Educação Infantil - VII
Adelcio Machado dos Santos*
Uma boa formação não ocorre exclusivamente por intermédio do
acúmulo de cursos, palestras e técnicas, porém, é substancial um trabalho de
reflexão crítica acerca das práticas e uma reconstrução permanente de uma
identidade pessoal. Por isso, é tão importante investir na pessoa e dar
estatuto ao saber da experiência (NÓVOA apud SANCHES, 2003).
Essa concepção aponta para a importância da história de vida individual dos educadores como referência para suas ações, bem como para a construção de uma aprendizagem significativa vinculada a sua experiência e identidade.
Ademais, aponta também para a
relação entre o conhecimento novo e o já existente; a valorização da
diversidade cultural; a construção de saberes a partir das diversidades; e, a
interdependência da identidade pessoal e profissional.
Destarte, a formação do educador
infantil impõe a necessidade de criar um espaço de interação que possibilite o
desenvolvimento pessoal e profissional, articulados entre si, de modo
sistemático e intencional, apropriando-se dos processos de formação e
concomitantemente oportunizando um significado às suas próprias histórias de
vida.
O diálogo constitui o canal de
consolidação dos saberes emergentes da prática profissional. Por sua vez, a
socialização dos conhecimentos prévios é condição indispensável para a
afirmação de valores próprios da profissão docente.
Nesta
perspectiva, argumenta Finger (apud SANCHES, 2003), a formação está
necessariamente relacionada com a produção de sentidos acerca das vivências e
sobre as experiências de vida.
O processo
de formação do educador infantil, segundo Schön (apud SANCHES, 2003), deve
envolver um triplo movimento: ação, reflexão, na ação e reflexão sobre a ação,
e sobre a reflexão na ação.
A reflexão na ação é definida
pelo autor acima referido como o processo através do qual os educadores
aprendem a partir da análise e interpretação da sua própria atividade.
A importância da contribuição
deste autor reside no fato de ele destacar uma característica fundamental do
ensino: é uma profissão em que a própria prática conduz, necessariamente, à
criação de um conhecimento específico e ligado à ação, que só pode ser
adquirido através do contato com a prática, visto que se trata de um
conhecimento tácito, pessoal e não sistemático.
* Pós-Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina
(UFSC); Especialista em
Gestão Educacional , em Psicopedagogia e em Supervisão,
Orientação e Administração Escolar; Reitor da Universidade Alto Vale do Rio do
Peixe (UNIARP); Advogado (OAB/SC nº 4912), Administrador (CRA/SC nº 21.651) e
Jornalista (MTE/SC nº 4155).
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