terça-feira, 3 de setembro de 2013

Coluna Osni R. Mello 3 Setembro



"O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem à sua volta" Maquiavel




Caramori 


Caiu como uma bomba nos meios políticos a cassação do mandato do prefeito de Chapecó, José Claudio Caramori (PSD).  Apontado como o herdeiro político do irmão, o deputado Reno Caramori (PP), José Claudio se preparava para voos mais altos. Agora, com esta condenação, terá que lutar para limpar o nome para depois pensar em outros projetos. A cassação de Caramori enfraquece também a posição dos deputados Gelson Merísio (PSD) e do secretário João Rodrigues (PSD). Fortalece a posição dos petistas que já governaram Chapecó e foram derrotados. O motivo da cassação: excesso de propaganda institucional da prefeitura de Chapecó no ano da eleição, 2010.





Fim do voto secreto?


Menos de uma semana depois manter o mandato do deputado presidiário Natan Donadon o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Henrique Eduardo Alves disse que colocará em votação hoje (3) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 349/2001 que propõe o fim do voto secreto em todas as deliberações do Congresso. Mas a PEC enfrenta sérias resistências. Aprovada pelos deputados em primeiro turno, em 2006, a proposta está parada desde então por falta de acordo entre os partidos. "A Câmara tem de dar, sim, uma resposta à questão do voto aberto. Não vi nos meus 40 anos de vida pública nesta Casa um dano maior quanto foi a decisão da última quarta-feira. Tenho consciência disso. Peço desculpas ao povo brasileiro por aquela decisão que surpreendeu negativamente o país", disse Alves.





Encontros regionais do PMDB


A executiva estadual da Fundação Ulysses Guimarães (FUG) se reuniu na segunda-feira (2) para acertar os últimos detalhes dos 15 encontros regionais que promoverá a partir do próximo dia 12, no estado. A FUG vai à campo colher subsídios para um diagnóstico que servirá de base para elaboração do plano de governo do PMDB.

A partir desta terça-feira (3), a fundação também vai ouvir à sociedade através do site www.pmdb-sc.org.br, onde disponibiliza uma pesquisa on-line. "Através de diversas frentes a FUG passa a ouvir à sociedade, sintonizando suas ações com os anseios populares e partidários. O registro do plano de governo é obrigatório em 2014, independente da posição que o partido ocupe", explica o presidente estadual da Fundação, deputado Renato Hinnig.

Prefeitos, vereadores e outras lideranças da sigla também participam do levantamento, através de pesquisa interna. O projeto chamado PMDB pensa Santa Catarina, conta com respaldo da FUG Nacional.

Além do diagnóstico, a Fundação vai divulgar durante os encontros regionais os Cursos de Ensino à Distância (EAD) que visam à formação política de lideranças, militantes, candidatos e interessados. A FUG também vai promover o incentivo à reflexão sobre o questionamento: Para onde a cidadania quer levar o Brasil?, a  partir de conteúdos e orientação da Fundação nacional.





Paulinho é federal? 


Existe uma discussão em qual seria o interesse da família Bornhausen no seu projeto de fortalecer o PSB e apoiar o candidato Eduardo Campos. Todos acreditam que o objetivo é encontrar um bom lugar, candidato a senador ou vice governador para Paulinho. Mas as últimas informações que recebo desmentem esta teoria, Paulinho tem dito que será candidato a deputado federal novamente.




Ferrovia da integração


O deputado Pedro Uczai, Presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias defendeu durante a audiência com a direção da Valec, na semana que passou, um traçado que passe pelo centro de Santa Catarina. Para ele uma “estratégia justa, agregadora, capaz de beneficiar  toda Santa Catarina e  conectar nosso sistema de produção com o  resto do país, assegurando a circulação de matéria prima por intermédio das interconexões e focando na exportação de produtos com alto valor agregado”. Para o Deputado traçado é conceito e definição de estratégia de desenvolvimento. Conceitos que já foram amplamente discutidos pela sociedade.




Ferrovia da integração 1


A presidente da Associação dos Municípios da Região do Contestado (Amurc), a prefeita de São Cristovão Sisi Blind, convidou a direção da Valec para visitar o Planalto Serrano Catarinense para melhor se inteirarem do contexto econômico e social da região.  A Prefeita lembrou que mais de 180 municípios catarinenses se organizaram por intermédio de 12 Associações e representam expressiva força econômica e produtiva no eixo central do Estado.

       
    

Ferrovia da integração 2


Até o momento não há nenhum recurso judicial em andamento e a escolha da empresa responsável pelo projeto de Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) acontecerá em breve. Após a escolha da empresa responsável pelos estudos, a Valec comprometeu-se a realizar seminários microrregionais para ouvir a sociedade e os setores produtivos.




Política judiciária


Em nota a colunista Monica Bergamo revelou que o ex-presidente do STF, Carlos Ayres Britto, que fez a dobradinha com o ministro Joaquim Barbosa no julgamento do mensalão, esta fazendo lobby no TSE pela aprovação da Rede, partido que a ex-senadora Marina Silva pretende criar.

“Britto, que já foi "Carlim do PT", quando concorreu a deputado pelo estado de Sergipe, mas não obteve votos suficientes, tem interesse pessoal na causa. Ele recebeu convite da ex-senadora para concorrer, pela Rede, ao governo do Distrito Federal, onde Marina lidera as pesquisas de intenção de voto, à frente até da presidente Dilma Rousseff.

Uma eventual candidatura de Britto ao GDF seria problemática, no entanto, por dois aspectos. Primeiro, porque desqualificaria sua atuação recente como juiz – magistrados sérios, como se sabe, não devem buscar notoriedade em processos criminais. Além disso, num vídeo recente, o genro de Britto prometia salvar o ex-governador Joaquim Roriz, intercedendo junto ao então ministro do STF”. Da para acreditar que um cara destes é isento para julgar.




Rede


O meu amigo Mauro Beal deve estar feliz. Os juízes do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, por unanimidade, aprovaram o pedido do Diretório Estadual da Rede Sustentabilidade, autorizando a criação do partido em Santa Catarina. O relator responsável pela análise do requerimento, juiz Marcelo Ramos Peregrino Ferreira, declarou que todos os requisitos foram cumpridos, não havendo razões para indeferir o pedido. Para a fundação de um novo partido político, exige-se a assinaturas de eleitores correspondente, no mínimo, a “meio por cento dos votos dados na última eleição geral para a Câmara dos Deputados, não computados os votos brancos e nulos, distribuídos por um terço ou mais dos estados, com um mínimo de um décimo por cento do eleitorado que haja votado em cada um deles”.




Celesc na Alesc


A Comissão de Constituição e Justiça aprovou, na manhã desta terça-feira (3), requerimento do deputado estadual Dirceu Dresch para que o presidente da Celesc, Cleverson Siewerdt, seja convidado  a dar esclarecimentos sobre o desequilíbrio econômico-financeiro na estatal catarinense. No mês de julho, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) alertou a  direção da Celesc sobre o risco de a companhia tornar-se insolvente, pela impossibilidade de pagar as dívidas.  

O documento da  Aneel revela que a Celesc Distribuição acumula dívida superior  a R$ 1,8 bilhão, que está em crescimento,  e cobra da estatal um plano de ação para reverter a grave situação.“É um cenário que envergonha o povo catarinense. Como pode uma empresa que tem o faturamento da Celesc estar nessa situação? É a quinta maior empresa catarinense e a segunda maior arrecadadora de ICMS de Santa Catarina. Queremos explicações concretas”, afirma Dresch.


Nenhum comentário: