segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Coluna Osni R. Mello 2 Setembro



"Aquele que lê muito e anda muito, vê muito e sabe muito" Miguel de Cervantes Saavedra




Fically vai se filiar no PSB


 Acabo de conversar com o ex-vereador Itacir “Fically”Fiorese e ele confirmou que já esta tudo acertado com a executiva estadual do PSB para ele se filiar no partido e fazer parte da executiva do partido em Caçador. Fically disse que ainda não é oficial, por que faltam alguns detalhes de documentações, mas está tudo certo para ele fazer parte do partido e organizá-lo para as eleições de 2014. Fically revelou também que alguns nomes estão confirmados para fazer parte do projeto e nos próximos dias serão anunciados.





E-mail dos Correios


O governo brasileiro quer que seja produzido, dentro do País, um sistema de e-mails 100% nacional, imune à espionagem de países ou entidades estrangeiras. Encomenda neste sentido foi feita pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, aos Correios logo que foi denunciada, em julho, a espionagem do governo dos Estados Unidos sobre a correspondência eletrônica de milhões de cidadãos brasileiros.

O primeiro requisito é o de que o sistema seja absolutamente seguro contra invasões, o que, como mostram as seguidas denúncias de violações, parece ser uma missão quase impossível. Com o sistema de e-mail desenvolvido pelos Correios, o governo quer tornar mais difícil a espionagem e o acesso a dados de comunicação eletrônica dos brasileiros. Ainda não há uma data definida para o lançamento do novo sistema de e-mail.




Ferrovia da Integração


Representantes da Associação dos Municípios da Região do Contestado (Amurc) e da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) participaram no dia 28 agosto de audiência Pública em Brasília. Com apoio da Frente Parlamentar das Ferrovias, reuniram-se, em nome de 23 municípios, com o presidente da Valec, Josias de Souza, para  tratar sobre a ferrovia da Integração.  

As lideranças do Planalto ratificaram perante a presidência da Valec, a necessidade de assegurar-se uma visão estratégica para a definição do traçado da Ferrovia da Integração. As autoridades entendem que se faz necessária uma decisão política que favoreça o desenvolvimento de Santa Catarina, mediante a implantação do projeto com visão estruturante da infraestrutura capaz de fomentar exportações e circulação de bens e mercadorias.

Para a Amurc e a Amures, o traçado da Ferrovia da Integração é uma questão conceitual e definirá o modelo de exportação dos produtos catarinenses. Priorizar o Porto de Itajaí (segundo porto frigorificado) é necessário, pois o Estado quer a ferrovia para exportar seus produtos industrializados. Um projeto com envergadura estratégica como o da Ferrovia da Integração exige uma visão do conjunto, que assegure centralidade, inclusão de polos produtores, fomento à exportação e capacidade de irradiação da economia.

Técnicos da Valec, presentes ao  evento explicaram que  os ajustes no edital que prevê os Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental  (EVTEA) foram de ordem administrativa e técnica, e foram efetuados para atender recomendações de órgãos de fiscalização e evitar assim, a judicialização do certame.  No entanto, a Valec reconheceu “falta de habilidade e comunicação” na condução das informações. Para as lideranças das Associações, não se pode, no entanto, descartar a existência de pressões e jogos de interesse, fatores que exigem vigilância de todos e responsabilidade das autoridades federais.

O presidente da Valec, Josias de Souza, esclareceu que conduz seus estudos baseado em requisitos técnicos. Este “olhar técnico” deve tomar em consideração aspectos políticos e assegurar que os projetos assegurem capacidade de crescimento ás  regiões de implantação. Para o Presidente, a “intenção do  Estado” deve ser sempre desenvolver, priorizar a centralidade, permitir acessibilidade, considerar a ligação portuária, exercer a construção técnica sem tecnicismos. As lideranças presentes ouviram o Presidente Josias conclamar aos seus técnicos presentes para que “considerem a técnica com sustentabilidade política”. Da assessoria da Amurc.





A Arena esta de volta


É isso mesmo. Quem viveu os primeiros anos de abertura da ditadura vai lembrar da Aliança Renovadora Nacional, para os íntimos Arena, partido criado pelos militares para continuar influenciando nas decisões políticas. Pois o partido esta de volta e entrou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na sexta-feira (30), com pedido de registro de seu estatuto para concorrer às eleições de 2014. A Arena pede que seja concedido seu registro provisório e sejam autorizados os registros de suas direções estaduais sem o requisito de assinaturas de apoio de eleitores à criação de partido, exigido pela legislação, para que possa obter seu registro definitivo automático. Fonte TSE.




Entrevista Coletiva


A Câmara de Vereadores convida toda a imprensa para Entrevista Coletiva com o deputado, Valdir Cobalchini, às 18h30 dessa sexta-feira (6), na Sala de Reuniões da Casa Legislativa. A entrega do título de Cidadão Honorário de Caçador, está prevista para às 19h30, do mesmo dia, no Plenário Osvaldo José Gomes.











Desemprego


No mesmo congresso, da BM&F Bovespa, que o criador do termo Brics, o economista inglês Jim O’Neill disse que o Brasil vai crescer 4% em 2013 e a valorização do dólar pode ser boa para o país. Economistas da era FHC previram turbulências e pediram mais desemprego. Para o ex-presidente do Banco Central e do BNDES, Pérsio Arida, a economia brasileira está crescendo acima do seu potencial e deveria ser freada imediatamente. Para frear a economia ele sugeriu uma elevação na taxa de desemprego entre 6,5% e 7%. Ta de brincadeira né.



Conferência do PCdoB 

O PCdoB realizou no sábado (31), no salão comunitário do bairro Morada do Sol, a sua Conferência Municipal, com a presença do presidente da JPTB Moisés Ramos e da vice-prefeita Luciane Pereira (PT). Durante ao seu discurso a vice-prefeita fez questão de deixar claro que em questões políticas o PCdoB, PTB e PT estão unidos, discurso que foi seguido por Ramos do PTB. A conferencia foi organizada pelo presidente do PCdoB Leandro Souza de Matos e pelo professor Paulinho Moraes.




Candidato de Caçador


O ex-vereador Beto Cruz (PMDB) confidenciou a amigos que se tiver a possibilidade de voltar ao comando da Secretaria de Desenvolvimento de Caçador (SDR), como prometeu o seu padrinho político Valdir Cobalchini na sua volta a Assembleia Legislativa em abril de 2014, avalia se candidatar para o cargo de Deputado Estadual.   





Ponte Hercílio Luz


No mesmo ano em que se iniciam as esperadas obras de restauração do maior símbolo arquitetônico de Santa Catarina, a Ponte Hercílio Luz também é tema de um livro que resgata a trajetória de sua construção. As 100 fotografias da década de 1920 do acervo do engenheiro alemão Felipe Bündgens - que na época do governo Hercílio Luz era Diretor de Obras Públicas do Estado – são foco do projeto “Ponte Hercílio Luz – Do Sonha à Realidade” que envolve o trabalho de uma equipe multidisciplinar integrada por historiadores, fotógrafos, designer gráfico, arquiteto e pesquisadores. A obra será lançada no dia 4 de setembro, às 19h, no Hall da Assembleia Legislativa.

Elo entre o Executivo catarinense e a empresa construtora da ponte, Bündgens registrou toda a arte de engenharia e os esforços necessários para o erguer da obra, considerada colossal à época e que ainda hoje figura como a maior ponte pênsil do país e entre as maiores do mundo. Para Florianópolis, a Ponte Hercílio Luz representou a garantia da permanência da cidade como Capital do Estado e impulsionou seu desenvolvimento, antes aprisionado às lentas balsas de ligação entre ilha e continente. Sua construção iniciou em 14 de novembro de 1922, sendo inaugurada em 13 de maio de 1926. Em 1998, foi tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

O projeto “Ponte Hercílio Luz – Do Sonha à Realidade” recupera os detalhes da construção da ponte Hercílio Luz, garantindo a preservação da história catarinense em livro numa produção de Marco Aurélio Ramos, Cláudio Brandão como fotógrafo responsável pelo acervo, a consultoria de projetos culturais de Maria Teresa Colares e a pesquisa de Mariana Gonçalves de Azevedo. Aprovado pelo Ministério da Cultura, o projeto tem como parceiros culturais SCGás e Tractebel e como parceiros institucionais IPUF, IPHAN, Fundação Catarinense de Cultura, Fundação Franklin Cascaes e Associação Cultural Brasil.

 

Vereador de Caçador tem contas desaprovadas


Como a coluna já havia informado em primeira mão, por unanimidade, os juízes do TRE-SC desaprovaram as contas da campanha de 2012 do vereador Flávio Henrique dos Santos (PT), de Caçador. Da decisão, publicada no Acórdão nº 28.540, cabe recurso ao TSE. 

Para a relatora do recurso, juíza Bárbara Lebarbenchon, as irregularidades encontradas na prestação comprometeram a confiabilidade das contas, não espelhando a real movimentação financeira da campanha do vereador. Em seu voto ela explicou que o candidato teve as contas rejeitadas pelo juízo da 6º Zona Eleitoral (Caçador) por não ter registrado o recebimento de doações estimáveis em dinheiro, nem as despesas decorrentes da contratação de cabos eleitorais, material de propaganda e cessão de veículos.

Apesar da defesa do candidato ter afirmado que as despesas eleitorais foram custeadas pelo Comitê Financeiro da Chapa Majoritária, a juíza explicou que “a movimentação de todos os recursos, financeiros ou não, recebidos pelos candidatos, pelos partidos políticos e pelos comitês financeiros deve constar obrigatoriamente na prestação de contas”. 

Bárbara comentou também sobre os posicionamentos anteriores do TRE-SC informando que o “Tribunal tem considerado como impropriedade de natureza meramente formal a não emissão dos recibos eleitorais, desde que se torne possível a identificação da origem e do destino da receita”, o que, segundo ela, não ocorreu no caso em análise. 

“Desse modo, a omissão de receitas e despesas [...] impede, por evidente, o controle efetuado pela Justiça Eleitoral, além de comprometer a veracidade das informações constantes da prestação contábil”, finalizou a juíza. Da assessoria de Imprensa do TRE/SC

Nenhum comentário: