quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Coluna Osni R. Mello 2 Dezembro

“Meu trabalho não tem importância, nem a arquitetura tem importância pra mim. Para mim o importante é a vida, a gente se abraçar, conhecer as pessoas, haver solidariedade, pensar num mundo melhor, o resto é conversa fiada” Oscar Niemayer


OAB pede medidas para jornalista ameaçado

A OAB/SC, por meio da Comissão Estadual de Liberdade de Expressão, protocolou ofício na Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), na segunda-feira (1º), pedindo apuração de ameaça sofrida pelo jornalista Raul Sartori, do jornal O Trentino, de Nova Trento, na quarta-feira, dia 26 de novembro.
Neste dia Sartori acompanhava, na Câmara de Vereadores de Nova Trento, a instalação de uma CPI para apurar indícios de fraude em notas fiscais de despesas de três vereadores na Marcha dos Prefeitos, ocorrida em maio, em Brasília.

A ameaça direta partiu de um dos investigados, o vereador Leonir Maestri (PMDB), que agrediu verbalmente o jornalista, a quem chamou de “bandido”.  Ao final da sessão, em frente à Câmara, Maestri abordou Sartori novamente e o ameaçou de morte, fazendo gestos como se estivesse apontando uma arma. O jornalista registrou Boletim de Ocorrência na delegacia de Polícia de Nova Trento no dia seguinte ao fato.
Para o presidente da Comissão de Liberdade de Expressão da OAB-SC, Anselmo Machado, a ameaça sofrida pelo jornalista atenta contra a liberdade de expressão e é crime contra a humanidade – previsto no artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos. “Isso é muito grave e precisamos que o Estado tome providências em relação ao caso”, explica. A OAB/SC também solicitou que a subseção de Tijucas, que atende a cidade de Nova Trento, acompanhe os fatos.



Bosque Modelo de Caçador

Recebo e-mail da gestora ambiental do Centro Agronómico Tropical de Investigación y Enseñanza (CATIE), Júlia Faro, uma das responsáveis pelo projeto do Bosque Modelo Caçador (BMCDR), revelando que a apresentação do Plano Estratégico para a Rede Ibero-americana de Bosques Modelo (RIABM) foi exitosa. “A RIABM está muito satisfeita com as realizações e com todo o trabalho. Assim sendo, estamos elaborando um artigo científico e, o mais importante, um material informativo e de divulgação dos passos metodológicos para a elaboração de um Plano Estratégico por parte dos Bosques Modelo.   

A gestora disse ainda que o BMCDR já é um exemplo para toda a Rede Ibero-americana de Bosques Modelo e para os Bosques Modelo do Brasil. Afirmou que os próximos passos são muito importantes para o avanço das atividades e para alcançar a visão e missão que foi proposta para o território de Caçador. “Estou trabalhando com a Mariana em um resumo executivo do Plano Estratégico para obter apoio estrutural e financeiro, também para divulgação do Bosque Modelo e para que cada um tenha uma versão do Plano”, revelou a Júlia, observando que o projeto também deve seguir com o estabelecimento jurídico do BMCDR.  

            Lembrando que o BMCDR foi formalmente inserido na RIABM, no dia 17 de junho, no CATIE, na Costa Rica. O BMCDR é o terceiro a ser criado no Brasil e o primeiro na região Sul, sendo os outros o BM Mata Atlântica e o BM Pandeiros, ambos no Estado de Minas Gerais. Com Caçador, o número de Bosques Modelo no mundo passou a ser 59, distribuídos em 14 países da América, Ásia, África e Europa, contemplando mais de 31 milhões de hectares. O Bosque Modelo Caçador (BMC) tem sua área núcleo na Estação Experimental da Embrapa em Caçador, gerenciada como campo experimental da Embrapa Florestas (Colombo/PR), com uma reserva florestal de mais de mil hectares.


Faltou dizer

Desde 2002 a equipe do Laboratório de Monitoramento Ambiental da Embrapa desenvolve no BMCDR pesquisas ligadas à área de silvicultura e manejo para a conservação e uso sustentável da Floresta com Araucária. O BMC foi criado com 98 mil ha, cobrindo a área do município de Caçador, mas poderá ser ampliado ao longo de sua maturação. O objetivo do projeto é intensificar a atuação da Embrapa e parceiros na área, oferecendo aos proprietários rurais locais opções de renda e soluções tecnológicas já validadas na área florestal e agroflorestal e, em próximas etapas, aproximar pesquisadores de outras áreas e Unidades de Pesquisa para a integração de esforços em torno das pequenas propriedades e, também, das empresas ligadas ao setor florestal.


Catedral faz 80 Anos

Recebo convite do amigo Frank Alain, da Arena Studio, para o jantar de lançamento da Revista Especial de 80 Anos da Catedral São Francisco de Assis de Caçador. O jantar será realizado hoje (3), no Clube Caçadorense de Bochas, a partir das 20h.








UNIARP: Pós-Graduação internacional

A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) renovou convênio com a Business & Marketing School (ESIC), da Espanha, para cursos de especializada em Gestão de Negócios e Marketing. A parceria será oficializada nesta sexta-feira (5), no Salão Nobre do bloco D, às 20h45 e já prevê a realização de um curso com módulo internacional, a ser realizado em abril de 2015 em Madrid, com ênfase em estratégia, marketing, comunicação, gestão e negócios.
O objetivo da parceria UNIARP/ESIC é promover intercâmbio de docentes nacionais e/ou internacionais para programas de graduação, pós-graduação, formação executiva, palestras, aulas magnas; criação de módulos internacionais, missões empresariais, meetings executivos e jornadas vivenciais internacionais específicos para a Instituição de Caçador.
Também incentivar a participação de professores, alunos e colaboradores nos programas internacionais já oferecidos pela ESIC, além de ofertar programas MBA e Master conjuntos, entre outras ações. A primeira parceria com a ESIC aconteceu em 2011. Na ocasião foi realizado o Programa Internacional de Desenvolvimento Diretivo (PIDD). O Programa compreendeu ainda o módulo internacional em Madri, na Espanha com duração de uma semana.  

Nenhum comentário: