quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Coluna Folha da Cidade 30 agosto


'' ... Saudade é amar um passado que ainda não passou, É recusar um presente que nos machuca, É não ver o futuro que nos convida ... '' (Pablo Neruda)


Justiça nega direito de resposta para Sirley

O primeiro pedido de direito de resposta registrado na 6ª Zona Eleitoral foi indeferido na terça-feira (28) pelo Juiz Eleitoral André Milani. No processo movido pela coligação “Unidos por nossa gente”, a candidata a prefeito Sirley Ceccatto (PSD) pedia direto de resposta para assunto veiculado pela coligação a “Vez do Trabalhador”, do candidato Darci Ribeiro dos Santos (PDT).

O direito de resposta solicitado pela coligação “Unidos por nossa gente” referia-se ao quadro “A Hora da Verdade”, veiculado no programa da coligação “A vez do Trabalhador” de sexta-feira (24). O programa diz que a candidata Sirley Ceccatto, que afirma ter compromisso com a saúde, tem como companheiro de campanha o ex-prefeito cassado Saulo Sperotto, um dos principais responsáveis pelo fechamento do Hospital Jonas Ramos e da Ala Psiquiátrica. O programa questionava ainda que compromisso era este com a saúde da população caçadorense.


Nanotecnologia da madeira pode revolucionar o mundo

O artigo preparado para hoje era outro, falava sobre a campanha eleitoral e as promessas. Mas navegando pela internet me deparei com este artigo do Luis Nassif OnLine, postado originalmente no Inovação Tecnológica, com informações da revista New Scientist. O artigo me chamou a atenção porque mais de 50% da economia de Caçador e região tem base na madeira, a mesma responsável pela próxima revolução industrial de acordo com o artigo a seguir.
Imagine um material leve, transparente, oito vezes mais forte que o aço inoxidável e com um mercado estimado em US$600 bilhões em 2020. Não, não estamos falando do grafeno, nem de ligas metálicas especiais e muito menos de compósitos da indústria aeroespacial. A nova estrela do mundo dos materiais e da nanotecnologia tem, por assim dizer, uma origem simples: ela vem inteiramente da madeira.
É a celulose nanocristalina - ou, como preferem alguns, nanocristais de celulose, ou ainda nanocelulose. O material é extraído por um processamento da polpa de madeira, resultando em cristais minúsculos - em grande quantidade, esses cristais de nanocelulose parecem-se com neve.
A nanocelulose está provocando furor na indústria, não apenas por suas propriedades tentadoras, mas também porque é muito barata. A empresa japonesa Pioneer anunciou que irá utilizar os nanocristais de celulose em sua próxima geração de telas flexíveis. A IBM também está usando a nanocelulose para fabricar componentes de computadores. O governo do Canadá possui um programa consistente de pesquisas na área, com uma planta-piloto capaz de produzir uma tonelada de nanocelulose por dia, responsável por disseminar as técnicas para as indústrias do país.
No último mês de Julho, foi inaugurada a primeira fábrica de celulose nanocristalina dos EUA. Embora menor que a canadense, a iniciativa também é de um órgão governamental, o U.S. Forest Products Laboratory. Mas por que tanto entusiasmo com um material que pouco mais é do que uma madeira super-triturada? Porque a nanocelulose é transparente e tem oito vezes a resistência à tração do aço inoxidável, graças ao entrelaçamento dos cristais, que têm o formato de agulhas.
Os cristais de nanocelulose conduzem eletricidade, embora, devidamente processados em larga escala, possam resultar em bons isolantes térmicos. E, claro, sendo fruto unicamente do processamento da madeira, o material é muito barato. "É uma versão natural e renovável dos nanotubos de carbono, a uma fração do preço," afirma Jeff Youngblood, da Universidade de Purdue, que chefia um dos grupos de pesquisa mais ativos na área. Ele é um dos coordenadores científicos da fábrica norte-americana, que deverá produzir cristais e fibrilas de nanocelulose. Leia o artigo completo no mellopontocom.blogspot.com.br.


Estação de Recalque

Foram iniciados esta semana os trabalhos para construção da Estação de Recalque de Esgoto Sanitário no loteamento Santa Terezinha. As obras iniciaram na segunda-feira (27), pela empresa vencedora da licitação, coordenadas pela equipe da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema). O engenheiro da Fundema, Pedro Masiero, disse que a estação de recalque vai receber o esgoto da rede implantada e bombeá-lo até a estação de tratamento de esgoto existente no loteamento Ulisses Guimarães. Nos próximos dias será feito um estudo para quantificar as residências da localidade sem ligação de esgoto. A expectativa é concluir nos próximos 60 dias.


Aprofundando a questão

Além de negar o direto de resposta, em seu despacho do Juiz André Milani recomendou que a questão seja aprofundada pelos candidatos. Inclusive, em setor tão sensível como é o da saúde, desde que se mantenha a postura adequada, respeitando a igualdade e o direito a informação correta e adequada.


Churrasco

Corneteiros de plantão, liderados pelo Cid Peito de Aço, realizaram na semana passada um churrasco em homenagem ao final da concretagem da Ponte do Trabalhador, no dia que seria o final do prazo de entrega da obra, 26 de agosto. Detalhe, o churrasco foi realizado em cima da ponte. Quem tiver foto do evento favor enviar, com mais detalhes.   


Encontro de Candidatas

A Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Caçador(BPW) promoveu ontem (29), às 20h, no Auditório da Acic, o 2º Encontro de Candidatas a Vereadoras de Caçador. No primeiro encontro, em 2008, foram 12 candidatas, neste participaram 32 candidatas. A BPW também esta convidado para o 1º Encontro de Candidatos a prefeito de Caçador, que será realizado no dia 4 de setembro, às 20h, no Auditório da Acic.    


Valorização

Com o objetivo de valorizar os trabalhadores caçadorenses nas mais diversas áreas, os candidatos à prefeitura de Caçador, Sirley e Fically, tiveram uma bela iniciativa nesta campanha eleitoral. Além de pedir o voto de confiança, fazem questão de parabenizar cada profissional pela passagem do seu dia. Somente nesta semana, as felicitações foram em comemoração ao dia do feirante, bancário e psicólogo com a entrega de um cartão especial relacionado às datas. “No nosso governo todas as áreas serão valorizadas, pois cada uma, com suas peculiaridades, tem uma enorme participação no desenvolvimento do nosso município”, afirmou Sirley.


Código Florestal

Após sete horas de debate, integrantes da Comissão Mista do Congresso votaram ontem (29) o relatório da medida provisória que altera o Código Florestal. Proposta que deve seguir para votação no plenário da Câmara na próxima semana. Para conseguir o acordo, integrantes do governo e da bancada ruralista tiveram que fazer concessões. Os ruralistas recuaram em relação à polêmica proposta que acabava com as APPs (área de proteção permanente) nos rios intermitentes, aqueles que em certos períodos do ano secam. Em contrapartida o governo aceitou mexer no artigo da atual lei que trata das áreas consolidadas em APPs. O texto aprovado cria três novos cenários chamados pelos parlamentares de "escadinha".


Demóstenes fora do MP

O Conselho Nacional do Ministério Púbico (CNMP) recebeu na segunda-feira (27) um pedido para o afastamento do ex-senador Demóstenes Torres da função de procurador de Justiça, desempenhada no Ministério Público (MP) de Goiás. Um grupo de promotores, procuradores da República e procuradores do Trabalho são contra a permanência de Torres no cargo, enquanto durar a investigação aberta contra ele. Eles querem investigação, suspensão do exercício funcional e afastamento cautelar. A representação foi assinada por 80 promotores e procuradores que se dizem constrangidos com o retorno de Demóstenes ao MP, depois da cassação por ter colocado o mandato a serviço do bicheiro Carlinhos Cachoeira. Uma sindicância foi aberta pela Corregedoria-Geral do MP em Goiás em 13 de julho, dois dias depois da cassação do ex-senador. Mas ainda ele não é investigado pelo CNMP.


Tuíticas@osni_r_mello

cynara menezes  ‏@cynaramenezes
O encontro com Fátima Bernandes virou uma espécie de "esta é a sua vida" de jornalistas. Da globo, claro.

Dep. Celso Maldaner ‏@celsomaldaner
Que bom a Ferrovia Norte Sul também será incluída no regime de concessões, devida a urgência e cobrança pelas lideranças dos três Estados do Sul.

João H. Venturini ‏@BETOPIRA
Alckmin doa R$12 milhões para Tony Blair e nada na mídia condenando? Ai se fosse o Lula!

Nenhum comentário: