quarta-feira, 20 de março de 2013

Coluna Osni R. Mello 20 de março



"O campo da derrota não está povoado de fracassos, mas de homens que tombaram antes de vencer" Abraham Lincoln 


Parceria Figueirense e Caçador Atlético Clube


Presidente do Figueirense, Wilfredo Birllinger, recebeu do secretário de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, e do presidente do Caçador Atlético Clube-CAC, Denilson Araujo, o projeto de parceria entre as duas equipes. O Figueira vai ceder jogadores ao CAC que é o atual campeão catarinense da terceira divisão e neste ano vai disputar a segundona catarinense. Mas o que secretário Cobalchini tem a ver com isso? Cobalchini é de Caçador e incentivador da volta do futebol profissional de Caçador a elite estadual. Wilfredo aceitou a parceria e nos próximos dias já deve encaminhar uma lista de jogadores para a comissão técnica do CAC, que será treinado por Rafaelli Granitti. A foto é de Frutuoso Oliveira.






SCGÁS será comandada por executivo italiano


O executivo italiano Marco Francesco Patriarchi é o novo Diretor Administrativo-financeiro da SCGÁS (Companhia de Gás de Santa Catarina). Patriarchi assume, a partir de 1º de abril, o posto anteriormente ocupado por Carlos Romeu Paes Leme, que despediu-se da companhia após ter completado 65 anos, idade considerada limite para cargos de diretoria pela Mitsui. A empresa privada japonesa é acionista da SCGÁS e responsável pela gestão da Diretoria Administrativa e Financeira, que responde pelas áreas de planejamento, sistemas de informação, Recursos Humanos, Suprimentos, Contabilidade e Controladoria.

            Marco Francesco Patriarchi tem 10 anos de experiência no controle de gestão do Grupo Eni, multinacional italiana na área de óleo e gás presente em mais de 70 países, além de 7 anos atuando nas áreas de gerência de Administração, Planejamento e Controle, Recursos Humanos e Informática em distribuidoras de gás natural em rede. Sua última experiência foi na área administrativa de um joint venture do grupo ENI com a DEPA, na Grécia.

            Em cerimônia de apresentação aos funcionários da SCGÁS realizada no dia 18 de março, na sede da empresa, o novo Diretor afirmou, bem-humorado, que a sua experiência em gestão de crise na Grécia foi uma espécie de blindagem. “Apesar da situação de recessão, retração de investimentos e desemprego de mais de 25%, a nossa empresa conseguiu crescer 70%”, lembrou.  Aos 39 anos, Patriarchi assume a Diretoria da jovem concessionária catarinense que em pouco mais de uma década de operação tornou-se a terceira do ramo no Brasil em extensão de rede e em volume de gás distribuído.





Encontro de prefeitos do PMDB


O 1º Encontro de Prefeitos, Vice-prefeitos e Vereadores do PMDB/SC, em 2013, promovido pela Fundação Ulysses Guimarães (FUG/SC) e pelo Diretório Estadual da sigla, acontece amanhã, a partir das 9h, no Hotel Castelmar. Com o objetivo de qualificar toda a base partidária municipal, o evento vai abordar temas como o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo (Sisconv), com palestrantes especializados enviados pela FUG Nacional.




Café na Infraestutura


A secretária de infraestrutura de Caçador, Denise Chiarello, vai oferecer amanhã um café para os vereadores na Secretaria de Infraestrutura. Na pauta do café com reunião a secretária quer apresentar para os vereadores a estrutura disponível para atender todas as demandas enviadas por eles através de indicações. Denise revelou que até o momento já recebeu mais de 150 indicações dos vereadores, mas não tem equipe e equipamentos para atender todas de forma rápida. Espera sensibilizar os edis.




Alta temperatura


Fontes bem informadas da Casa da Agronômica garantem que a temperatura se elevou, quase chegando a fervura, no recente episódio da nomeação de Saulo Sperotto (PSDB) para o cargo de Secretário Regional de Caçador. Garante a fonte que autoridade muito bem colocada no primeiro escalão do governo saiu muito chamuscado pelo entrevero e o assunto provocou e vai provocar desdobramentos futuros. 




Siticom realiza Assembleia Geral no sábado


O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Caçador e Região (Siticom) realiza no sábado (23), às 14h, na sua sede, Assembleia Geral. Todos os trabalhadores da categoria do Mobiliário e da Construção Civil, sindicalizados ou não, estão convidados a participar.

Na ocasião será discutida a aprovação das reivindicações de salários e trabalho para a celebração de Convenção e/ou Acordo Coletivo de Trabalho, outorga de poderes à diretoria do Sindicato Profissional para celebrar Acordo ou Convenção Coletiva de Trabalho e, na hipótese de malogro das negociações, ajuizar o Dissídio Coletivo de Trabalho, fixação e autorização para desconto em folha de pagamento de Contribuição Confederativa a ser recolhida em favor do sindicato obreiro  de todos os integrantes da categoria profissional (CF/88, Art. 8º, IV).

Será deliberado também sobre a conveniência ou não de dar caráter permanente às assembléias enquanto perdurar a campanha salarial, permitindo que as futuras convocações sejam efetuadas mediante simples comunicados nos locais de trabalho e sobre a conveniência ou não de dar prerrogativas exclusivas à diretoria do Sindicato Profissional, para convocar assembléias gerais durante a campanha salarial.

O presidente do SITICOM Adelmir Meireles da Silva destaca a importância da participação do trabalhador nestas discussões para assegurar seus direitos. Outras assembleias gerais já foram realizadas nos outros municípios que compõe a área de abrangência do Sindicato: Lebon Regis, Rio das Antas, Videira, Tangara, Arroio Trinta, Salto Veloso, Fraiburgo e Calmon. A última assembleia será realizada dia 26 de março em Macieira.




Turbulências


Esta nas mãos que interessam uma pesquisa de avaliação do Governo Raimundo Colombo e segundo as más línguas o conteúdo não é nada animador. Os mais otimistas que tiveram contato com a pesquisa estão apavorados e os pessimistas garantem que se o governo não converter em obras tudo que está no papel, vem turbulência por ai.  





SDR e IGP firmam parceria para construção de complexo policial



Estiveram reunidos na Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), na tarde desta terça-feira (20), funcionários e médicos do Instituto Geral de Perícias (IGP), o assessor jurídico Romualdo Machado, o diretor geral Francisco Stefanes e o delegado regional Luiz Antonio Piazon, para tratar da construção do complexo policial de Caçador e região.

O perito criminal do IGP, Luis Carlos Reichert, disse que estão buscando soluções e parceiros para a construção do complexo que irá abrigar o IGP e a Delegacia Regional. “Procuramos a secretaria para que ela através do Governo Estadual nos auxilie na busca de recursos e descentralize na secretaria, pois o local para construção já foi cedido pela prefeitura”, afirmou

O diretor geral Stefanes, que acumula a função de secretário, disse que a SDR será parceira no desenvolvimento do projeto e na busca de recursos. “Vamos auxiliar o desenvolvimento da obra, buscando auxilio estadual na questão de recursos e agilidade na execução da obra”, disse Stefanes.




Complexo de pobreza


O complexo de pobreza do brasileiro me intriga. Alguém, algum dia, já viu alguém criticar o presidente americano pelo gasto excessivo em suas viagens, ou quantos assessores ele leva. O que se tem notícia é que são muitos e lembro bem quando esteve no Brasil, trouxeram até a limusine (blindada) que ele se locomove, entre outras fanfarronices desnecessárias. Bem diferente da presidente Dilma Rousseff, representante de 200 milhões de brasileiros, que é criticada por levar seus assessores e ministros e gastar o necessário para ficar em um hotel a altura de um chefe de estado. Como seremos respeitados se nossa presidente não se comportar como tal. Mas talvez tudo isso seja preconceito por ela ser do Partido dos Trabalhadores. Afinal nunca vi ninguém criticar presidentes de outros partidos pelo mesmo motivo. O que esperavam, que um presidente saído do seio dos trabalhadores teria que dormir no beliche de um albergue.   

Nenhum comentário: