidade dos trabalhos e para futuras parcerias no desenvolvimento de algumas ações junto aos agricultores de Macieira”, finalizou.




O fator JKB


O articulador Jorge Konder Bornhausen (JKB) prometeu passar 15 dias em Santa Catarina, nos próximos dias, para realizar um trabalho de convencimento de alguns lideres políticos. O Objetivo de JKB é aumentar o poder de fogo do PSB de Edurdo Campos, com vista às eleições de 2014. Quem conhece o modus operandi de Bornhausen garante que ele tem o melhor dos atrativos.




Analogia


Contribuição do amigo Paulinho Moraes (PCdoB). “A nível nacional o movimento pede investimento em saúde e segurança (muito justo) mas nega a necessidade da Copa do Mundo (questionável). Mas aqui? O gramado da Arena Condá custou R$ 1.000.000,00; um banheiro da Ala Norte custou R$ 230.000,00. Então, não seria o mesmo caso. Se condenam a Dilma pela Copa não deveriam condenar o Caramori pela Arena Condá? Somente para se pensar”.




Mudanças na Câmara


A Câmara de vereadores de Caçador, período legislativo 2013/2016 pode sofrer a sua primeira alteração. Um passarinho me contou que o PT de Caçador estuda a possibilidade de indicar o vereador Ricardo Pelegrinello para o lugar de Tiago Borga, exonerado a pedido do Ministério Público por nepotismo. O assunto ainda esta sendo estudado pelo partido, mas se acontecer abre caminho para o suplente Osmar Barcaro, que é do PTB.  




OAB/SC recebe líder das manifestações na Capital


Integrantes do comitê criado pela OAB/SC para acompanhar as manifestações em Santa Catarina se reuniu com um dos organizadores do movimento, o advogado Fernando Bastos Neto. O grupo avaliou as manifestações ocorridas na terça-feira como pacíficas e destacou a atuação da polícia militar, que acompanhou tudo a distância.

 agradeceu o apoio da OAB/SC e disse que a manifestação da entidade foi bem recebida pelos manifestantes. “Foi muito importante saber que a Ordem estava presente e que podemos contar com a entidade, que existe justamente para garantir as liberdades individuais e fiscalizar o poder público”.

Ao final do encontro, que teve a participação dos advogados Thiago Marques Vieira e Anselmo Machado, assessor institucional da OAB/SC, o presidente Tullo Cavallazzi Filho cumprimentou Bastos e disse esperar que as manifestações desta quinta-feira tenham o mesmo desfecho. “As pessoas foram às ruas protestar de forma ordeira e dar seu recado aos governantes”, afirmou. Além da seccional, as subseções da OAB estão mobilizadas para acompanhar as manifestações ocorridas em outras cidades catarinenses.




O protesto de Neymar


A cada dia que passa me torno mais fã deste menino chamado Neymar. Sem propor nenhuma manifestação mirabolante para ganhar espaço na mídia – como se precisasse – ele deu o seu recado pelo Instagram. “triste por tudo o que está acontecendo no Brasil. Sempre tive fé que não seria necessário chegarmos ao ponto de “ir para as ruas” para exigir melhores condições de transporte, saúde, educação e segurança, isso tudo é OBRIGAÇÃO do governo… Meus pais trabalharam muito para poder oferecer pra mim e pra minha irmã um mínimo de qualidade de vida… Hoje, graças ao sucesso que vocês me proporcionam, poderia parecer demagogia minha – mas não é – levantar a bandeira das manifestações que estão ocorrendo em todo o Brasil. Mas sou BRASILEIRO e amo meu país! Tenho família e amigos que vivem no Brasil!! Por isso também quero um Brasil mais justo, mais seguro, mais saudável e mais HONESTO!!! A única forma que tenho de representar e defender o Brasil é dentro de campo, jogando bola… E a partir deste jogo, contra o México, entro em campo inspirado por essa mobilização…”

Nenhum comentário: