terça-feira, 4 de novembro de 2014

Coluna Osni R. Mello 31 Outubro


"Ninguém faz tudo bonito sempre. Até Deus. Ele fez o cavalo e também o rinoceronte" Vinícius de Moraes




Marcelo Rosenbaum no SAEC 2014 


A última noite do Seminário de Arquitetura e Engenharia Civil (SAEC), sexta-feira (7), promete ser uma das mais concorridas do evento promovido pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), através dos cursos de Arquitetura e Engenharia Civil. Para o encerramento do evento Caçador vai receber pela primeira vez o renomado designer  Marcelo Rosenbaum, que vai falar sobre Design Essencial. 



Rosenbaum que está à frente do escritório de design e inovação Rosenbaum® há 20 anos e desenvolve trabalhos de economia criativa, gerando valores a partir de ideias originais e o uso do design como meio para incentivar, divulgar e valorizar a diversidade cultural do Brasil. Sempre Inserindo a identidade cultural popular em tudo o que faz. Do resgate da memória nos projetos, ao pensamento de se criar formas de inclusão do ser humano no processo do design, o que o designer chama de “Design Essencial”.

Nessa trajetória, Rosenbaum idealizou o “A Gente Transforma”, projeto de valorização da identidade cultural de comunidades brasileiras através do design. Em 2014, o projeto foi um dos primeiros selecionados pela Yunus Negócios Sociais do Brasil, para se tornar um Negócio Social certificado dentro do modelo Yunus Social Business. Também em 2014, Marcelo foi nomeado curador do Clube de Design do Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Realizou ainda 7 temporadas do quadro Lar Doce Lar do programa Caldeirão do Huck na Rede Globo e, este ano, volta à televisão à frente do programa Decora, exibido pelo canal GNT. Rosenbaum também ministra cursos e palestras em importantes eventos de design no Brasil e no mundo, sempre buscando imprimir um novo olhar sobre as possibilidades do design como ferramenta de transformação.

Já participou, internacionalmente, do 5 Miradas (Cidade do México, 2008), do Design Indaba (África do Sul, 2010), do Experimenta Design (Lisboa, 2011), do What Design Can Do (Amsterdam, 2012), do Ano do Brasil em Portugal (Lisboa, 2012) e, em 2013, ministrou um curso na Domaine de Boisbuchet, na França, fruto de uma iniciativa da Vitra e do Centre Pompidou, que acontece desde 2006 durante os verões na Região de Poitou-Charentes.


 

Design e inovação com Rodrigo Ohtake


A segunda noite do Seminário de Arquitetura e Engenharia Civil (SAEC 2014), quinta-feira (6), vai receber o Arquiteto Rodrigo Ohtake, para falar sobre Design e Inovação. Rodrigo, filho do renomado arquiteto paulista Ruy Ohtake, é formado na FAU/USP, estudou no Politécnico de Milão e está sempre em busca de um estilo arquitetônico próprio. Apaixonado por cores e formas livres, colaborou com os arquitetos Mario Biselli, Alvaro Puntoni e com o francês Patrick Jouin, além trabalhar com seu pai desde 2008.

Além da arquitetura, Rodrigo também participou como assistente de curadoria das exposições “Viver na Floresta”, curadoria de Abílio Guerra, “O Coração da Cidade: Invenção dos Espaços de Convivência”, de Julio Katinsky, e “Arquitetura Brasileira vista por Grandes Fotógrafos” de André Corrêa do Lago, ciclo de mostras de arquitetura brasileira promovido pelo Instituto Tomie Ohtake entre 2011 e 2013. Com este último curador, manteve a parceria para montar a exposição “Brasil: Modernidade como Tradição” para o Pavilhão Brasileiro na 14ª Bienal de Arquitetura de Veneza, de 2014.

Participou, também, nas edições dos livros “Oscar Niemeyer: 100 anos, 100 obras” e “Ruy Ohtake – Arquitetura e a Cidade”, ambos de Ricardo Ohtake.  Desde 2005, vem fazendo seus próprios projetos e em 2011 abriu o escritório Rodrigo Ohtake Arquitetura.






Comissão da Verdade


A Comissão Estadual da Verdade de Santa Catarina finalizou o seu relatório final, que será entregue ao governador com cinco recomendações: 1. Mudança de nomes de logradouros públicos com homenagens a ditadores e torturadores; 2. A devolução dos mandatos dos 10 parlamentares cassados entre 64-68, entre eles o de Paulo Stuart Wright; 3. A inclusão do conteúdo sobre a ditadura no ensino nas escolas fundamentais; 4. A recomendação do Pedido de Desculpas do Estado aos seus perseguidos; 5. Encaminhar ao MPF o processo de Higino Pio para investigação, como a única morte ocorrida dentro do território de SC. O relatório será digitalizado e seu conteúdo disponibilizado na internet em breve.




Pesquisa boa


Olha que notícia curiosa. O próprio dono do Instituto Veritá, Adriano Silvoni, afirmou que a campanha de Aécio Neves (PSDB) usou dados enganosos de pesquisa do seu instituto. De acordo com ele o partido explorou pesquisa em que Aécio aparecia com 14 pontos de vantagem sobre Dilma Rousseff (PT) em Minas Gerais: 57% a 43% e no cenário nacional, registrado entre os dias 6 e 8 de outubro, 54,2% dos votos válidos contra 45,2% de Dilma. Entretanto, Silvoni disse que teria alertado que a pesquisa não era conclusiva já que, tanto o número de entrevistas quanto os municípios de coleta de dados foram definidos para retratar a disputa eleitoral no Brasil como um todo. "Para Minas, foram 561 questionários. Não é confiável", disse. O estatístico responsável pelas pesquisas do Veritá, Leonard de Assis, foi mais longe. Afirmou que "Eles não podiam usar nesse contexto. Nós avisamos [...] Usou na garganta. Não representa Minas. Não é o real cenário do Estado". Pena que o desmentido tenha vindo só agora, como uma desculpa para salvar a credibilidade que já se foi. Do Brasil 247.  




Processo Seletivo UNIARP


A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo de Verão. As inscrições podem ser realizadas na Secretaria Acadêmica da UNIARP em Caçador e Fraiburgo. A taxa de inscrição é R$ 20,00. Para efetivar a inscrição o candidato deverá apresentar cópia dos seguintes documentos: Carteira de Identidade; CPF e Histórico Escolar do Ensino Médio. A seleção será por meio de análise do Histórico Escolar e Redação. As redações serão aplicadas durante o período de inscrições nas quartas e sextas-feiras das 16h às 22h. Em Caçador os cursos são: Administração, Artes Visuais (Licenciatura), Ciências Biológicas (Bacharelado), Educação Física (Bacharelado), Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Farmácia, Geografia, História, Jornalismo, Letras Trilíngue, Matemática, Pedagogia, Serviço Social, Tecnologia em Estética e Cosmética e Terapia Ocupacional. Em Fraiburgo: Administração; Ciências Contábeis; Pedagogia e Psicologia. A publicação dos resultados será divulgada no dia 02 de fevereiro de 2015, no site www.uniarp.edu.br. As matrículas serão realizadas no período de 02 a 13 de fevereiro de 2015. Mais informações (49) 3561-6200.

Nenhum comentário: