sexta-feira, 27 de julho de 2012

Coluna Folha da Cidade 27 julho


"A vida é apenas uma visão momentânea das maravilhas deste assombroso universo, e é triste que tantos se desgastem sonhando com fantasias espirituais"(Carl Sagan) 


PMDB de SC lidera candidaturas

O presidente do PMDB, vice-governador Eduardo Pinho Moreira, comemorou a informação divulgada pelo PMDB Nacional, que coloca o Estado com o maior número de candidatos a prefeito do partido, considerando o número de municípios e a população.



Santa Catarina é o quarto estado em número de candidaturas, 213 candidatos, mas tem um sexto da população e menos da metade dos municípios de São Paulo, terceiro colocado, com 226 candidatos. Em segundo lugar vem Rio Grande do Sul, com 267 candidatos para um universo de 10,6 milhões de habitantes e 496 municípios. O estado com maior número de candidaturas do PMDB é Minas Gerais, com 286 candidatos, 19,5 milhões de habitantes e 854 municípios.
                Para Moreira, Santa Catarina os números são fruto de um trabalho articulado e estruturado. "O PMDB tem representação em todos os municípios, através dos seus 295 diretórios. O PMDB oferece formação política o ano inteiro, através da FUG, mobiliza as bases, reúne as lideranças e percorre o estado fomentando a participação política", destacou. Os dados tem base em números do Tribunal Superior Eleitoral e no IBGE.



Candidatos debatem projetos na Câmara

Os candidatos a prefeito de Caçador participaram na quarta-feira (25) a noite de um debate na Câmara de Vereadores, que também foi disponibilizado na internet. No primeira momento os candidatos se apresentaram e falaram das linhas gerais de suas propostas de governo. No segundo responderam perguntas da comunidade, dos candidatos e dos internautas e na última fizeram suas considerações finais.  
                O candidato da coligação “Caçador do jeito que o povo merece”, Beto Comazzetto (PMDB), respondendo a pergunta de Darci Ribeiro (PDT) sobre a morosidade do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) declarou que este é um problema do Governo do Estado e não do município e que o hospital precisa ser referência no atendimento para que os pacientes não precisem viajar.
“No nosso plano de governo temos a preocupação de atuar junto nos bairros com médicos e dentistas 24 horas para humanizar o atendimento e aumentar a qualidade de vida para que cada vez menos cidadãos caçadorenses precisem ser atendidos fora. Também já planejamos o moto-remédio, para dar conforto a quem precisa. Caçador também irá receber nos próximos dias ambulâncias do SAMU, conquistas nossas enquanto representantes do Governo do Estado em Caçador. Vamos também buscar a união de forças entre Estado, Município, Hospital Maicé e classe médica, para otimizar o serviço e tornar Caçador referência em diversas áreas”, afirmou.
O candidato a prefeito da coligação “A vez do trabalhador”, Darci Ribeiro (PDT), Questionado pela candidata Sirley Ceccatto (PSD) sobre as propostas do seu Plano de Governo para saúde, Darci salientou que a prioridade será o bom atendimento.
“Vamos regionalizar o atendimento para que os agricultores, assim como os demais caçadorenses, não precisem se deslocar a outros municípios para atendimento específico. Nosso projeto é direcionado ainda para que os trabalhadores não necessitem deixar seus familiares na fila de espera e se dirigir ao trabalho com essa preocupação. Queremos agilidade, Além de proporcionar atendimento estendido nos bairros e no interior”.
A candidata a prefeita pela coligação “Unidos Por Nossa Gente”, Sirley Ceccatto (PSD), respondendo aos questionamentos destacou a importância da valorização do profissional da saúde, se comprometendo com a criação do plano de cargos e salários do servidor da Saúde.  
Outra proposta de Sirley é descentralizar o atendimento neste setor, levando-o até as comunidades do interior. Ela lembrou a dificuldade do homem do campo em deslocar-se até as unidades básicas de saúde dos bairros, Maicé ou Pronto Atendimento, muitas vezes precisando ficar um dia todo para conseguir atendimento. “Vamos criar ações para que os serviços sejam levados ao interior, até as pessoas. Queremos humanizar o atendimento e dar a elas a atenção que merecem, independente de região em que moram”, afirmou, destacando também a necessidade de ampliar o programa de saúde da família.


Impugnações

O Juiz Eleitoral André Milani disse ontem (26) que uma decisão sobre as impugnações de candidaturas será tomada até o dia 5 de agosto. No dia 24 de julho, terça-feira, o juiz solicitou que a chefe do cartório requisitasse ao Tribunal de Contas para que, urgentemente, enviasse os seguintes documentos do Processo nº PCA - 05/00603251, que consiste em: acórdão, na í­ntegra, inclusive o relatório e o voto do relator; todos os relatórios realizados pela DMU, em especial, o n 0300/2009 e certidão informativa de decisão irrecorrível do julgado. Processo referente à prestação de contas dos vereadores entre 2001 e 2004, que estão com processo de impugnação de suas candidaturas. No mesmo despacho o juiz concede mais cinco dias para manifestação, que vence no dia 5 de agosto. Os vereadores que constam do processo são Alcedir Ferlin (PMDB), Osmar Barcaro (PTB), Neri Vezaro (PMDB), Darci Ribeiro dos Santos (PDT), Wilson Binotto (PDT), Itacir Fiorese (PP), José Carlos Pereira dos Santos (PP) e Romildo Putti (PDT).


Sem profundidade

Opiniões a favor e contrárias a parte, pessoas da comunidade que conversei afirmaram que o debate foi muito superficial. Ou seja, as respostas dos candidatos se ativeram as propostas de governo e não tiveram a profundidade que os problemas exigem. Os problemas os caçadorenses conhecem. O que eles querem saber dos candidatos é o que irão fazer para resolvê-los. Na questão da saúde, por exemplo, o que será feito para acabar com a lista de espera para fazer exames simples? Quando será implantado um sistema eficiente para marcar consultas que não obrigue o cidadão a visitar os postos de saúde três, quatro, até cinco vezes? Entre outros.       


Propaganda

Um dos candidatos, não vou dizer qual, mas quem assistiu ao debate vai saber, usou quase todo o tempo de responder as perguntas para popularizar o seu nome e candidatura. Quem assistiu não gostou. Queria ver as propostas e soluções do candidato.


Defensoria pública

Já está com o governador Raimundo Colombo, para análise, o Projeto de Lei Complementar sobre a organização e o funcionamento da defensoria pública estadual. Segundo determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), a defensoria pública deve estar funcionando até o dia 14 de março de 2013. O prazo foi definido em julgamento que considerou inconstitucional a defensoria dativa, prestada pelos membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC). Santa Catarina é o último estado da federação a ter sua defensoria pública, nos termos do que determina a Constituição Federal e da Lei Complementar 80/1994. O concurso público para o cargo de defensor terá início em até 90 dias após a sanção do governador. 


Montadora

O governador Raimundo Colombo participa hoje (27), em Lages, da apresentação do plano de investimentos da Sinotruk, uma das maiores fabricantes de caminhões do mundo. A unidade que a empresa chinesa vai construir na Serra catarinense terá investimento de R$ 300 milhões e vai gerar cerca de 1,1 mil empregos. A previsão é que as obras estejam concluídas até 2014, quando deverá ser entregue o primeiro caminhão da nova industria. “A fábrica de caminhões vai gerar um novo dinamismo, porque vai ter uma grande capilaridade e empresas satélites ao redor. É uma enorme conquista para a região serrana”, disse o governador Raimundo Colombo.

  
Alerta

Desde o início da manhã de quinta-feira (26), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem atendido inúmeras ligações de eleitores informando que receberam e-mail em nome da Central do Eleitor do tribunal, avisando que o título de eleitor está suspenso e pedindo que regularizem a situação por meio de formulário anexo. O Tribunal esclarece que esse e-mail é falso, não foi encaminhado pela Justiça Eleitoral e pode conter vírus. O TSE reitera que não envia e-mails aos eleitores, nem mesmo para comunicar pendências ou cancelamento de títulos. A Corte Eleitoral também não autoriza qualquer instituição a fazê-lo. A única exceção são e-mails em resposta a dúvidas encaminhadas ao TSE. Dessa forma, caso o eleitor receba e-mail em nome da Justiça Eleitoral, a mensagem deve ser apagada.


       

Nenhum comentário: