quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Coluna Osni R. Mello 2 outubro



 A tragédia da vida é que ficamos velhos cedo demais. E sábios tarde demais. Benjamin Franklin 



Medicina pela Udesc em Caçador já


Recebo e-mail do leitor Rubens Luís Freiberger, que escreve sobre a Udesc e o curso de medicina em Caçador. E-mail que reproduzo na integra: “Caro Osni, Sempre leio a sua coluna eletrônica e aprecio a forma imparcial e impar de tratar as informações, certamente você possui fontes muito fidedignas e é honesto em noticiar os assuntos da nossa comunidade.


 

Chamo para um fato específico, o destaque, único, que é dado em sua coluna ao que de bom houve no governo Lula, pois as mazelas são apontadas todos os dias em todos os demais veículos de comunicação, nas mais variadas mídias nacionais, trazendo, por vezes, a sensação de que nada foi realizado nos últimos 10 anos. Mas o IFSC, por exemplo, está aí, né.

Como cidadão desta cidade, entretanto, tenho uma solicitação a fazer ao nobre jornalista, que utilize a sua voz na luta pelo curso de medicina da UDESC em Caçador, como outras vezes já fez, porque isso mudará nossa cidade, trará divisas, qualidade na saúde e prestígio estadual e nacional.

Pelo que acompanho, Lages faz muita pressão nesse sentido, mas lá a UNIPLAC já possui um curso de medicina e a UDESC já beneficia aquela comunidade há 40 anos com o centro de medicina veterinária e agronomia.

É uma luta difícil a nossa, mas se a sociedade civil se unir em torno desta causa poderemos vencer. Um grande abraço. Rubens Luís Freiberger cidadão caçadorense.




Uma nova casa, a mesma filosofia


O mestre Paulo Coelho, em seu livro Manual do Guerreiro da luz, escreve que um fato que acontece uma vez pode nunca mais acontecer. Mas um fato que acontece duas vezes, pode se repetir mais uma ou várias.

É com este ensinamento e a experiência de ter atuado nos jornais Folha da Cidade e Informe, que assumo uma coluna diária de política e do cotidiano de Caçador e região no Jornal Extra. Com o objetivo de fazer do passado um conselheiro. 

            De antemão gostaria de agradecer a equipe do jornal Extra, na pessoa do seu líder Moacir D`Agostini, pela oportunidade e pela confiança e garantir que vai valer a pena. No mais desejaria contar com a leitura e a colaboração dos antigos e novos leitores e dizer que a coluna continua aberta e democrática para o debate das ideias e assuntos que sejam de interesse coletivo.

            Neste sentido gostaria de contar com a colaboração de todos fornecendo informações e opiniões. Dizer que apesar da casa ser nova, a filosofia é a mesma. Contribuir para o debate de ideias de toda e qualquer corrente. Um espaço onde as pessoas possam dizer o que pensam sem qualquer tipo de censura. A não ser a do bom censo. Boa leitura.




Inovação no comércio


Inaugura no dia 16 de outubro em Caçador a loja de produtos naturais Vida Light, a primeira dentro de um container. O empreendimento, das sócias Vanessa e Jéssica Gomes, trás um novo conceito em comércio para Caçador. A loja, e no futuro um consultório de nutricionista, comandado por Jéssica Gomes, vão funcionar dentro de containers adaptados na Rua Salgado Filho, próximo a lotérica. Vanessa disse que procurou salas para alugar, mas eram todas pequenas e caras. “O meu pai me deu a ideia do container e a com a consultoria da Ampe, através da Karen Fendt, estamos próximas de concretizar o nosso sonho”, afirmou Vanessa, revelando que a loja esta recebendo os ajustes finais e o consultório será instalado em seguida. 





Coruja e Cobalchini


Leio no Moacir Pereira que o ex-deputado Fernando Coruja, hoje no PPS, vai se filiar no PMDB. A ida de Coruja para o PMDB tem o dedo do secretário de infraestrutura, deputado Valdir Cobalchini. Foi Cobalchini, através do companheiro de partido e prefeito de Lages, Elizeu Mattos. Coruja desembarca no PMDB para ser candidato a deputado estadual e com certeza uma dobradinha com Cobalchini.




ANATER


O deputado federal Celso Maldaner (PMDB) comemorou a aprovação na terça-feira(1º), pela Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei (PL) 5740/2013, que cria a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). Maldaner considera o projeto como uma solução para agregar valor à produção agropecuária brasileira. “Temos crédito, garantia de preços, aquisição de alimentos, seguro agrícola, habitação rural, Luz para Todos... mas com certeza temos falta de assistência técnica ao nosso homem do campo. Parabéns a todos que construíram a criação da Anater e possibilitaram este avanço na agricultura de nosso País” declarou Maldaner.




 “O Colombo nos vendeu”


Conversei esta tarde com o ex-presidente do Democratas de Caçador, o empresário Renato Marins. Afastado das lides políticas Renato fez duras críticas ao governador Raimundo Colombo (PSD) a quem acusou de ter “vendido o Democratas para o PMDB”. Marins afirmou ainda que não esperava tal atitude de um companheiro de partido de mais de 40 anos.



Novo Portal da UNIARP


A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) colocou no ar nesta quarta-feira às 18 horas o novo portal na Internet. Como anunciado durante o SEAD, o novo portal agrega muito mais informações e tudo de forma prática e dinâmica. Entre as novidades do portal está o espaço do Aluno e do Professor com link direto para tirar dúvidas e com tutoriais para melhorar a navegabilidade e assim a facilitar o acesso às informações. O novo portal também terá no espaço Notícias, um acesso exclusivo para vídeos. Acesse e conheça o novo portal da UNIARP: www.uniarp.edu.br




Marina no STF


Há poucos dias a direita e os mais afoitos se contorceram quando o STF julgou procedente o acolhimento dos embargos infringentes para alguns réus do mensalão. Acusaram que seria um novo julgamento, mesmo sendo um direito consagrado. Agora leio que a ex-senadora Marina Silva vai apelar para o STF se o TSE lhe negar o registro da Rede Sustentabilidade.   

        
   



A OAB/SC iniciou mobilização para coleta de assinaturas em apoio ao projeto Eleições Limpas, apoiado pelo Conselho Federal da entidade em parceria com mais de 100 instituições da sociedade civil. A meta inicial é coletar 50 mil assinaturas no Estado (cerca de 1% do eleitorado), com a participação das 43 subseções da entidade em Santa Catarina. O projeto quer proibir doação de recursos de empresas para candidatos e criar dois turnos nas eleições proporcionais.




Reforma Política 1


“Em cada subseção pretendemos ter ao menos um representante da campanha, que será responsável pela mobilização local. Organizaremos ainda atos públicos para apresentar diretamente para população os principais objetivos do projeto Eleições Limpas. E nos próximos dias iniciaremos encontros com entidades empresariais, estudantis, religiosas e sindicatos para ampliarmos a participação”, explica o presidente do Comitê de Mobilização para a Reforma Política da OAB/SC, José Sérgio Cristóvam. Mais informações no site www.eleicoeslimpas.org.br.

Nenhum comentário: