terça-feira, 20 de novembro de 2012

Coluna Osni R. Mello 20 novembro


"Para que levar a vida tão a sério, se a vida é uma alucinante aventura da  qual jamais sairemos vivos" Bob Marley 


Homenagem à PRE

Mesmo os deputados que estão licenciados da Alesc, podem indicar homenageados com a Comenda do Mérito Legislativo, que foi entregue ontem (19). O secretário de Infraestrutura, deputado estadual licenciado Valdir Cobalchini, indicou para ser homenageada a Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina. O secretário destaca que a homenagem é pela grande parceria entre a PRE e a Infraestrutura do Estado. Cobalchini não participou da solenidade porque esta em Brasília representando o Governo do Estado na mesa de negociação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) do financiamento de U$ 250 milhões que o Santa Catarina está contratando para investimento em rodovias.





A hipocrisia social e a nova Arena

Tem coisas que só acontece no Brasil. Na semana passada, um grupo de gaúchos, na maioria estudantes, revelou o desejo de refundar Aliança Renovadora Nacional (Arena), partido que deu sustentação à ditadura militar. O grupo publicou no Diário Oficial da União o estatuto e o programa da legenda e revelou que a “nova Arena” terá como meta principal “a luta contra a comunização da sociedade”.
A presidente do novo partido é a estudantes de direito de 23 anos Cibele Baginski, que não esconde suas exóticas ideias direitistas. “O Brasil ainda estaria na idade da pedra se não tivesse existido a ditadura”, afirmou à jovem, revelando que a nova sigla já articula o ingresso de políticos com mandato e citou os deputados Jair Bolsonaro (PP-RJ) e Romário (PSB-RJ).
O estatuto do partido diz ainda que “em respeito às convicções ideológicas de direita, não coligará com partidos que declaram a defesa do comunismo, bem como vertentes marxistas” e que a “nova Arena” pretende se firmar como oposição radical ao governo Dilma.
Mas agora vem a parte mais interessante. Entre suas bandeiras a nova Arena prega a “abolição de quaisquer sistemas de cotas” nas faculdades. Curiosamente, a própria Cibele Baginski é bolsista do Prouni e recebe bolsa integral do programa do governo para cursar direito na Universidade de Caxias do Sul. “Lula não fez mais do que a obrigação”, desconversa a estudante ao ser questionada sobre a contradição entre
A publicação dos documentos é o primeiro passo para o registro da sigla na Justiça Eleitoral. Para garantir a existência legal, o grupo terá agora de coletar 500 mil assinaturas de apoio em nove Estados. Com informações do Blog do Miro e Folha de São Paulo.


Equipe de ouro

Entre as várias equipes a destacar pela participação nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) esta a equipe de bochas masculino, da Sociedade Caçadorense de Bochas, que representando Caçador conquistou a medalha de ouro e contribuiu muito para 9ª. posição no quadro de pontos. A mesma equipe que recentemente conquistou a Copa Ouro de Bocha.  


Câmara

A informação é que iniciaram pra valer as negociações pelo comando da Câmara de Vereadores. Mas a tendência até o momento é de consenso entre as bancadas mais fortes e que não por acaso são as bancadas governistas do PMDB e PT, cada uma com três votos. 


Direitistas

Não sou muito de comentar artigo, prefiro escrever e deixar que as pessoas tirem suas próprias conclusões. Mas este assunto chamou a minha atenção e resolvi dar a minha opinião. Para mim alguns brasileiros, principalmente os de classes mais abastadas que conseguem frequentar boas escolas e ingressar na universidade, se consideram superiores aos demais e suficientemente preparados para criticar as políticas de inclusão social. Na sua grande maioria são jovens sustentados pela “Bolsa Pai” que frequentam a Universidade custeadas pelo Estado, mas continuam criticando os desvalidos que recebem Bolsa Família. Quanta hipocrisia.       


Pensata

A Europa protecionista e sectária apela para a abertura das economias da América Latina para não morrer de fome. Concordo, desde que a abertura seja ampla e bilateral.


Chateado

Esta me contaram. Um vereador eleito, daqueles na lista dos pendurados na Justiça Eleitoral, disse que não ficou nada satisfeito com a sua votação. Acusou o povo caçadorense de mal agradecido, pois ele fez muito por eles e teria que ser o mais votado. E por essas e por outras que eu digo, política é para quem tem talento, para quem sabe escutar a voz das urnas.


Novas eleições

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) confirmou ontem (19) a realização de novas eleições em dois municípios: Balneário Rincão e Criciúma, ambos no Sul do estado. Nessas duas cidades, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), última instância da Justiça Eleitoral no Brasil, confirmou o indeferimento do registro das candidaturas dos dois mais votados na eleição de 7 de outubro passado. Como os segundos colocados não obtiveram 50% mais um dos votos válidos, haverá necessidade de uma nova eleição. O desembargador informou que a previsão é que as eleições sejam realizadas em março do próximo ano. Em Criciúma, o candidato com maior número de votos, Clésio Salvaro (PSDB), obteve 76,4% dos votos. Como a segunda colocada, a deputada federal Romanna Remor (PMDB), não atingiu 50% mais um dos votos válidos, haverá uma nova eleição.


Videira

Conforme Rocha, o TRE-SC outras cinco cidades catarinenses podem ter eleições suplementares: Benedito Novo, Campo Erê, Ponte Serrada, Videira e Tangará. Nesses municípios, os vencedores também estão com a candidatura com registro indeferido e aguardam o julgamento de recursos no TSE. O tribunal catarinense aguarda a definição para saber se haverá necessidade de convocar eleições nessas cidades.

Nenhum comentário: