quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Coluna Folha da Cidade 11 setembro


“Se você foi bem sucedido, pergunte a si mesmo porque, e tente repetir a ação. Se você fracassou, pergunte a si mesmo porque, e aprenda com a experiência” (Dale Carnegie)


Dia do Administrador

Foi comemorado no domingo (9) o Dia do Administrador. Para marcar a data, alguns Administradores da turma de 2009/02 realizaram o 1º Encontro dos Administradores de Caçador. O evento aconteceu no Postinho Ipiranga. O objetivo foi reunir a classe dos Administradores e amigos em geral para comemorar o dia e também proporcionar uma oportunidade de estar conhecendo novas pessoas, fazendo novos amigos. 



SEAD 2012 começa hoje

Inicia hoje (11), às 19h30, na Arena Uniarp, com palestra do ex-ministro da agricultura e economista Reinhold Stephanes, falando sobre agricultura sustentável, o maior evento de Caçador e um dos maiores de Santa Catarina no gênero. Com Stephanes e mais um seleto grupo de pensadores e atrações o Seminário Regional de Administração (SEAD 2012) promete superar as edições anteriores no objetivo de disseminar teorias e conhecimentos correntes relacionados às ciências e práticas da administração.   
                O SEAD tem sua origem na década de 80, com a realização da 1ª Semana do Administrador de Empresas. Evento pioneiro realizado no salão do Clube 7 de Setembro que foi mantido pela Universidade através dos cursos de Administração e Ciências Contábeis nos campi de Caçador e Fraiburgo. Em 2008 o evento ganhou um novo impulso, passou a ser chamado de Seminário Regional de Administração e apostou em palestrantes de renome nacional e internacional para discutir temas relevantes. 
                Nesta trajetória de sucesso a partir de 2008 o SEAD já trouxe para Caçador o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Daniel Godri, Alfredo Rocha, Sônia Bridi, Idalberto Chiavenato, Carlos Alberto Parreira, Geraldo Alckmin, Waldez Luiz Ludwig, João Carlos Martins, Maílson da Nóbrega, Zico, Carlinhos de Jesus, Marcelo Tas, Caco Barcellos, Nuno Cobra e Hans Donner e as atrações artísticas.
Nesta edição o SEAD vai acrescentar a lista: o ex-ministro da agricultura Reinhold Sthephanes, o ex-jogador de vôlei da Seleção Brasileira Tande, o publicitário Roberto Justus, os aventureiros Vilfredo e David Schürmann, o ex-ministro da fazenda Ciro Gomes, a apresentadora global Gloria Maria e a dançarina Ana Botafogo.   
O evento, que a cada edição cresce em tamanho e em importância é promovido pelo Curso de Administração, com apoio da direção da Universidade e da Empresa Junior. Sua realização está a cargo da Comissão formada por Estudantes e Professores do Curso de Administração, sob a responsabilidade da Coordenação do Curso de Administração e com apoio de organização da Coordenadoria de Extensão. Conta também com o importante apoio do setor privado e público.

  
Pavimentação em Taquara Verde

O secretário de infraestrutura e deputado Valdir Cobalchini revelou que nos próximos dias uma das principais ruas de Taquara Verde será pavimentada pela parceria Governo do Estado e Prefeitura. Os recursos estão disponíveis para a obra, que já consta da lista de ruas que vão receber pavimentação. Cobalchini revelou ainda que para o futuro o objetivo é pavimentar todas as ruas de Taquara Verde.


Boatos de campanha

O candidato a prefeito pela coligação “A vez do trabalhador”, Darci Ribeiro (PDT), distribuiu ontem uma nota esclarecendo sobre os boatos que circulam na cidade afirmando que ele vendeu a eleição indireta para prefeito e que estaria negociando a sua desistência na eleição para prefeito. Não sei qual o opinião do leitor, mas boato não se responde, como o próprio nome diz é boato. É acusação sem prova, calunia e difamação. É um processo natural das campanhas eleitorais que falar dele só alimenta ainda mais o assunto e da margem para outras interpretações.   


Cabeças

A revolta do vereador Marcos Creminácio no PT ainda está surtindo efeito. Na semana que passou dois dos seus indicados que ocupavam cargos na prefeitura, o diretor geral da Diretoria de Trânsito Transporte e Segurança de Caçador (Dittesc), Osmar Dias, e Evelyn Scapin, da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, foram exonerados.


Antigranizo

Será que o secretário estadual de agricultura, deputado federal João Rodrigues, ao visitar as propriedades rurais de Caçador para anunciar um programa que já esta sendo realizado pela Secretaria de Infraestrutura, Caminhos do Campo, e ouvir as reclamações sobre o antigranizo, teve coragem de revelar que disse um sonoro “não” quando o secretário Tiago Borga e o prefeito Imar Rocha  estiveram na secretaria pedindo a sua ajuda para manter e ampliar o sistema de antigranizo. Sem produção para ser transportada, pouco vai adiantar ter estradas pavimentadas e alem disso a função da secretaria de agricultura é cuidar da produção, não de estradas. 


Pazes

A informação, do secretário Beto Cruz - um dos promotores do encontro - é que a reunião realizada pelo PMDB ainda na quinta-feira (6), foi para selar de uma vez por todas a paz entre o prefeito Imar Rocha (PMDB) e o candidato a prefeito Beto Comazzetto (PMDB). Beto até brincou “Mandei fazer até uns comes e bebes para festa”.


Pesquisas

Se todas as pesquisas realizadas pelos partidos até o momento fossem divulgadas, os mestres estatísticos teriam material para ano e anos de estudos. A cada interlocutor que me conta sobre pesquisa os números não batem com o anterior. E o problema não são exatamente os números, mas a falta deles. Sim, porque ao querer me inteirar da pesquisa, porcentagem de votos na espontânea, rejeição, locais pesquisados, número de pesquisados, margem de erro, faixa etária, renda dos pesquisados e tudo que envolve uma pesquisa, o interlocutor responde: não sei. Então ficamos assim, pesquisa, só com os números completos e registro.


Lei dos caminhoneiros

O deputado Celso Maldaner (PMDB) participa da comissão de parlamentares que vai pedir à presidente Dilma Rousseff a edição de uma medida provisória para alterar a lei que regulamenta a jornada de trabalho dos caminhoneiros (Lei 12.619/12). Em vigor desde 1º de agosto, a nova lei prevê jornada de trabalho com descanso de 11 horas a cada 24 horas trabalhadas, além da parada de 30 minutos a cada 4 horas dirigidas. O presidente do Movimento União Brasil Caminhoneiro, Nélio Botelho, disse que as negociações com o governo até agora foram superficiais e não trouxeram nenhum resultado prático.
A comissão propôs uma série de mudanças na lei como: prorrogação da cobrança da Lei de no mínimo 240 dias; modificações na cobrança de pedágio no País, não sendo justo por exemplo que o caminhão com reboque pague pedágio pelo caminhão e pelo reboque também; alteração da jornada de trabalho com uma parada diária de 6 horas conforme recomenda a Organização Mundial da Saúde e derrubar a proibição de descanso dentro da própria cabine do caminhão, prevista na lei. A ministra Ideli ficou responsável em fazer essa ponte entre os parlamentares e o governo. Ela prometeu uma resposta até na próxima segunda-feira (10).


Mensalão Universitário

Logo depois de o PSDB ter começado a incluir citações ao julgamento do mensalão nas propagandas eleitorais de seus candidatos a prefeito veiculadas em todo o país e após o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ter dito que “a Justiça está despertando o Brasil”, uma denúncia feita ao Ministério Público Estadual de São Paulo afirma que o partido operaria um esquema de desvio de recursos públicos com o objetivo de fazer caixa dois para suas campanhas eleitorais. Segundo a denúncia, nestas eleições o esquema já teria beneficiado o candidato tucano à prefeitura de São Paulo, José Serra, entre outros. A denúncia, feita pelo ex-prefeito de Anápolis (GO) e empresário do setor de educação, Ernani de Paula, aponta que o suposto esquema funcionaria a partir da concessão de bolsas de estudo a alunos-fantasma em instituições de ensino pouco conhecidas e ligadas às administrações tucanas. Após o recebimento, segundo a denúncia, o dinheiro das bolsas-fantasma era repassado ao PSDB para a cobertura de gastos de campanha.


Tuíticas@osni_r_mello

 Emir Sader ‏@emirsader
Até o mensalão dos tucanos e' coisa fina: nível universitário.

Comunique-se ‏@comuniquese
Sem calúnia: Justiça Eleitoral rejeita direito de resposta a vice de Serra na Isto É.

Portal R7.com ‏@portalR7
Polícia investiga se morte de cadete da PM foi "presente de aniversário" para traficante

Nenhum comentário: