terça-feira, 31 de julho de 2012

Coluna Folha da Cidade 31 de julho


"Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar" (José Saramago)


Quarta ligação tem 12 propostas

Foto: Antônio Carlos Mafalda/SECOM

O governador Raimundo Colombo e o secretário de infraestrutura, deputado Valdir Cobalchini, anunciaram ontem (30) o fim da primeira fase e o início do período de 60 dias para avaliação das 12 propostas para nova ligação entre a ilha de Florianópolis e a BR 101. Agora uma comissão interdisciplinar, formada pelo Deinfra, Infraestrutura e SCPar, vai analisar os projetos apresentados. “A comissão sentará com uma equipe de técnicos de cada proponente para eles explicarem detalhadamente as propostas e defenderem suas ideias”, revelou Cobalchini. As maiores construtoras do país e inclusive consórcios de outras nacionalidades, apresentaram propostas e soluções como: pontes, túneis, veículos leves sobre trilhos e veículos leves sobre pneus, barcaças, ferry boats e até um túnel submerso sustentado por ilhas flutuantes. O cronograma prevê o lançamento do edital da Parceria Público Privada (PPP) para o mês de dezembro de 2013.



Brasil tem mais de 140 milhões de eleitores

O Brasil vai ter 138.544.348 eleitores aptos a votar nas eleições municipais de outubro de 2012. Além do número que se aproxima de 140 milhões, nas eleições de 2008 eram 130 milhões, também chama a atenção no resultado final do cadastro eleitoral a predominância das mulheres, com quase 52% do eleitorado.  
No entanto, o eleitorado brasileiro chega a 140.646.446, contando com os 1.847.896 eleitores do Distrito Federal, com os 252.343 brasileiros cadastrados no exterior e com os 1.859 eleitores de Fernando de Noronha (PE). Que não votam em eleições municipais.
O Estado de São Paulo continua a liderar em número de eleitores, com 31.253.317. Em seguida, estão os Estados de Minas Gerais, com 15.019.136 eleitores; Rio de Janeiro, com 11.893.309; Bahia, com 10.110.122; e Rio Grande do Sul, com 8.328.413. Os Estados com os menores números de eleitores são Roraima, com 292.394; Amapá, com 448.018; e Acre, com 498.017.
Entre os mais 140 milhões de eleitores, as mulheres continuam a ser maioria, como nas eleições anteriores, com participação de 51,90% no eleitorado (72.877.463). Os eleitores masculinos representam 47,99% do total, com 67.382.594. Outros 134.046 eleitores (0,09%) não informaram o sexo.


Festa e visitas

O final de semana dos candidatos Sirley Ceccatto (PSD) e Itacir Fiorese (PP) foi de trabalho. No sábado visitaram o comercio pela manhã, à tarde prestigiaram a Festa Julina da Melhor Idade no Parque de Exposições e no domingo cumpriram agenda em alguns bairros da cidade, visitando residências. “Temos um projeto novo, arrojado e focado no cidadão. Estamos levando as nossas propostas às pessoas, olhando olho no olho, pedindo apoio, explicando-as e coletando sugestões para que possamos desenvolver um trabalho sério e transparente, atendendo aos seus anseios”, declara Sirley.


Cabos eleitorais

A coligação “Caçador do jeito que o povo merece” iniciou a semana com uma capacitação para os cabos eleitorais. O treinamento foi aberto pelos candidatos Beto Comazzetto (PMDB) e Luciane Pereira (PT). “Estamos fazendo um trabalho de apresentação sobre como é nosso estilo de trabalhar e também para que todos conheçam um pouco mais a vida dos candidatos da majoritária. Se o cidadão souber nossas propostas, com clareza e simplicidade, temos a certeza de que gostarão do que defendemos para Caçador. São propostas firmes, abrangentes e com a cara de quem está preparado para governar”, disse Beto.


Terceira Idade

 Os candidato da coligação “A vez do Trabalhador” Darci Ribeiro (PDT) e Roberto Albiero (PDT, também tiveram um final de semana de trabalho. No sábado a dupla esteve na Festa Julina da Melhor Idade e falou da importância de estar em contato com aqueles que tem experiência para compartilhar. Ainda no sábado realizaram uma caminhada pelas ruas centrais da cidade. “Vamos precisar da população não só para nos eleger, mas também para administrar o município a partir do próximo ano. No nosso governo o trabalhador terá vez e tudo será realizado de acordo com a realidade vivida por cada comunidade”, completou Darci.


Acadêmica

Entre as proposta para 4ª ligação entre a Ilha de Florianópolis e a BR 101 está o projeto da acadêmica Jaqueline Carvalho Ferreira, que apresentou o seu Trabalho de Conclusão de Curso, na UFSC. A proposta da acadêmica prevê a ligação entre a SC-401 e a BR-101 através de duas pontes com 2,5 km de extensão cada, e duas ilhas artificiais conectadas por um túnel imerso com 5,6 km de extensão.


Contestado

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC), promove, a partir de quarta-feira (1º), o Seminário Nacional 100 Anos da Guerra do Contestado. O evento será realizado no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis. O objetivo do seminário é discutir temas ligados à Guerra do Contestado, como a ocupação da terra no local do conflito, empreendimentos econômicos na região, religiosidade popular, Exército Brasileiro, memória e patrimônio do Contestado, entre outros assuntos, além da apresentação de filmes históricos. Os resultados da etapa de Santa Catarina serão apresentados no Seminário Nacional, que acontece em setembro, na cidade do Rio de Janeiro. A Guerra do Contestado ocorreu em Santa Catarina entre os anos de 1912 e 1916 e foi uma das maiores revoltas populares da história brasileira.


Campanha econômica

Até o momento a campanha eleitoral se resumiu aos candidatos visitando eleitores e reuniões com grupos e categorias. Nada do que era visto em eleições passadas, quando os políticos só aguardavam a liberação da propaganda para iniciar os trabalhos. Parece que os partidos estão economizando recursos e guardando forças para a reta final e se preparando para o embate. A liberação para fazer campanha iniciou no dia 6 de julho, mas até o momento não vi nenhum santinho, não escutei nenhuma música de campanha, a não ser na internet.       


Comunicados

A partir de hoje (31), até o dia do pleito, o Tribunal Superior Eleitoral poderá requisitar das emissoras de rádio e de televisão até 10 minutos diários, contínuos ou não, que poderão ser somados e usados em dias espaçados, para a divulgação de seus comunicados, boletins e instruções ao eleitorado, podendo, ainda, ceder, a seu juízo exclusivo, parte desse tempo para utilização por Tribunal Regional Eleitoral.


Impugnação

Já quarta-feira (1º), é o último dia para os partidos políticos impugnarem, em petição fundamentada, os nomes das pessoas indicadas para compor as juntas eleitorais, observado o prazo de 3 dias contados da publicação do edital.


Tuíticas @osni_r_mello

Portal R7.com ‏@portalR7
Pessoas mais velhas que usam o Twitter têm menos tendência a depressão, diz pesquisa

Sen. Vital do Rêgo @senadorvital
No dia 7 de agosto a companheira de Cachoeira virá a CPI e também terá que explicar sobre essa suposta oferta de propina ao Juiz de Goiás

Nenhum comentário: