sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Coluna 22 de fevereiro


"Sou um sobrevivente por ter conseguido manter alguns valores éticos" José Saramago



E o PSDB desata ou não desata


Talvez seja precipitada a avaliação, mas o PSDB parece ter escolhido um caminho sem volta no apoio ao senador Paulo Bauer (PSDB) como candidato a presidência do partido e por consequência a governador do Estado. Contrariando a bancada estadual, que começa a sentir o clima pesado dos aliados da polialiança. 



O lançamento da candidatura à presidência do partido em Lages, terra do governador, foi interpretada por muitos como uma provocação, já que Bauer é de Blumenau. Inclusive pelos deputados estaduais menos alinhados com o grupo de Bauer, que realizaram uma reunião na quinta-feira (21), no gabinete do líder do partido na Alesc, deputado Dóia Guglielmi, para demonstrar seu descontentamento com a forma que esta sendo conduzido o processo.

Nos encontros regionais, que hoje (22) esta sendo realizado em Rio do Sul, Taió, Ibirama e Ituporanga, Bauer tem dito que ser presidente do PSDB pode ajudá-lo a ser candidato ao governo, mas garante que uma coisa não tem a ver com a outra. E que o partido dispõe de outros nomes como Marcos Vieira, que também colocou seu nome a disposição. Bauer também tem dito que não quer distenções com Colombo e até admite apoiá-lo em 2014, desde que ele apoie o candidato do PSDB, Aécio Neves, para presidência.




Prisão ou hotel


Acabei de ver o noticiário sobre a rebelião no Presídio de Segurança Máxima Nélson Hungria, em Contagem, em Belo Horizonte. Notem que é de segurança máxima. Me chamou a atenção a mensagem escrita pelos amotinados no piso do presídio com lençóis: “opressão” e “sistema” e as reivindicações dos amotinados. Eles desejam, entre outras coisas, que a revista nos visitantes seja menos rigorosa. Agora me digam brasileiros pagadores de seus impostos, é um presídio ou um hotel.   




Trocando de idade


Quem esta trocando de idade é o reitor da UNIARP e presidente da Associação Caçadorense de Imprensa (ACIJO), prof. pós Dr. Adelcio Machado dos Santos. Adelcio esta de aniversário hoje (22) e a comemoração será com a família em Florianópolis. Preocupado com o passar dos dias, o professor Adelcio me revelou que vai começar a contar os anos regressivamente.








Poder de polícia para os bombeiros


O motivado pela tragédia da boate Kiss em Santa Maria o Governo do Estado de Santa Catarina está preparando uma série de medidas para alterar os níveis de segurança destes locais. Um deles é dar “poder de polícia para o Corpo de Bombeiros” e daí meus amigos, se preparem para mais uma briga jurídica entre os Bombeiros Militares e Voluntários.  




SDR: entidades devem fazer novos cadastros


A SDR de Caçador esta convocando todas as Prefeituras, representantes de entidades e pessoas que tem interesse em desenvolver projetos com recursos dos fundos do Governo do Estado para que se cadastrem no Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (SIGEF), que é o novo cadastro para participar do Sistema Estadual de Incentivo ao Turismo, à Cultura e ao Esporte (SEITEC).

A gerente de turismo, cultura e esporte da SDR de Caçador, Ruth Goulart, explica que todas as entidades, inclusive as que já possuíam cadastro no SEITEC, devem refazê-lo pelo SIGEF, através da página da Secretaria da Fazenda no link http://www.sef.sc.gov.br/sctransferencias/sistema.

                Os interessados também podem obter mais informações na SDR com a gerente Ruth Goulart, e nos sites da Secretaria de Organização do Lazer (SOL) www.sol.sc.gov.br e da SIGEF, http://sigef.sef.sc.gov.br. Lembrando que o sistema SIGEF funciona somente no navegador Explorer, versão anterior a 9. Na foto quadro explicativo de como vai funcionar o novo sistema de concessão de recursos dos Fundos.  





Convenções do PSDB


O PSDB esta com pressa de por o bloco na rua. De olho na eleição presidencial de 2014, que será decisiva para o seu futuro, o partido será o primeiro a realizar convenções e definir quem serão os militantes que empunharão as bandeiras de Aécio Neves (PSDB), até agora o mais cotado para ser o candidato a enfrentar a presidente Dilma Rousseff (PT) na sua reeleição. Para tanto a Comissão Executiva do Partido já definiu as datas base de suas convenções municipais e zonais, para 24 de março de 2013, as convenções estaduais no dia 28 abril e a convenção nacional no dia 25 de junho. Nesta data, independente da realização ou não da convenção, encerram-se a validade dos atuais diretórios municipais e comissões provisórias. Esvaziado com a cassação de seu maior expoente, Saulo Sperotto, o partido pode ganhar algum fôlego em Caçador com a volta de Sperotto, na direção da SDR.




Convenções do PSDB I


Fonte ligada ao partido afirmou que já existem dois militantes interessados em disputar a presidência do diretório Municipal do Partido em Caçador. Mas o secretário regional Saulo Sperotto (PSDB) não seria um deles. Porque o partido precisa de sangue novo e o passado esta para provar que a renovação é necessária.




Armazenagem de grãos 


O problema enfrentado com a armazenagem de grãos no oeste catarinense foi o motivo principal de uma reunião do deputado federal Celso Maldaner (PMDB/SC) com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, nesta quinta-feira (21), em Brasília.

Com a participação de representantes do segmento cooperativado da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), além de prefeito e superintendente catarinenses, a pauta foi marcada pela busca de soluções a partir de investimento em um armazém público em local a ser definido, na região entre Xanxerê e Concórdia.

O tema em análise, no entanto, voltará a ser discutido entre a bancada parlamentar e técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A participação do sistema cooperativo ou por meio de cerealistas são as alternativas encaminhadas para aumentar a capacidade de armazenamento em até 600 mil toneladas nos próximos seis anos.

Ainda assim, ainda é necessário um estudo técnico que poderá compor o Plano Nacional de Armazenagem instituído pelo Mapa. Já os investimentos, com juros menores e prazos mais dilatados, serão submetidos ao Ministério da Fazenda, até abril, antes do lançamento do Plano Agrícola e Pecuário 2013-2014.

A preocupação no momento é a migração das agroindústrias catarinenses para outras regiões em razão do suporte logístico e estrutural limitado para acondicionar a safra em armazéns no estado. Segundo Mendes, é necessário buscar alternativas para investimentos não só em modelos de armazenagem pública, como também de empreendimento privado. “Vamos nos antecipar aos eventuais problemas de desabastecimento de grãos. Neste sentido, o produtor poderá programar o plantio sem ter problemas de armazenagem”, explicou.
A reunião também foi conduzida pelo secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Caio Rocha, que tratou de alinhavar as medidas a serem tomadas junto às demais instâncias do Governo Federal.

Nenhum comentário: