sábado, 17 de novembro de 2012

Coluna Osni R. Mello 17 novembro


"São necessários 20 anos para construir uma reputação e cinco minutos para destruí-la" Warren Buffett


Festa da vitória em Timbó Grande

O Partido dos Trabalhadores de Timbó Grande realizou no feriado de Proclamação da República, quinta-feira (15), uma festa para comemorar a vitória do prefeito Almir Fernandes (PT) e do seu vice Dr. Vilson Antonio Galeazzi Junior (PSD). A festa contou com a presença dos deputados estaduais do PT: Dirceu Dresch, Padre Pedro e Jailson Lima, do prefeito eleito de Matos Costa, Raul Ribas (PT), do coordenador da microregião do PT, Ricardo Pelegrinello, da assessora Janete de Almeida e lideranças petistas dos municípios vizinhos.




Diplomação

A Justiça Eleitoral, através do Juiz André Milani, divulgou as datas da diplomação dos vereadores e prefeitos dos municípios que integram a 6ª. Zona Eleitoral. Em Rio das Antas será no dia 12, Calmon no dia 13, Macieira dia 14 e Caçador no dia 17 de dezembro. As diplomações serão realizadas nas Câmaras de vereadores dos municípios, a partir das 19h dos dias marcados. O Juiz revelou também que estão fazendo um esforço, apesar da Justiça Eleitoral conceder um tempo maior, para julgar todos os processos pendentes antes da diplomação dos vereadores e prefeitos.


Deputados recebem projeto do antigranizo

Mas o momento não foi apenas festivo em Timbó Grande. O secretário de agricultura de Caçador Tiago Borga e o gerente de agricultura da SDR de Caçador Odelir Neves - representando o secretário Beto Cruz - aproveitaram a oportunidade para entregar ao deputado Dirceu Dresch o projeto de regionalização do sistema antigranizo. Projeto que prevê a instalação de geradores de solo em todos os municípios da 10ª. SDR.
O objetivo de entregar o projeto para os deputados e para que eles se organizem e coloquem para aprovação já no orçamento de 2013, que será votado no inicio de mês de dezembro em Florianópolis. O projeto  tem um custo estimado em R$ 1.279.000,00 por ano, mas o deputado Dirceu Dresch garantiu que irão abraçar a causa e se articular politicamente para aprovar a inclusão do projeto na assembleia. 
O secretário Tiago Borga revelou que a principal justificativa para o Estado assumir o sistema, é que a ação desoneraria as prefeituras da região, que estão com graves problemas financeiros. Além de dar mais segurança econômica para os produtores rurais, inclusive os localizados nos limites do município. O investimento também traria mais tranquilidade para enfrentar um problema que assombra os agricultores, tornando a atividade mais difícil do que já é. “No dia 22 de novembro estaremos novamente reunidos com os assessores do deputado Dirceu Dresch, em Lebon Régis, para avançar nas negociações”, finalizou Borga. Na foto, Odelir Neves (e), Ricardo Pelegrinello, Dirceu Dresch, Almir Fernandes e Tiago Borga.


Diesel Sport Bar

Estão aceleradas as obras no novo empreendimento do empresário Eduardo Comazzetto, o Dudo. Antes do final do ano, para aproveitar as festas e as férias, Dudo quer abrir as portas do Diesel Sport Bar, que está sendo construído ao lado do Postinho Ipiranga. Dudo não esta medindo esforços e nem recursos para criar um novo conceito em divertimento para Caçador. Com um visual retro que reúne o melhor dos bares dos grandes centros, Dudo quer oferecer em um só local, boa bebida e comida, música ao vivo e outras surpresas. “Para a criação dos pratos que serão servidos na casa contratei uma especialista em gastronomia. O objetivo é dar um padrão de qualidade para todos os pratos, todos os dias”, afirmou.


Fórum parlamentar

Será lançado na próxima segunda-feira (19), na Assembleia Legislativa, o Fórum Parlamentar dos Transportadores Rodoviários de Cargas. O objetivo é discutir os impactos da Lei Federal 12.619, que entrou em vigor neste ano e estabelece uma série de regras aos caminhoneiros, como a obrigatoriedade de repousos entre as viagens.  


Processos

Informação privilegiada da conta que nos próximos dias candidatos - e seus subordinados - na eleição de 7 de outubro terão que responder na justiça por afirmações realizadas em seus programas eleitorais e em público. Inclusive nos malfadados panfletos distribuídos pelas ruas e rechaçados até por companheiros de coligação. Veremos.


Greve na saúde
Após 20 dias de paralisação dos servidores dos hospitais públicos mantidos pelo Estado, o governo não apresentou nenhuma proposta e se recusa a negociar com os trabalhadores. A única proposta é aumentar a carga horária semanal em 12 horas. Ontem o governo anunciou mais uma proposta: vai cortar o ponto dos funcionários em greve.


Juros

As dúvidas sobre a velocidade da recuperação da economia em 2013 podem ajudar o Banco Central (BC) a manter os juros básicos da economia no menor nível da história. Segundo especialistas, se o Produto Interno Bruto (PIB) não crescer como o governo espera, as pressões sobre a inflação serão aliviadas, e a autoridade monetária terá mais tempo para não elevar a taxa Selic. As ressalvas sobre o ritmo de recuperação da economia estão expressas no boletim Focus, pesquisa com instituições financeiras divulgada todas as semanas pelo Banco Central. No último levantamento, do dia 12, os analistas reduziram, pela terceira semana seguida, as projeções para a taxa básica de juros no fim de 2013. A estimativa passou de 7,63% para 7,25% ao ano, exatamente o nível atual da taxa Selic.


Ataques

É até difícil comentar alguma coisa sobre os ataques que 13 cidades de Santa Catarina: Florianópolis, São José, Palhoça, Tijucas, Criciúma,Tubarão, Itajaí, Blumenau, Camboriú, Itapema, Gaspar, Timbó e Navegantes, sofreram nos últimos dias. Difícil também, afirmar que são ataques provocados pelo crime organizado, devido à falta de ligação com crimes motivadores de retaliação. Mas uma vez comprovado a motivação dos crimes e sua ligação é necessário ações enérgicas por parte do governo. Independente de motivação a situação mostra, a exemplo do que acontece em São Paulo, que as nossas leis já não são suficientemente eficientes para estes tipos de crimes. Precisamos de um novo Código Penal e leis mais severas e efetivas contra o crime organizado.  

Nenhum comentário: