quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Coluna Osni R. Mello


"A gratidão da maioria dos homens não passa de um desejo secreto de receber maiores favores." François de La Rochefoucauld 


PMI da mobilidade

O governador em exercício e o secretário de infraestrutura, deputado Valdir Cobalchini, lançaram ontem (31) a segunda fase do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para uma nova ligação Ilha-Continente, para encontrar uma solução específica para o transporte coletivo. “Não haverá solução possível se não estiver equacionado o transporte de massa. Essa etapa é fundamental”, disse Pinho Moreira. O secretário da Infraestrutura, Valdir Cobalchini,

destacou que o objetivo é agilizar o processo. “Essa decisão de separar em dois PMIs foi tomada porque o Governo tem pressa para que a população tenha acesso a, pelo menos, parte da solução de mobilidade." O objetivo é que a população já esteja sendo beneficiada no final do ano de 2014.



As forças políticas

O PMDB foi o partido que mais elegeu prefeitos nas eleições de 2012, no Brasil e no estado de Santa Catarina. No Brasil a legenda conquistou 1.030 prefeituras e no Estado foram 107. Com isso, estará no comando de 18,39% dos municípios brasileiros, mas comparado à 2008, registrou uma redução de quase 15% no total de vitórias.
                Apesar do maior número de prefeituras do PMDB o PT foi o partido que recebeu o maior número de votos, mais de 27 milhões em todo Brasil. Em Santa Catarina, PT e PDT foram os que mais cresceram e os demais perderam. O PT conquistou 45 prefeituras, uma a menos que o PP, que conquistou 46 prefeituras.
                Com isso o PP passa a ser a terceira força no Estado, atrás do PMDB e do PSD que conquistou 53 prefeituras, com destaque para a eleição de Cesar Souza Junior em Florianópolis. O PT equilibra forças com o PP que junto com o PSDB foi o que mais perdeu posições. O PP tinha 54 e elegeu 46 e o PSDB tinha 36 e agora tem 26.
                O DEM perdeu 39 prefeitos, tinha 44 e agora tem 5, mas neste caso existe um porém. O PSD, que conquistou 53 prefeituras, quando da sua criação assimilou boa parte da estrutura partidária do DEM e de outros partidos em menor proporção.          


Relações institucionais

Visitou Caçador ontem (31) Derci Pasqualotto, assessor da ministra das relações institucionais Ideli Salvatti. Pascoalotto participou de reunião com a vice-prefeita Luciane Pereira, com os vereadores eleitos: Flávio Henrique, Walmor de Paula e Ricardo Pelegrinello, e dirigentes do partido e colocou a disposição toda a estrutura da secretaria para auxiliar Caçador na obtenção de recursos do Governo Federal. “A Secretaria de Relações Institucionais tem dois objetivos. Um é promover o relacionamento com a Câmara e com o Senado e o outro é promover o relacionamento dos estados, municípios e consórcios de municípios”, observou Derci.  


Nova aliança

Depois de ter mostrado que ainda é o “taura” da política em Joinville, a maior cidade do Estado, o senador Luiz Henrique da Silveira (LHS) trabalha numa nova composição para 2014. LHS nunca escondeu que quer a reeleição de Raimundo Colombo, com o PMDB de vice. Só que agora ele trabalha numa aproximação com o PT, que nessa nova aliança, indicaria o candidato ao Senado, já que em 2014 é apenas uma vaga que se renova. LHS quer fazer em Santa Catarina um grande palanque para a reeleição da presidenta Dilma Roussef (PT).
Com isso o PSDB, que deverá ter projeto nacional com Aécio Neves, ficaria de fora da aliança no Estado e o PP indicaria, no máximo, o suplente de senador. O próprio PSDB, através do senador Paulo Bauer, já emite sinais de que deixará o Governo do Estado, para poder estar no projeto nacional do partido. Em tempo: nessa nova aliança proposta por Luiz Henrique, o papo nos bastidores políticos da capital é de que o secretário de Infraestrutura, Valdir Cobalchini (PMDB), tem muitas chances de ser o candidato a vice-governador.


Pronatec

IFSC, SENAC, SENAI e Prefeitura Municipal realizaram na terça-feira (30) reunião para pactuação dos cursos do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), de 2013. Também para divulgação e orientação dos formulários de inscrição de reserva de vagas, que podem ser obtidos no Cras, Creas e Bolsa Família, onde também pode se obter mais informações. Serão colocados a disposição os cursos de: transporte, informática, estética, edificações, mecânica diesel, automóveis e motos e auxiliar administrativo.

  
Boxe profissional

Será realizado no dia 16 de novembro, no ginásio da Uniarp, a 1ª Copa Contestado Team de Boxe Olímpico. O evento faz parte das atividades dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) e terá 16 combates com atletas de Caçador e da região. O evento inicia às 19h e o principal luta da noite será a disputa entre Kaverão e Davi, com boxe profissional.

  

PMI

O governador em exercício Eduardo Pinho Moreira e o presidente da SC Parcerias, Paulo César da Costa, lançam hoje (31), às 15h, a segunda fase do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) com vistas a receber estudos e projetos que apontem soluções para melhorar a situação da mobilidade urbana e de acesso à região insular de Florianópolis. O ato será no Gabinete do governador em exercício, no Centro Administrativo, na SC-401.


Royalties

Sem consenso para a votação, os líderes partidários da base do governo fecharam acordo e adiaram para a próxima terça-feira (6) o início da discussão e votação do projeto que trata da redistribuição dos royalties do petróleo. A medida contraria os planos do presidente da Câmara, deputado federal Marco Maia (PT-RS), que chegou a pautar a proposta na Ordem do Dia de hoje. A decisão dos líderes governistas de propor o adiamento surgiu após o Palácio do Planalto anunciar, por meio do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que quer destinar 100% dos royalties dos poços de petróleo a serem licitados para a educação e que não concorda em mudanças nas regras de contratos já firmados.

Nenhum comentário: