terça-feira, 18 de setembro de 2012

Coluna Folha da Cidade 18 setembro


"Eu creio na abertura mental que vem por ai. Até então as portas estavam fechadas. Devagar elas se abrirão e nunca mais, nunca mais se fecharão" (Raul Santos Seixas)


Cobalchini e Maneca

Entre as diversas autoridades que prestigiaram a solenidade de inauguração da PCH Dr. Victor Baptista Adami, estavam o secretário estadual de infraestrutura e deputado Valdir Cobalchini e o presidente estadual do PDT de Santa Catarina, Manoel Dias. O presidente estava acompanhado do superintendente do ministério do trabalho em SC e vice presidente do PDT em SC Rodrigo Minotto e conversaram sobre o panorama político desta e da próxima eleição.


Pesquisa da Folha

A Fatos Diários Editora Jornalística, empresa que edita o jornal Folha da Cidade, Folha do Alto Vale (Rio do Sul) e Diário do Meio-Oeste (Videira) registrou uma pesquisa para saber a opinião dos eleitores para a disputa de prefeito em Caçador. A pesquisa foi registrada ontem (17) e resultado será divulgado na edição de sábado (22). A pesquisa registrada sob o número SC-00279/2012 na Justiça Eleitoral será realizada pela HGS Pesquisa e Assessoria LTDA, razão social da Exata Pesquisas de Videira, com supervisão do estatístico Nilson Lopes dos Santos.  Além da preferência do eleitor a pesquisa vai fazer outros quatro questionamentos sobre: rejeição dos candidatos, qual o mais preparado, entre outras. O valor pago pela pesquisa é de R$ 7.316,00.  


Atiradores turma de 70


Por três dias um grupo de empresários e aposentados reviveu o ano de 1970 em Caçador. Estamos falando do grupo de atiradores que serviram o Tiro de Guerra 05/006 de Caçador e participaram de encontro realizado final de semana passado no sítio do empresário e ex-atirador, Arlindo Colussi, o Gringo. Com esposas e familiares os milicos celebraram a amizade iniciada nos anos 70 e que atravessou os anos.


Justus se surpreende com SEAD

Considerado pela organização um dos palestrantes mais exigentes em termos de organização e cumprimento das regras estabelecidas em contrato. O publicitário Roberto Justus entrou em contato com a Direção da UNIARP na sexta-feira (14) e disse que o SEAD foi surpreendente. Justus disse que ficou encantado com a organização e estrutura do evento como som, luz, palco, projeção, camarins e equipe. “Foi muito gratificante encontrar em Caçador uma Universidade com o nível da UNIARP. Parabéns!”.


SUS

Representantes de hospitais privados e filantrópicos de todo o estado, deputados estaduais e autoridades do Poder Executivo participaram na semana que passou do 34º Encontro Catarinense de Hospitais, no Centro de Eventos CentroSul, em Florianópolis. Durante o evento, foi instalada oficialmente a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Catarinense, criada pela Assembleia Legislativa para cobrar a aplicação de mais recursos públicos no Sistema Único de Saúde (SUS). Na abertura do encontro, os participantes destacaram a necessidade de atualização dos valores da tabela paga pelo SUS aos estabelecimentos de saúde do estado. Segundo o presidente da Federação dos Hospitais de Santa Catarina, Tércio Egon Kasten, em alguns procedimentos, o poder público repassa apenas 27% do valor que é gasto pelo



O povo quer saber

Pergunta de Sirley Ceccatto (PSD), coligação “Unidos por nossa gente”, PSD, DEM, PP, PSDB, PPS, PSB e PSC.

“O problema das drogas em nosso município virou uma epidemia e tem assolado inúmeras famílias, trazendo destruição e dor. O crack, por exemplo, faz inúmeras vítimas em Caçador, inclusive as nossas crianças. Se eleito, o que o senhor pretende fazer para mudar esta realidade"?


Beto Comazzetto (PMDB), coligação “Caçador do jeito que o povo merece”, PMDB, PT, PTB e PCdoB.

 O problema das drogas é uma epidemia nacional. Qualquer família, hoje, não está livre de ter entre seus integrantes alguém envolvido com drogas. Entendo que o primeiro passo para se resolver esse problema é o apoio da família e a busca pela solução. Mas, o nosso Plano de Governo, o Plano 15, não está ausente a esse problema.
Nós vamos implantar o programa “Crack, é Possível Vencer”. Esse é um programa nacional e que terá todo o apoio da nossa administração. Nosso trabalho será em duas frentes: primeiro a prevenção, através desse programa e apoiando programas como o Proerd, desenvolvido pela PM.
A segunda frente será o tratamento. Além de mantermos o CAPS-AD, vamos buscar parcerias, com órgãos assistenciais, igrejas e clínicas especializadas para o tratamento de dependentes. A droga traz consigo o crime e a destruição da família e nós vamos trabalhar muito forte para revertermos esse quadro e mantermos a família, que é a célula “mater” de nossa sociedade.


Darci Ribeiro (PDT), coligação “A vez do trabalhador”, PDT e PR.

Nossos jovens e crianças são nosso maior patrimônio. Sabendo disso, vamos investir em parcerias com as instituições de ensino, proporcionando oportunidade de qualificação para entrada no mercado de trabalho, valorizando, assim, a mão de obra caçadorense. Além disso, vamos investir no esporte, dando condições para que os jovens possam ter em seu bairro um local específico para desenvolver atividades esportivas, tirando-os das ruas.
Queremos também subsidiar a realização de torneios entre os bairros, promovendo a integração entre os jovens. Sabemos que existem dificuldades para que isso aconteça, em razão dos custos. Dessa forma nosso intuito é justamente fornecer condições para que as competições sejam feitas. Outro ponto importante é o incentivo no que se refere à participação em grupos culturais.
Muitos jovens têm vontade de integrar um desses grupos, mas a falta de recursos não permite. Nossos projetos pretendem valorizar a nossa cultura, reconhecer os talentos do jovem incentivando-os a ir à busca de seus ideais e proporcionando meios para que a integração deles nos mais diversos grupos da sociedade seja efetivada. Entendemos que se o jovem tem todo apoio esportivo, cultural, de qualificação profissional e de assistência social, as drogas não farão mais parte de seu dia-a-dia. Sendo, pouco a pouco, erradicado da vida de todo o povo caçadorense. 

Nenhum comentário: