sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Coluna Osni R. Mello 29 novembro


"Muito embora percamos todos os nossos bens, conservemos intacta a honra" Walter Scott 

Anos 80: A melhor década de Caçador

Sou um estudioso dos números. Para mim todas as respostas para os problemas presentes e futuros estão nos números, desde que sejam coletados e bem analisados. A eleição recém concluída prova isso. Pois bem vamos ao assunto do título desta nota: o desenvolvimento de Caçador no que se refere ao seu crescimento populacional, que é a base do incremento das receitas, junto com a renda das famílias, seja no setor privado ou do público.

                Na década de 1970 a 1980, segundo dados do IBGE, o crescimento populacional de Caçador foi de 19,5%, de 32.892 habitantes para 39.268. Na década seguinte, de 80 a 90 e a melhor década de Caçador, o crescimento foi de 34,17%. Na seguinte, de 90 a 2000 o crescimento voltaria ao patamar dos anos 70, com crescimento de 20% e na última década, de 2000 a 2010 cairia ainda mais com um crescimento de apenas 11,7%, que nos levaria de 63.322 para 70.735 habitantes. Sem dúvida números para as forças vivas da sociedade se preocuparem com o futuro de nossa cidade.


Conselho de Saneamento

Foi realizada na tarde de quinta-feira (29), na sede da Fundema, a última reunião do ano do Conselho de Consultivo de Saneamento de Caçador, onde a Fundação de Meio Ambiente de Caçador (Fundema) apresentou o relatório das atividades e investimentos realizados com os recursos do Fundo Municipal de Saneamento Ambiental (FUNSAN) em 2012. O encontro contou com a presença do prefeito Imar Rocha, do prefeito eleito Beto Comazzetto, presidente da Fundema Luiz Gustavo Pavelski, da secretária da Infraestrutura Denise Chiarello e da maioria dos membros do conselho. Além da apresentação dos resultados o tema principal da reunião foi a decisão que deverá ser tomada em 2013 pela Prefeitura de Caçador: fazer um contrato para mais 30 anos com a Casan ou municipalizar o serviço de água e saneamento básico.


Casan x Municipalização

Para maioria dos presentes na reunião Caçador tem todas as condições de assumir a administração do sistema de água e o saneamento do município. O prefeito Imar Rocha chegou a dizer que se arrependeu de não ter tomado esta decisão. Mas disse que não o fez por que teria pouco tempo de mandato para implementá-lo. Para o engenheiro Vilmar Carneiro a Fundema já demonstrou, realizando a rede de esgoto da Vila Santa Terezinha, que tem capacidade para implantar e gerir o sistema de esgoto de Caçador. A secretária de infraestrutura, que já foi presidente da Fundema, Denise Chiarello, avaliou que na gestão compartilhada teve o lado bom, pois proporcionou os recursos (15% do arrecadado pela Casan) para realizarem os investimentos em saneamento. Mas teve um lado ruim: “A Casan não cumpriu a sua parte e não investiu nenhum centavo do R$ 1,5 milhão que foi acordado na renovação do contrato. Enquanto a prefeitura investiu todos os recursos”, afirmou.


Promeso

Você sabia que Caçador faz parte do Programa de Sustentabilidade de Espaços Sub-regionais (Promeso) do Governo Federal. Caçador é um dos 396 municípios que integra a Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul, área com 120 mil quilômetros e 3,8 milhões de habitantes que compreende o norte do Rio Grande do Sul, o oeste de Santa Catarina e o sudoeste do Paraná. O Promeso é um programa do Ministério da Integração Nacional e tem por objetivo a Promoção da Sustentabilidade de Espaços Sub-Regionais, através de um conjunto de ações estruturantes voltadas para a redução das desigualdades regionais brasileiras. Entre os principais projetos desenvolvidos pelo programa na região estão: Fortalecimento de agroindústrias familiares (toda região); Desenvolvimento do APL de móveis (Chapecó); Fortalecimento da piscicultura (toda região); Fortalecimento da vitivinicultura (Campos Novos) e Apoio ao setor lácteo (oeste de SC). Só faltou um projeto para a região de Caçador.


Recesso

Está previsto para o dia 17 de dezembro o início do recesso na Prefeitura de Caçador. Antes disso, a partir de segunda-feira (3) a prefeitura passa a trabalhar no horário das 13h às 18h como medida de economia.


Biblioteca

A Biblioteca Pública Municipal Vidal Ramos comunica que a partir do dia 3 de dezembro até o dia 7 de dezembro abrirá somente no período da tarde, das 13h às 18h, conforme o decreto nº 5.407. Informou também que encerrará  suas atividades no dia 7 de dezembro e os leitores que quiserem emprestar ou devolver livros poderão fazê-lo até este dia.


Rotaract

Recebo convite para o ato de fundação do grupo de jovens rotaractianos, denominado Rotaract. O evento será realizado no dia 1º. de dezembro, às 20h, nas dependências do Rotary Clube Caçador, Casa da Amizade, próximo ao ginásio Flavio Cruz.


Saúde

Antes mesmo de assumir a nova administração da Prefeitura de Caçador está correndo atrás de recursos e principalmente de pessoas capacitadas para gerir a saúde de Caçador. Envolvidos no processo já estão em contato com profissionais médicos para atuar em Caçador, visto que o número de profissionais disponíveis esta reduzido. E outra frente está atacando o setor da gestão. Para alguns envolvidos no processo, médicos e profissionais da área, o maior problema da saúde é de gestão e principalmente de enfrentar alguns problemas que se arrastam por anos. Para mim que já acompanhei várias discussões sobre o assunto - Inclusive a do primeiro mandato do prefeito Saulo Sperotto, que sofreu todo o tipo de pressão e aumentou o salário dos profissionais - algumas questões precisam ser resolvidas para a saúde ter mais qualidade. 

Nenhum comentário: